sábado, 14 de junho de 2014

2º dia: Espanha é humilhada e cidades enfrentam chuva e protestos




Holanda goleia

A Holanda deu um show e se vingou da seleção que tirou dela o título de campeã do mundo em 2010, a Espanha. Foi uma vitória histórica, humilhante, como disseram os próprios espanhóis, com cinco gols holandeses na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Robben, vilão em 2010, fez dois gols. Van Persie, mais dois – um deles de cabeça, que rendeu a ele memes pela internet brincando com o "voo" em direção ao gol. E De Vrij marcou um, depois de uma disputa no corpo com o goleiro Casillas. O único gol espanhol veio de Xabi Alonso, em um pênalti cavado por Diego Costa, brasileiro naturalizado espanhol, que teve de ouvir muitas vais durante o jogo.  


LEIA MAIS
Tabela dos jogos
Guia das cidades-sede




Mais jogos

Os chilenos venceram os australianos por 3 a 1, em Cuiabá. Os gols da vitória foram de Alexis Sánchez, Valdivia e Beausejour. Tim Cahill marcou para os australianos.

A torcida chilena fez bonito na Arena Pantanal. A repórter Giovana Sanchez, do G1, que acompanhou uma caravana de chilenos de Santiago até o estádio, relatou a emoção deles ao se prepararem para o jogo: "Antes das 7h, fui acordada pela bateria que ensaiava ao lado da minha barraca. Com um humor que só os alucinados por futebol entendem, ninguém se incomodou com o barulho."


Veja mais no blog Chilenos a caminho da Copa.


chile

Deu México no segundo confronto pelo grupo A, que inclui o Brasil. Mesmo com dois gols anulados, o próximo adversário da seleção brasileira venceu Camarões por 1 a 0 debaixo de muita chuva em Natal.
México

Palpites da Copa: após a segunda rodada de jogos, Renato Meirelles, do Instituto Data Popular, está na liderança do bolão do G1.

Chuvas e transtorno
 A chuva forte atrapalhou a festa da Copa em Natal. e causou transtornos em toda a cidade. O funcionamento precário do transporte público – com ônibus em greve desde a quinta-feira (12) e falta de táxis - também gerou muitas queixas.

As chuvas ainda causaram o cancelamento da Fifa Fan Fest após o alagamento de ruas que ficam no entorno do local da festa, na praia do Forte.

Um deslizamento de terra aconteceu na Praia de Areia Preta.


Deslizamento de terra em Natal

Protestos nas cidades-sede




Salvador viveu mais um dia de festa, greve e protestos – e chuva, o que deixou tudo ainda mais complicado. Na manhã e parte da tarde, os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Salvador e os agentes da Transalvador iniciaram paralisação parcial.

No centro da cidade, um grupo de cerca de 100 pessoas partiu em direção à Barra, onde ocorria a Fan Fest. Contrários à realização ao mundial de futebol no Brasil, a caminhada foi interrompida na altura do Corredor da Vitória por equipes da Polícia Militar. Houve confrontos e 11 pessoas foram detidas.



Mesmo com tantos contratempos, holandeses e espanhóis e, claro, brasileiros, fizeram festa. O Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, foi pintado de laranja por cerca de cinco mil holandeses. LEIA MAIS
 
Em São Paulo, o comando da Polícia Militar abriu um inquérito para apurar se houve excesso dos policiais durante prisão ocorrida em um dos protestos desta quinta-feira (12), horas antes da abertura do evento esportivo na Arena Corinthians. Rafael Marques Lusvarghi, de 29 anos, levou balas de borracha e já estava totalmente dominado quando um PM jogou spray de pimenta nos olhos dele.  


LEIA MAIS
Um vídeo divulgado hoje mostra o momento em que um pai tirou o filho do protesto na Zona Leste paulista, afirmando que ele teria direitos quando trabalhasse. "Você vai ter o seu direito quando você trabalhar e ganhar seu dinheiro", disse. O jovem respondia afirmando que queria "estudo". "Deixa eu protestar. Eu quero estudo", afirmou o filho. "Não me interessa. Você já tem. Eu pago sua escola", disse.



Em entrevista à GloboNews,o pai, o funcionário público Osvaldo Ruz Baldi, criticou o uso de máscaras em protestos. "De rosto tampado, não é manifestação. Se você está defendendo uma causa, você tem que mostrar o seu rosto, a sua cara", disse Baldi. LEIA MAIS


Hostilidade
'Não vou me deixar perturbar por agressões verbais', disse a presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira (13), sobre as vaias e hostilidades que ouviu da torcida brasileira na abertura da Copa.



Timelapse

A emoção de um jogo inteiro em 3min21s: veja no timelapse do G1.



Pontapé extraordinário

Um dia após dar um “chute simbólico” na Brazuca, na abertura da Copa do Mundo do Brasil, Juliano Alves Pinto, de 29 anos, que é paraplégico, ainda comemora a oportunidade de ter sido escolhido para usar o exoesqueleto desenvolvido por um consórcio de pesquisadores, liderado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.


“São sete anos e meio de lesão medular, não tendo o movimento dos membros inferiores. Depois de tudo, poder recuperar o controle deles, mandar no destino dos seus pés para que eles funcionem... O exoesqueleto fez isso de novo para a gente, trazendo os movimentos que perdemos. Posso dizer que é algo extraordinário, que se todo mundo pudesse fazer, iria amar”, explica o voluntário. LEIA MAIS

Bola especial


Até a Nasa fez testes com a bola da Copa, a Brazuca, e comprovou: ela é mais estável e tem melhor aerodinâmica que a da Copa de 2010, a Jabulani. “O material usado, e a superfície rugosa da bola e sua distribuição determina a aerodinâmica”, explica Rabi Mehta, chefe do laboratório de aerofísica do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa. “Os jogadores devem estar felizes com essa nova bola”, diz Mehta.

Embora o negócio da Agência Espacial Americana não seja fazer bolas, ela acredita que esse é um bom momento para explicar os princípios da aerodinâmica (que estuda como o ar e os líquidos se comportam como fluídos). LEIA MAIS



Brazuca

Pênalti duvidoso
 Fred, pivô do lance mais controverso da vitória do Brasil sobre a Croácia nesta quinta (12), decidiu falar hoje. "Foi pênalti claro. Não existe mais pênalti ou menos pênalti", disse em entrevista à CBF TV.

"Naquele lance, dominei a bola com a direita já para virar para a esquerda, eu sofri uma carga no ombro, perdi o alcance da bola, me desequilibrou e eu caí. Não sou jogador de ficar caindo. Um jogo atrás, contra a Sérvia, sofri uma carga, me desequilibrei e mesmo caído fui para a bola para fazer o gol", afirmou. LEIA MAIS

Prisão de cambistas

Quatro torcedores mexicanos foram presos
atuando como cambistas no entorno da Arena das Dunas, em Natal. O grupo comercializava entradas para a partida entre México e Camarõe. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um dos homens tem nacionalidade americana. Antes do início da partida, um camaronês já havia sido preso vendendo ingressos com preços abusivos para o jogo entre as duas seleções.



Nenhum comentário: