terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A crise da água e as perspectivas futuras-Crise essa que o IBRAM finge desconhecer...




Publicado por Carolina Salles - 6 dias atrás

Por Marcelo Buzaglo Dantas*
A crise da gua e as perspectivas futuras
O ano de 2014 no Brasil foi marcado, dentre outras coisas, pela escassez de água. Fenômeno até então pouco conhecido fora dos limites do Norte e do Nordeste do País, a seca chegou ao Sudeste e região.


Fruto da ausência de chuvas, possivelmente associada às mudanças climáticas, outros fatores também contribuíram para a terrível (e ainda não solucionada) situação a que chegamos. A falta de cuidado com a vegetação ciliar onde ela ainda existe é também apontada por especialistas como uma das causas do problema, na medida em que a devastação das áreas circundantes de rios, cursos d’água, lagos, lagoas, reservatórios e similares contribui para o assoreamento e, portanto, para as perdas qualitativas e quantitativas dos elementos hídricos e de suas funções ecológicas.


Por isso, a contundente crítica dirigida ao Novo Código Florestal quando, no particular, reduz os limites de proteção da mata ciliar, já que a faixa de Área de Preservação Permanente (APP) passa a ter a metragem contada a partir da “borda da calha do leito regular” do rio – e não mais do seu “nível mais alto”, como outrora – deixando desguarnecidas áreas alagadiças que exercem importantes funções ambientais.


De todo modo, mesmo no regime florestal anterior, as dificuldades de fazer implementar a legislação ambiental no Brasil sempre foram muitas, a ponto de ter se tornado lugar comum afirmar que o país possui um dos mais bem estruturados sistemas legais de proteção ao meio ambiente do mundo, o qual, contudo, carece de efetividade.


A cultura que se desenvolveu no país nunca foi a da preservação. Por aqui, sempre se preferiu investir na reparação dos danos a propriamente prevenir para que aqueles não acontecessem. No caso dos recursos hídricos, jamais fizemos como os nova-iorquinos: preservar os mananciais para não ter que investir em saneamento. O resultado é conhecido: o povo daquele Estado americano altamente industrializado possui uma das águas de melhor qualidade do planeta.


No Brasil, contudo, a preocupação com a água nunca foi a tônica dos setores público e privado. Exceção feita a poucas iniciativas aqui e acolá, a regra sempre foi a poluição dos elementos hídricos. Desnecessário citar exemplos, infelizmente.


Por outro lado, é incontestável que os instrumentos de comando e controle, tão enaltecidos por muitos, não tiveram o condão de diminuir os efeitos da degradação do meio ambiente. Não fosse assim, o Código Florestal anterior, aliado a uma série de outras normas legais (Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Lei da Mata Atlântica, etc.) teria sido responsável pela redução do desmatamento. Não foi, contudo, o que aconteceu.


Logo, torna-se necessário partir-se para uma nova era. Um tempo em que se passe a investir intensamente na valorização e na recompensa daqueles que realizam serviços ambientais.
A lógica é simples: em vez de simplesmente punir aquele que descumpre a legislação – o que, repita-se, revelou-se ineficaz – remunera-se quem preserva. É uma inversão total daquilo que sempre se praticou no Brasil.


Em vez de “poluidor-pagador”, passa-se para a tônica do “protetor-recebedor”.


Iniciativas como essas vão desde a remuneração financeira aos pequenos proprietários rurais que preservam a vegetação que protege as águas, passando por incentivos tributários à preservação ecológica (IPTU verde, ICMS ecológico, redução de IPI para produtos ambientalmente sustentáveis, etc.), maior incentivo financeiro à criação de reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs), estímulo à comercialização de créditos de logística reversa e de cotas de reserva ambiental, entre outros.


Ganham as pessoas, ganha o meio ambiente e ganha a sustentabilidade.


Já está mais do que na hora de se reconhecer que a proteção do meio ambiente não é apenas uma fonte geradora de despesas, mas pode se tornar uma grande oportunidade para se obter recompensas financeiras efetivas, ao mesmo tempo em que se contribui para a melhoria da qualidade ambiental das presentes e futuras gerações.


Marcelo Buzaglo Dantas
*Advogado, pós-doutor em Direito, consultor jurídico na área ambiental e membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RJ e da Comissão Permanente de Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB. Também é membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.
FONTE
Carolina Salles
Direito Ambiental
Mestre em Direito Ambiental.


Amplie seu estudo


Clélio Balbino

Tem décadas que são discutidas partes do assunto do texto... e não será diferente daqui décadas também. O homem é ambicioso, ganancioso. Enquanto existir o homem, existirá problema. Sempre foi assim, não vê quem não quer. Sou a favor de punições mais severas quando o tema é Meio Ambiente e ações maciças por parte dos governantes.

José Bernardino de Freitas

Os modelos de meteorologia não conseguem mostrar, com precisão, como será o próximo verão nas nascentes do Sistema Cantareira. O mais provável, pelos dados atuais, é que chova algo abaixo da média. Nesse cenário, o volume de água das represas se recupera um pouco, mas não passa dos 40%. Isso evitará a situação de emergência no próximo verão, mas não afastará o problema para os anos seguintes. A Sabesp precisará, portanto, manter os bônus para quem economizar água e talvez aplicar multas a quem desperdiçar. Há também cenários otimistas.


A formação de um El Niño – um aquecimento cíclico das águas do Oceano Pacífico com efeitos no mundo todo – poderia trazer mais chuvas para a região. Isso já aconteceu no El Niño de 1982-1983.


Mas é pequena a chance de isso se repetir. Segundo Zuffo, da Unicamp, o Sistema Cantareira tem condições de se recuperar da seca prolongada se o regime de chuvas normalizar nos próximos cinco a dez anos. “Se chover, e se o consumo não for maior do que o sistema aguenta, os reservatórios conseguem se recuperar a uma taxa de 10% a 20% ao ano”, diz. “Se não chover, o abastecimento será comprometido. Enfrentamos um risco grande.” E mais: no ritmo atual, em 30 anos São Paulo precisará de mais 25.000 litros de água por segundo – praticamente um novo Sistema Cantareira.


LIÇÃO: as autoridades podem tornar o consumo mais racional por meio de campanhas. É recomendável dar bônus e descontos que compensem a compra de equipamentos que economizem água. A conta d’água pode também mostrar aos perdulários que eles gastam mais que a média das famílias da mesma área ou do mesmo tamanho.


José Bernardino de Freitas

- Era uma vez uma pessoa que começou a apresentar alguns sintomas um pouco incômodos, e procurou um médico. O médico disse que aquela dor de cabeça e tosse não eram nada demais, e recomendou vida normal ao paciente. No mês seguinte, a pessoa voltou, queixando-se de dor de cabeça, tosse e febre. O médico disse que nada daquilo era motivo de preocupação e, com o tempo, se Deus quisesse, tudo haveria de passar. Até que um dia o paciente não teve mais forças para sair de casa e o médico foi visitá-lo. O médico constatou que o paciente estava em fase terminal e tranquilizou-o dizendo que sua doença era grave mesmo, que ela vinha se espalhando por várias partes do mundo e que ele não seria o primeiro a morrer.


- Hoje, a Sabesp divulgou um press release citando o relatório de Antonio Nobre sobre as mudanças climáticas na Amazônia e informando que a “escassez hídrica atinge outros países e a situação é agravada por mudanças climáticas” (http://bit.ly/1C188St).


- É tudo verdade, claro. A seca atinge outros países e é bem provável que elas fiquem cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas. Ocorre que ninguém jamais responsabilizou a Sabesp pela seca em si (o que de fato não faria nenhum sentido) – e sim por não ter realizado os investimentos necessários em melhorias nas redes de água e esgoto em 223 cidades (http://bit.ly/1sCcf7C), por não combater adequadamente o desperdício de água (http://bit.ly/1sCcf7C), por não informar a população sobre a gravidade da crise (http://bit.ly/1wl1O8O), por se recusar a fornecer informações a quem pergunta (http://bit.ly/13Agl4P), por elevar a tarifa acima do valor previsto mesmo tendo deixado de fazer investimentos (http://bit.ly/1GYJ02H), por maquiar os números do sistema Cantareira (http://bit.ly/1GtVD4u), por reduzir a pressão da água acima do permitido (http://bit.ly/12GId6e), por insistir que os afetados pela medida na RMSP são apenas 2% da população (http://bit.ly/1pQQhwc), por deixar perguntas sem resposta sobre o volume morto do Alto Tietê (http://glo.bo/1BUhYWo), por insistir que o abastecimento está garantido até março ignorando que depois de março vem abril (http://bit.ly/1A0I6NV), por não ter investido 37% do que era previsto entre 2003 e 2007 (http://bit.ly/1vEPCdb), por ter dado descontos para grandes consumidores até março de 2014 (http://bit.ly/1ryxEHv).

Nenhum comentário: