terça-feira, 14 de outubro de 2014

Na corrida ao Buriti, Rollemberg tem 52% e Frejat 35% dos votos

Se forem excluídos os indecisos e quem vota em branco ou nulo, Rollemberg atinge 60% das intenções de voto e Frejat chega a 40%

 
O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB, lidera a corrida ao governo do Distrito Federal, de acordo com a primeira pesquisa feita com o Ibope desde que se iniciou o segundo turno. Ele tem 52% das intenções de voto segundo o levantamento do instituto divulgado ontem.

Seu adversário, o ex-secretário e ex-deputado Jofran Frejat, do PR, registrou uma recuperação, mantém-se em alta e alcançou 35% das intenções de voto. Eleitores que declararam votar branco ou nulo somaram 8% e quem disse não saber ou não respondeu totalizou 5%.

Voto nominal
Se forem excluídos os indecisos e quem vota em branco ou nulo, Rollemberg atinge 60% das intenções de voto e Frejat chega a 40%. Esse é o procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Esse tipo de voto é conhecido como voto nominal e se refere exclusivamente aos votos dados aos candidatos que estão na disputa. Quando um deles chega a 51% no primeiro turno — o que não foi o caso do Distrito Federal esta vez — é considerado eleito pela Justiça Federal.

Caso se comparem os dados ontem divulgados com os registrados no primeiro turno, Rodrigo Rollemberg conseguiu passar dos 50%. Ele recebeu 692 mil votos, o correspondente a 45,23% do total. Teria agora aumentado esse volume de votos no equivalente a mais de 6%.

Frejat, porém, mantém-se em alta. Seus 428 mil votos no primeiro turno representam 27,97% do total, montante com que desbancou o governador Agnelo Queiroz, que ficou em terceiro, com 20,07%.

Evolução constante
Desde que assumiu a cabeça de chapa no lugar do ex-governador José Roberto Arruda — que desistiu após sucessivas derrotas na Justiça Eleitoral —, Frejat manteve uma evolução constante. Na última pesquisa Ibope em que seu nome constava das alternativas dadas aos eleitores, Arruda chegava a 37%,. o que corresponde a pouco mais das intenções de voto com que Frejat conta agora,
O acréscimo desde o final do primeiro turno é superior à votação dada aos candidatos Luiz Pitiman (PSDB) e Toninho Andrade (PSOL), mostrando que Frejat absorveu também alguma proporção dos votos dados a Agnelo.

Taxa de rejeição
A pesquisa mediu ainda a taxa de rejeição de cada candidato. Substituto de José Roberto Arruda, que desistiu do pleito por causa da Lei da Ficha Limpa, Frejat tem 39% de rejeição entre os brasilienses. Rollemberg é rejeitado por 26% dos eleitores. Já os que declararam que podem votar tanto em um como no outro somaram 21% e 16% disseram não saber ou não quiseram responder à pesquisa.

As pesquisas — governador e presidente —  foram encomendadas pela Rede Globo. Foram ouvidos 2.002 eleitores em todo o Distrito Federal entre os dias 10 e 12 de outubro para governador. A margem de erro  é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: