terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Noticia de 8 meses atrás mas que, infelizmente, parece ser verdadeira." Lula se reúne com Dilma e diz que é preciso fazer de tudo para derrubar CPI "



Em encontro de três horas, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram nesta sexta-feira, 4, a sós sobre a crise política e a tentativa da oposição de instalar uma CPI da Petrobras para fustigar o governo na campanha eleitoral.


Lula avalia que o Palácio do Planalto deve fazer de tudo para segurar a CPI, considerada uma "arma" perigosa na direção de Dilma. A reunião entre a presidente e seu padrinho político ocorreu em um elegante hotel da zona sul de São Paulo e foi a primeira depois que veio à tona a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, pela Petrobras.


O negócio é investigado pelo Ministério Público Federal e pelo Tribunal de Contas da União por suspeitas de superfaturamento. Na avaliação de Lula, Dilma está na defensiva e precisa reagir, intensificando viagens para mostrar que o governo está fazendo. Para ele, a campanha começa a esquentar agora, porque,além do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Dilma terá em seu encalço o presidente do PSB, Eduardo Campos, que deixou o governo de Pernambuco nesta sexta.


Veja mais:


CPI da Petrobrás é uma 'farsa', diz Jarbas Vasconcelos
Senador explica por que pediu o impeachment de Dilma
Senador pede abertura de processo de impeachment de Dilma
Senador vai apresentar pedido de impeachment de Dilma Rousseff
Senador Mário Couto defende o impeachment da presidente Dilma; assista
Senador chora e afirma que Dilma instaurou ditadura no país; assista ao vídeo
Senador chama Dilma de mentirosa, Lula de sem-vergonha e humilha Renan Calheiros; assista


Aécio e Campos serão adversários da presidente na disputa pelo Planalto e acertaram uma ofensiva conjunta para montar a CPI da Petrobrás. A estratégia do governo para inviabilizar a apuração do superfaturamento nos negócios da estatal consiste em apresentar sempre novos pedidos de CPI. Após vários movimentos de idas e vindas do Planalto, a ideia agora é bater na tecla da necessidade de ampliar o foco das investigações - atingindo, por exemplo, o cartel do Metrô em São Paulo e denúncias de irregularidades no Porto de Suape, em Pernambuco -, para desgastar Aécio e Campos.
Na prática, o governo conta com a proximidade da Copa e do calendário de campanha eleitoral para enterrar de vez a CPI. Lula avalia que Dilma acabou puxando a crise para o Planalto quando disse que só votou favoravelmente à compra de Pasadena porque recebeu laudos incompletos sobre o negócio.


Na época, Dilma era ministra da Casa Civil e presidia o Conselho de Administração da estatal. Lula não gostou de ver sua sucessora praticamente apontando o dedo para José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás e indicado por ele para o cargo. Sem avisar. A conversa desta sexta entre Dilma e Lula não constava da agenda presidencial.


Leia também:


Episódio de Pasadena afeta imagem de 'boa gestora' de Dilma, afirma The Economist
Oposição sugere que governo Dilma desvaloriza Petrobras para privatizá-la
Como a Petrobras virou 'dor de cabeça' para governo e investidores
Senadores de vários partidos acionam PGR contra Dilma por Petrobras
'Minha única alternativa é o silêncio', diz responsável por relatório de Pasadena
Petrobras caiu, nos últimos 5 anos, de 12ª para 120ª em ranking de valor de mercado, aponta Financial Times
Lula diz que declaração de Dilma sobre Pasadena foi um "tiro no pé"
Petrobras e Eletrobras perderam R$ 100 bilhões no governo Dilma, ações caíram a menos da metade
Dilma é responsável por compra de refinaria texana "por culpa ou dolo", afirma Roberto Freire
PT ignora rombo bilionário e culpa "conservadorismo nacional" por crise na Petrobras
Petrobras perdoou calote da Venezuela e assumiu obra de R$ 20 bilhões
Rachel Sheherazade comenta a culpa de Dilma no escândalo de Pasadena
'Golpe organizado por quadrilha binacional', diz Jabor sobre escândalo da Petrobras


O compromisso só foi incluído ali à noite, quase cinco horas após ter ocorrido. A portas fechadas, o ex-presidente mostrou a Dilma o roteiro que pretende percorrer nesse início de campanha, disse esperar que a cúpula do PT resolva os problemas para a montagem de palanques estaduais com o PMDB e prometeu ir logo a Pernambuco, Estado onde ele e Campos nasceram. Dilma quer que o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), também participe do núcleo de sua campanha à reeleição, que é coordenada pelo presidente do PT, Rui Falcão, para ajudá-la na região Nordeste.
Vera Rosa e Tânia Monteiro

O Estado de S. Paulo

Leia mais notícias do poder e da sociedade em Folha Política

Publicado por Folha Política - 8 meses atrás



Nenhum comentário: