sexta-feira, 13 de junho de 2014

Que verdade é essa?



Um bom governo seria aquele que consegue proporcionar momentos de felicidade para a população?  Ou seria aquele que pede sangue, suor e lágrimas no presente, com vistas à um futuro de felicidade  mais sólida? Afinal a felicidade da nação é um componente a ser levado em conta na hora dos governantes decidirem sobre os rumos do país? Questões  como estas, não aparecem nas mesas de reuniões ministeriais, embora digam respeito diretamente a vida de cada um e de todos em uma só forma. 


Embora despercebidas na hora de formulação de políticas  públicas, o item felicidade , reflete sobre as relações governo/sociedade e tem seus desdobramentos até em variáveis como o Produto Interno Bruto.  Países de economias e tradições democráticas mais arraigadas que a nossa, já perceberam estas sutis relações e buscam a todo o momento aferir o humor das ruas. Desde a antiguidade, os governantes buscavam medir seus desempenhos junto ao povo. 

       
Até os mais despóticos dos mandatários tinham a preocupação de escutar além dos muros.  Em um país presidencialista de feições imperiais como o nosso, a questão passa longe dos estrategistas e conselheiros do rei-presidente. Nos últimos anos, o que temos assistido é substituição gradativa dos planejadores, pesquisadores e cientistas, por uma nova classe de áulicos entendidos apenas nas artes de marketing. Tudo no governo é planejado de acordo com os ditames que brincam com a Verdade, Veritas e Aletheia. 

        
Os profissionais de propaganda representam hoje a vanguarda do Planalto. Da roupa, passando pelo penteado e o modo de falar, tudo é ensaiado e falso. Como é falso também os números apresentados pelo governo informando a saúde das finanças públicas. 


Governar é como um show  mediático, distribui-se riquezas, tipo bolsas como num programa de televisão, com a claque montada e paga, sobre um cenário de mentira. Desconfiado das maquiagens excessivas e do enredo mal costurado do governo, mas que não escondem a escalada dos preços e o custo de vida, a população começa a ocupar as ruas em busca da felicidade perdida. www.domtotal.com.br

Nenhum comentário: