sexta-feira, 25 de abril de 2014

Incendio à vista!!Lagoa do Cedro virou local de piquenique de moradores de Valparaiso com direito a churrasco na fogueira! .

sexta-feira, 25 de abril de 2014





Vejam o que um palito de fósforo aceso, uma simples fagulha pode acarretar.Quanto mais uma fogueira!

 Prezados

Ultimo domingo foi um dia de sofrimento para mim.Para a Lagoa do Cedro deve ter sido ainda pior.

A caminho do Park Shopping-- para o cineminha de praxe-- percebi, ao passar pela Lagoa do Cedro (eu moro na 25 e a reta que leva da 24 à 14 é meu caminho usual), uma fumaça muito significativa Dei meia volta e me deparei com uma família  de pessoas de fora do Park Way (Valparaiso) aboletada ao lado da Lagoa esperando o churrasco ficar pronto.

Sim senhor! Churrasco com fogueira feita com carvão, delimitada por mourões arrancados da cerca que deveria, em principio, proteger a área de vândalos daquele tipo.

No entanto, apesar das placas de proteção ambiental que cercam o local a família fez o que bem entendeu.Se preparou para nadar, se esticou na grama, abriu as marmitas , escolheu a carne para assar, fez a fogueira com carvão e  lá ficou, aguardando o churrasco ficar pronto..

Cuidado ambiental?Sustentabilidade? Risco de incêndio?

Nada disso os impediu de fazer o que bem entenderam.

E para tira-los de lá foi um sufoco.Tive de telefonar para a Crimes Ambientais e pedir para  o policial explicar a eles que fogueira em área verde pode causar incêndio!

Fui ridicularizada pela família por estar estragando o programa deles. Não houve jeito deles entenderem o perigo que uma fogueira feita com carvão pode causar ao meio ambiente.

Pensei que o Governo tivesse implantado nas escolas cursos de Educação Ambiental.

Finalmente, depois de umas últimas ironias  foram embora resmungando.Entendam que eu não pedi para eles saírem, pedi apenas que apagassem o fogo.Mas a família ficou tão ofendida com minhas criticas à fogueira deles que resolveu partir.De nariz em pé.

Quando eu pensei que a situação estava resolvida, a Lagoa salva, e já estava me preparando para partir, com esperanças de chegar no Park Shopping a tempo de pegar a sessão das 16:00 horas, chega outro carro, desta feita cheio de rapazes com cachorros.Mal estacionaram, já foram tirando a roupa para nadar e ...dar banho com sabão nos cachorros.Depois apareceu outro carro e a mulher que estava no banco do passageiro desceu e se pôs a arrancar as mudas das plantas que rodeiam a Lagoa.Depois apareceu outra família numerosa de tomadores de banho e lavadores de bicicleta.

Enfim.No espaço de uma hora eu flagrei quatro grupos de pessoas desrespeitando a Lagoa do Cedro.

Pensei então em fazer um Oficio à Administração Regional pedindo que fosse estabelecido um rodízio de funcionários durante o fim de semana para coibir as agressões à Lagoa do Cedro;mandar fazer outra placa, fixada em cimento, dizendo que é proibido fazer piquenique, fogueira, tomar banho com sabão, lavar carro, cachorro e/ ou bicicletas,  pescar, arrancar mudas naquela área.Seria bom também que os moradores lindeiros à Lagoa tivessem o telefone do funcionário de plantão para eventuais denuncias em casos semelhantes.Pensei também em pedir que a cerca fosse restaurada e reforçada de modo a dificultar o transito de carros ( a Lagoa-- antes de ser colocada a cerca-- era local de lavagem de carros) e de tomadores de banho dentro da Lagoa.

O que vocês acham?

Acrescento que tenho a maior simpatia por programas familiares em que todos se  reúnem para um piquenique domingueiro.Mas que façam isso no Parque da Cidade onde inclusive existe uma estrutura montada para esse fim.

Flavia Ribeiro da Luz

Nenhum comentário: