sexta-feira, 13 de junho de 2014

Deputados distritais e Secretaria de Habitação buscam consenso sobre LUOS



download (42) 

A Câmara Legislativa voltou a tratar da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) em reunião nesta quarta-feira (11). Previsto para ser votado no dia 24 junho, o projeto de lei complementar nº 79/2013 apresenta impasses entre os relatores das comissões permanentes da Casa e os técnicos da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do DF (Sedhab). 

Ao final da reunião, ficou decidido que haverá uma força tarefa de ambos os lados para equacionar as pendências e viabilizar a votação em plenário antes do recesso parlamentar, que começa no dia 1º julho.

O principal descontentamento dos distritais dizia respeito ao fato de o governo não ter apresentado alguns mapas. A pendência, entretanto, foi resolvida na sexta passada, com o envio do material à CLDF. Os parlamentares também cobram do Executivo a incorporação de suas sugestões ao texto do projeto. “Estamos abertos a fazer esse mutirão. No clima atual, vai ser problemático para todo mundo, mas temos que chegar a um denominador comum”, alertou a secretária de Habitação, Jane Teresinha Diehl.

O deputado Wellington Luiz (PMDB), relator do projeto na Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), ressaltou que a legislação em análise é complexa e que é preciso criar as condições para se votar a proposta ainda este semestre. 

“Será um grande benefício para a sociedade, por isso é preciso reverter esse quadro político de incerteza. Necessitamos dessa força tarefa para saber, com transparência, se nossas emendas serão mesmo atendidas”, afirmou o distrital.

“Essa é uma agenda prioritária para o Legislativo, uma resposta positiva para a sociedade. 

Para chegarmos a um consenso, é preciso flexibilidade por parte do governo. Os deputados têm que ser ouvidos”, observou o presidente da CAF, Cristiano Araújo (PTB). O relator pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Cláudio Abrantes (PT), também defendeu que se esgotem todas as tratativas para que seja “cumprido o cronograma”.


Bruno Sodré – Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: