terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Retrospectiva Março: Caos na Região Metropolitana

Mais de nove meses depois do anúncio de melhorias, situação do transporte público ainda é considerada crítica por usuários

luis.nova@jornaldebrasilia.com.br


Após uma série de protestos de moradores da Região Metropolitana do DF para pedir melhorias no transporte público,  a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) publicou no dia 18 de março deste ano um chamamento público para contratar uma ou mais empresas de ônibus interessadas em operar as linhas da Região Metropolitana Sul -Distrito Federal.



Diariamente, 103 mil passageiros transitam, entre ida e volta, das cidades da Região Metropolitana para o DF.


Mesmo com as medidas, mais de nove meses depois, a realidade de quem depende do transporte público ainda é crítica.



A vendedora Luciene Rocha, 28 anos, sai diariamente de Valparaíso (GO) em direção à Rodoviária do Plano Piloto. Ela garante que os problemas no transporte público continuam os mesmos. “Tudo  continua difícil. Faltam ônibus e quando tem, ele quebra. Muitas vezes, são velhos e sempre estão lotados”, afirma.

No Jardim Ingá (GO), o cenário é semelhante. Ali, a reclamação da população é referente a baixa quantidade de ônibus para atender a demanda. “Está na mesma. Os ônibus são poucos, sempre estão cheios e todos velhos”, garante a diarista Letícia Santos, 30 anos.


Em Cidade Ocidental (GO), os usuários relatam que é difícil encontrar um coletivo novo pela cidade. “Não tiveram melhorias. É raro ver um ônibus novopor aqui”, diz a estudante Bruna Servilha, 19 anos.

Leia mais na edição digital do Jornal de Brasília


Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: