terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Justiça aceita denúncia contra acusados de tráfico de drogas em helicóptero dos Perrella


Rayder Bragon
Do UOL, em Belo Horizonte
A Justiça Federal do Espírito Santo aceitou denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF-ES) contra os acusados de tráfico de droga presos no ano passado com 445 quilos de pasta-base de cocaína em helicóptero da Limeira Agropecuária, empresa do deputado estadual por Minas Gerais Gustavo Perrella (SDD), filho do senador Zezé Perrella (PDT-MG).


PF apreende helicóptero com 400kg de cocaína

A aeronave foi apreendida em novembro do ano passado no município de Afonso Cláudio, sul do Estado do Espírito Santo. Além do piloto da aeronave, Rogério Almeida Antunes, foram denunciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico o co-piloto Alexandre José de Oliveira Júnior, os responsáveis por descarregar o helicóptero Robson Ferreira Dias e Everaldo Lopes de Souza, e o dono da propriedade que servia de base para a organização, Elio Rodrigues.

No entanto, no seu despacho, o juiz Marcus Vinícius Figueiredo de Oliveira Costa não faz menção ao nome de Rodrigues.

O magistrado negou o pedido feito pelo MPF para o desmembramento do inquérito, mas autorizou o envio das cópias à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Procuradoria-Regional da República da 2ª Região (PRR2) . O MPF havia feito o pedido levando em conta que o proprietário da aeronave tem foro privilegiado.

No entanto, Gustavo Perrella não foi denunciado pelo órgão. O procurador da República Fernando Amorim Lavieri, autor da denúncia, frisou que a remessa das peças para o TRF2 não implica uma opinião negativa sobre a participação do parlamentar nos fatos.

Na sua decisão, o juiz Marcus Costa afirmou que "tal requerimento apenas faria sentido se tivesse vindo prova da participação das autoridades mencionadas". Ele ainda autorizou que "as autoridades policiais extraiam as cópias indispensáveis e compartilhem as informações obtidas para fins de prosseguimento das investigações a seu encargo". Costa deu prazo de 10 dias para os acusados apresentarem suas defesas prévias.

Em ocasiões anteriores, o senador e o deputado negaram envolvimento com o caso. A PF (Polícia Federal) durante as investigações também negou que eles estivessem envolvidos.



Operações da Polícia Federal 


25.nov.2013 - Cocaína apreendida em operação realizada neste domingo (24) pela Polícia Federal do Espírito Santo. A polícia apreendeu 450 kg da droga em um helicóptero da Limeira Agropecuária, empresa do deputado estadual por Minas Gerais Gustavo Perrella (SDD), filho do senador e ex-presidente do Cruzeiro Zezé Perrella (PDT-MG) 

Nenhum comentário: