segunda-feira, 21 de abril de 2014

Aviação civil vai triplicar funcionários em aeroportos na Copa



O número de servidores públicos disponíveis por dia no período da Copa do Mundo nos 15 maiores aeroportos do país será o triplo dos dias normais, chegando a 2.009 pessoas por dia.
O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, que garantiu mais uma vez que o país está preparado para receber turistas nacionais e estrangeiros que vão se deslocar no país de avião durante o evento e que apenas problemas meteorológicos graves podem atrapalhar o bom funcionamento do sistema aéreo. 

O planejamento vem sendo desenvolvido pelo governo desde 2012 e envolve duas dezenas de empresas e órgãos públicos responsáveis pelo funcionamento do sistema aéreo no país. De acordo com o ministro, o reforço no pessoal será feito em todas os órgãos públicos, inclusive a Polícia Federal, que tem apresentado problemas nas entradas e saídas dos aeroportos internacionais. Pelos dados da Secretaria de Aviação, o número de homens da PF subirá dos atuais 258 por dia para 1.389, um aumento de 538% no período do evento. 

A demanda da Copa ser atendida por 90 aeroportos no país. Haverá no período 2.970 vagas para aviões, um aumento de 123% em relação aos dias normais. Com isso, será possível oferecer 11,5 milhões de assentos nos dias do evento. Desse número de passagens, apenas 12% foram comercializadas até agora, segundo dados a Agência Nacional de Aviação Civil. 

A maior parte das vagas extras nos aeroportos será para atender a jatos executivos, uma das maiores preocupações da secretaria de Aviação Civil para a Copa. De acordo com o ministro, a partir de amanhã estará aberto o período para que donos dessas aeronaves peçam autorização para pousos e decolagens no período da Copa. Segundo Moreira Franco, a ideia é fazer um planejamento adequado para que esse tipo de avião não cause congestionamentos que possam atrapalhar o sistema como um todo. 

Outra preocupação do ministério é em relação ao sistema aeroportuário de Natal (RN). O novo aeroporto em São Gonçalo do Amarante ficou pronto a tempo. Mas não há decisão sobre se as empresas aéreas vão transferir seus voos para a nova unidade ou se vão permanecer no período da Copa no aeroporto atual. Uma reunião na próxima terça-feira entre as empresas aéreas e o administrador do novo aeroporto vai decidir o cronograma da transferência.

Nenhum comentário: