terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Chuvas podem gerar transtornos em condomínios

Sindicondomínio/DF alerta para a manutenção preventiva como a limpeza de calhas, ralos e das garagens
 
Não são apenas as ruas e o trânsito que sofrem com as chuvas em Brasília. Os condomínios da cidade, principalmente em regiões com maior número de inundações como a Asa Norte e Águas Claras, precisam tomar medidas para prevenir contratempos nas estruturas dos prédios.

Para o presidente do Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do DF (Sindicondomínio-DF), José Geraldo Pimentel, os síndicos de todo o Distrito Federal precisam estar atentos às partes do edifício que comumente recebem nesta época uma maior carga de água, ou seja, as paredes laterais, frente e fundo dos prédios, o telhado, as lajes de cobertura dos apartamentos e das garagens. 

“É importante ainda a verificação da parte elétrica do edifício, bem como dos para-raios que recebem possíveis descargas, e não esquecer que as águas das chuvas precisam ser escoadas”, explica. 

Pimentel lembra também que, no caso do condomínio ficar em lugar que possa ser facilmente atingido por raios, deverá previamente junto com a Defesa Civil, encontrar a melhor solução para o possível problema.   Ainda segundo o Inmet, o Distrito Federal registra 22 mil quedas de raios por ano, com incidência maior nos períodos de chuva.

A Asa Norte é uma região da capital que sempre enfrenta problemas com o início das chuvas. Carina Alexandre, síndica de dois condomínios da região há quatro anos, afirma que já enfrentou problemas com inundação de garagens e infiltração em telhados. “Tivemos de construir bocas de lobo e reformar telhados, os contratempos diminuíram bastante, mas o que é fundamental é manter a manutenção preventiva diária com a limpeza de calhas, ralos e das garagens”, destaca a síndica.
Fonte: Sindicondomínio/DF

Nenhum comentário: