quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Governo venceu perdendo. Ou: Vitória de Pirro. Ou: Oposição perdeu ganhando

VEJA

04/12/2014
às 5:05

Mais de 18 horas! Esse foi o tempo que durou a sessão do Congresso que debateu, votou e aprovou o projeto de lei do governo federal que, na prática, elimina as metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias, numa clara ofensa ao Artigo 165 da Constituição. Acabou a sessão: 4h58. A oposição tentou aprovar alguns destaques. Como dizia o poeta, “debalde!”. 


O governo conseguiu, como dizer?, unir a base. Dilma, que deve estar dormindo a esta hora, tomará o café da manhã convicta de que a sua base tem um preço. E ninguém poderá condená-la por fazer esse mau juízo dos seus companheiros, não é mesmo?


Como vocês devem se lembrar, decreto presidencial eleva em R$ 748 mil o valor das emendas individuais de deputados e senadores, mas condicionando essa elevação à aprovação do texto escandaloso.


Na Câmara, o texto principal foi aprovado por 240 votos a favor e 60 contrários — não custa lembrar que a Casa tem 513 deputados. Vá lá: 40% não foram reeleitos e talvez já tenham deixado Brasília, mas a adesão ao projeto, ainda assim, é baixa. 


 No Senado, o texto contou com 39 votos a favor e um contra. Foi na trave. Como o quórum mínimo era de 41 senadores, Renan Calheiros, que presidia a sessão do Congresso — as duas Casas unidas —, computou o seu voto, o que não é usual.


A oposição foi derrotada no mérito? Foi, sim! Mas fez um belo papel. Esse é o caminho. O projeto do governo foi esmiuçado, detalhado, exposto com todos seus descalabros e despropósitos. A canseira foi grande.


Também devem se considerar vitoriosas as pessoas que se mobilizaram para protestar em Brasília, obrigando Renan Calheiros a recorrer à truculência para esvaziar as galerias. Era certo que o governo venceria, mas foi, sim, uma vitória de Pirro, conseguida a um custo alto — inclusive o moral. E o Congresso que vem por aí no ano que vem é menos servil do que esse.


A oposição, finalmente, dá sinais de como é que se devem fazer as coisas. Isso é o que se espera dela. Essa é a cobrança de pelo menos 51 milhões de eleitores — hoje, talvez sejam mais. Essa é a oposição que presta contas a quem a escolheu para enfrentar o governo, não aquela que endossou, de maneira preguiçosa e impensada, o nome de Vital do Rêgo para o TCU.


E, é claro, se a oposição quiser, a questão tem de ser levada ao Supremo Tribunal Federal. A Constituição foi violada.


Por Reinaldo Azevedo


alguns dos 69 Comentários

  • Anónimo
    -
    4/12/2014 às 8:08 am
    Dois parlamentares de oposição se destacaram heroicamente na defesa do brasil e seu povo,” MENDONÇA FILHO E RONALDO CAIADO DOIS GIGANTES”, mais todos os parlamentares da oposição merecem a gratidão do povo brasileiro, lutando uma guerra assimétrica foram vitoriosos. O MEU MUITO OBRIGADO!
  • ALMIR
    -
    4/12/2014 às 8:08 am
    vergonha de ser Brasileiro.
  • Nelson
    -
    4/12/2014 às 8:08 am
    Novamente os larápios do congresso ptralha utilizaram-se dos instrumentos da corrupção para desmoralizar as leis vigentes em nosso País. Os bolivarianos aproveitam-se da falta de caráter de políticos como Renan Calheiros e Família, para dirigir, corromper e roubar as esperanças dos Brasileiros. Dificilmente o pmdb mudará seu comportamento corrupto tendo em seu quadro elementos como Temer e Renan.
  • O Comentarista
    -
    4/12/2014 às 8:05 am
    Onde estava o senador super reeleito pelo psdb do Paraná alvaro dias.
    Fugiu!
    Desapareceu!
    Escafedeu-se!
    Parece que alvaro dias não mostrou sua cara, ou será que mostrou sua verdadeira cara? EU NÃO ACREDITO NO QUE NÃO VI.
    O PETROLÃO É TESE DE DOUTORADO COLETIVO CONCLUIDA EM CORRUPÇÃO.
    PERDEU!!!!! Brasil.
    ELES SÃO DUENDES ALUCINADOS, ESPÍRITOS ERRANTES RATICANDO O MAL.
    Com o PT a FILA DA ROUBALHEIRA NÃO ANDA, VOA!!!!!!!!
    O PT É O VERDADEIRO LADRÃO DO POVO BRASILEIRO.
    O PT É O MUNDO DO CRIME que ASSUMIU STATUS TOTAL.
    O PT É A CENTRAL DO MUNDO DO CRIME QUE ASSUMIU O PODER NO GOVERNO FEDERAL.
    braziú, A ROUBALHEIRA, A INGUINÔRANÇA E A IMORALIDADE REINAM COM O PT, SEU REI (O CHEFE, vulgo BARBA), SUA RAINHA (A CHEFA GERENTONA) E SEUS SÚDITOS, SEUS COMPARSAS BANDIDOS, OS INGUINÔRANTES E OS IMORAIS.
    braziú, PAÍS PODRE É PAÍS DESTRUÍDO E DIZIMADO PELO PT E SEUS COMPARSAS.
    braziú, UM PAÍS DE TOLOS E BURROS QUE NÃO ENXERGAM UM PALMO ADIANTE DO NARIZ.
  • -
    4/12/2014 às 8:01 am
    Vai um deputadozinho ai??? Baratinho,so 748 mil dilmares…Vergonha brasil!!!
  • Burduna nelles !!!
    -
    4/12/2014 às 7:59 am
    agora só falta instituir o oficialmente o paredón.
    São todos criminosos
    Acabou.
  • Maria Aparecida
    -
    4/12/2014 às 7:58 am
    Sabe o que eu acho? Que o congresso ontem deu a prova que é um bando de prostitutas numa grande casa de tolerância, como dizia o meu falecido pai. Vergonha !!!
  • Lena
    -
    4/12/2014 às 7:57 am
    Caro Reinaldo,
    A oposição, desta vez, cumpriu bem o seu papel: o governo ganhou a batalha, mas com uma superexposição de seu malfeito na mídia, e com uma boa exposição da oposição, também. Foi assim que o PT conquistou o poder, utilizando qualquer fato para se expor na mídia, posando de vestal a favor da honestidade, denunciando cada pequena falha do governo com grande estardalhaço e até mesmo o que não estava errado. A oposição atual ainda não sabe fazer isso, mas é urgente que aprenda. Por não termos tido oposição eficiente, temos que aturar 16 anos de PT. Espero que os próximos quatro sejam os últimos. Eleger quadrilha em vez de partido custa muito caro para o país.
  • Silvia Maria Costa
    -
    4/12/2014 às 7:56 am
    É preciso publicar o nome dos inimigos do Brasil. A chantagem foi institucionalizada e publicada no Diário Oficial da União. São chantagistas travestidos de políticos. Só estão interessados em aumentar seu patrimônio pessoal pois sabem que dificilmente serão punidos.
  • Max Antonio
    -
    4/12/2014 às 7:55 am
    Reinaldo, é o prenúncio do apocalipse brasileiro? Se rasgar a Carta Magna como ora está se vendo e, jogando-a no lixo como se fosse um gibi qualquer, o que mais poderemos esperar? É o verdadeiro ato de tapar o sol com a peneira em dia de penumbra. As consequências de tal insanidade fatalmente se farão presentes na vida de cada cidadão brasileiro dentro de breve. E os órgãos competentes para coibir tais desmandos se mostram omissos e coniventes. Tudo terá um preço, e ele será amaríssimo.
  • Helena
    -
    4/12/2014 às 7:54 am
    Então! Povo brasileiro, até quando vamos continuar assistindo todos estes absurdos passivamente? A oposição que é minoria, o Lobão e outros poucos líderes, nada poderão fazer se os brasileiros não se juntarem a eles. Vamos deixar esta corja que tomou o Poder e está mandando e desmandando no país e roubar impunemente, além de não cumprir as leis do país e ainda, rasgou a nossa CONSTITUIÇÃO. Não vamos lutar, vamos esperar o derramamento de sangue, geralmente é dos inocentes!
  • Rods
    -
    4/12/2014 às 7:53 am
    REI.
    DESDE QUANDO O CONGRESSO, EM ESPECIAL A BASE DE LACAIOS PETRALHAS, SE PREOCUPAM COM A MORALIDADE???
    OS 51 MILHÕES, AO MENOS EU, CONTINUAM DECEPCIONADOS POR CAUSA DAQUELA ESCANDALOSA APROVAÇÃO DE UM SERVIDOR DA MALTA PARA O TCU, COM NITIDO APOIO DO PSDB.
    VEJAMOS SE MAIS ESTE ESTUPRO VERGONHOSO DA CONSTITUIÇÃO SERÁ REVISTO PELO APARELHADO STF.
    Rods
  • Odilon Cstilho
    -
    4/12/2014 às 7:51 am
    eu achei que nunca veria esse mar de bandalheiras , não no meu país ; sabemos que a corrupção aqui é uma doença crônica , mas passou de todos os limites aceitáveis a muito ; o curioso é que esse tipo de crime , em escala muito menor , tivesse ocorrido na China , toda essa gente provavelmente seria executada ,a bala , e aqui , aceitamos docemente ( nem tanto ) que esse bando de cafajestes despudorados se esgueire entre nós , como larvas viscosas , asquerosas e deixamos assim ; acho que deveríamos criar um tipo de congresso virtual onde debateríamos leis mais severas e uma maneira de coloca-las em prática para começar a dar um bom rumo a esse país ; as vantagens ? não teria custo , seria feito de bom grado e muita gente com grande discernimento ( como Você ) poderia ajudar a dar moldes a um modelo moderno e realmente participativo .
  • Normitcha
    -
    4/12/2014 às 7:46 am
    O STF não merece minha confiança, está dominado por essa corja de canalhas e com certeza dará guarida a ofensa ao Artigo 165 da Constituição. Estamos perdidos! Loucura!
  • Otávio Machado
    -
    4/12/2014 às 7:43 am
    Por várias vezes, o voto escrito não foi de 2 “sins”, mas de UM SIM e UM NÃO. Entretanto, só 2 casos destes foram computados e, mesmo assim, de forma tão irregular que a soma total das duas emendas – como bem colocou um deputado da Oposição – divergiu, com 403 e 405 eleitores – um absurdo técnido A MENOS que tenha havido manipulação visando atingir a COTA MÍNIMA, 257 duplicado – que foi atingida de forma EXATA – algo muito estranho.
    É preciso rever os documentos ORIGINAIS e mesmo o video e computar corretamente os votos.
    Esta foi a razão que levou o Renam a optar pela soma pressuposta de deputados via as lideranças dos partidos.
    Eis a questão
  • anticorrupto
    -
    4/12/2014 às 7:41 am
    Não é melhor rasgar de vez a Constituição e declarar instalado o estado bolivariano. A corrupção não existiria se não houve corruptores e corrompidos…!Colocamos “as raposas” pra tomar conta do galinheiro!Nós somos os maiores culpados de tudo isso que esta acontecendo no brasilzinho.Pena que eu não posso arrumar as malas e rumor para um PAÍS SÉRIO, uma NAÇÃO DE VERDADE.
  • Luciano
    -
    4/12/2014 às 7:41 am
    Reinaldo, esclarece uma coisa pra mim que estou saindo de casa agora para trabalhar sob um sol de 40 graus: devo pagar a fatura do meu cartão? Vou pagar sim, não sou como eles.
  • O colunista
    -
    4/12/2014 às 7:36 am
    Prezado Reinaldão!
    É isto mesmo que a sociedade brasileira quer! Que o assunto seja efetivamente levado ao STF, até para que possamos ter uma previsão do que será feito por esta corte o ano que vem.
    Acredito que a oposição fez seu papel e assim como se questionou no STF a liberação de emendas, condicionada a votação e aprovação da 36, devemos também questiona-lo judicialmente.
    Não existe em nenhum país do mundo, empresa publica ou privada em que seus administradores aprovem mudanças de regras pré-estabelecidas beneficiando-a, dentro do próprio exercício, ainda mais se estas aprovações se derem ao final do exercício fiscal corrente.
    Isto demonstra o vale-tudo instaurado no governo de nosso País.
  • paolo
    -
    4/12/2014 às 7:35 am
    feriram o artigo 165 da Constituição brasileira?como cantava Renato Russo da extinta Legião Urbana:”ninguém respeita a Constituição,mas todos acreditam no futuro da nação.que nação?
  • Miele L'Abbate*59 - San Paolo
    -
    4/12/2014 às 7:32 am
    IMPEACHMENT-8243: A mofada Constituição-Comunista-88 foi violada…
  • Jair
    -
    4/12/2014 às 7:32 am
    Reinaldo, bota o link para vermos os nomes dos 240 x 60.
  • Carmina
    -
    4/12/2014 às 7:31 am
    Pois é – eu acompanhei boa parte dos debates e quem votou a favor – votou consciente de que estava vendendo o seu voto e votando contra os interesses do País e mais – para livrar a cara da presidente Dilma….E votaram, votaram assim mesmo!
    A oposição, como você diz, fez o seu trabalho, o trabalho que deveria ter feito desde sempre e que não foi feito…
    Tivesse o povo saído às ruas como em 2013 – quem sabe, o resultado teria sido outro…. Tivesse a imprensa dado mais atenção aos protestos ocorridos – e a mobilização popular tivesse sido mais expressiva… Quem sabe?
  • Betão
    -
    4/12/2014 às 7:31 am
    Entramos em uma nova era Sarney?
  • Einstein Bohr
    -
    4/12/2014 às 7:29 am
    Vamos ver como vai ficar a nota do desgoverno Dilmentira pelas instituições financeiras internacionais.
  • Anónimo
    -
    4/12/2014 às 7:27 am
    VIOLADA NÃO, EMINENTE REPÓRTER, VIOLADA ELA JÁ VEM SENDO DE HÁ MUITO!!!!
    ELA ACABA DE SER ESTUPRADA!!!!!!!!
  • Miele L'Abbate*59 - San Paolo
    -
    4/12/2014 às 7:25 am
    Acabou o papel-sulfite do Boletim-de-Ocorrências da vergonhosa vida de Madame-Palmares-8243. Palmas-à-gulosa-irmã. PALMADAS NELA…
  • nedinho
    -
    4/12/2014 às 7:25 am
    Reinaldo:
    Pelo visto diminuiu o número de picaretas que era de 300 conforme apregoava o molusco.
    Pela votação que custou 740 mil por utensílio da construção civil, temos ainda 279 (duzentos e setenta e nove), com o inefável, o fazendeiro, Renam Calhorda puxando a ala.
  • Guerreira
    -
    4/12/2014 às 7:24 am
    Queremos os nomes dos que aprovaram e que estados e também o nome dos opositores
    Queremos recurso ao STF
  • Pedro !!
    -
    4/12/2014 às 7:24 am
    Código Penal Brasileiro – Art. 317 – Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:
    Pena – reclusão, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa.
    Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
  • Vida Ramos
    -
    4/12/2014 às 7:23 am
    Quero cumprimentar os nossos parlamentares de oposição.
    Especialmente o senador Aécio Neves e os deputados Antonio Imbassay, Mendonça Filho e Ronaldo Caiado e reconhecendo que posso ter deixado passar alguns outros porque, no final, o sono também estava me vencendo.
    Foi dura a luta, mas foi gloriosa, heróica.
    Vamos continuar agora na seara jurídica, para garantir que nossa Constituição seja respeitada.
    E espero que em 2015 o Congresso mantenha essa postura aguerrida. A subserviência é uma postura revoltante.
    Vamos em frente!
    Resistência Brasil!!!!
  • Augusto Paiva
    -
    4/12/2014 às 7:23 am
    Dima diz (quem leva a sério o que ela diz?) que combaterá a corrupção, os corruptos e os corruptores, porém como combater a corrupção se ela mesma é a corruptora, governando com mão de ferro e fazendo essa manobra política repulsiva de aumentar o valor das emendas individuais de deputados e senadores em R$ 748 mil para fazer-se votar a lei que elimina as metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias – ela que estourou o orçamento -, numa clara ofensa ao Artigo 165 da Constituição? Dilma Rousseff é uma ditadora! É uma covardia com o povo brasileiro. Essa mulher não se sustenta mais no governo. Ela tem que cair. Fora, Dilma!
  • Sandy
    -
    4/12/2014 às 7:20 am
    Indignação…
    Agora o efeito dominó em todo Brasil vai começar: também os governadores e prefeitos não vão mais respeitar a lei orçamentária, só modificá-la no último mês do ano, não precisa respeitá-la…O Estado Brasileiro perde, nós perdemos…
    Governo e base aliada criminosos…
    Creio que seria sábio a imprensa destacar os deputados e senadores que Não votaram nesse crime…fazer a população conhecer os não comprados que valem mais que 748 mil reais, favores e cargos públicos… enquanto o Brasil explode…O fim do Brasil será a ruína financeira…olhem o que a futura geração vai herdar…
  • Alex Morato
    -
    4/12/2014 às 7:16 am
    Triste Brasil. Para minha filha, quando crescer, não restará outra alternativa a não ser ir embora desta porcaria e tentar a vida em país decente e civilizado. Aqui estamos roubados em meio a essa máfia petista-peemedebista aí instalada e da qual não conseguimos nos livrar.
  • Itamar
    -
    4/12/2014 às 7:14 am
    Fora dilma. Fora pt. Impeachment já!

Nenhum comentário: