quinta-feira, 24 de abril de 2014

Minha Casa Minha Vida Atraso no pagamento às construtoras irrita empresários



Publicado: 23 de abril de 2014 às 18:13     Diario do Poder




minha casa minha vida
Demora na liberação do dinheiro compromete outras ações das construtoras

O pagamento às construtoras pelas obras de imóveis enquadrados no Minha Casa, Minha Vida está sendo normalizado, mas a resolução adotada pelo governo não agradou empresários. Os atrasos na liberação do dinheiro ocorreram entre dezembro e março, comprometendo as margens das empresas que lidam com empreendimentos na faixa 1 do programa habitacional, voltado para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil.

Em carta enviada à presidente Dilma Rousseff, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo (Sinduscon-SP), Sergio Watanabe, chegou a pedir a regularização dos pagamentos em atraso. Além disso, foi realizada em Brasília uma reunião entre empresários, membros do governo e bancos públicos, conforme contou ao Broadcast o vice-presidente de Habitação Popular do sindicato, João Cláudio Robusti.

Nesse encontro, ficou definido que o pagamento às construtoras passará a ser escalonado. A liberação dos recursos pela Caixa ocorrerá após as construtoras apresentarem a Planilha de Levantamento de Serviço (PLS), documento de prestação de contas sobre o andamento das obras. O papel é apresentado pelas empresas mensalmente, com o objetivo de receber um pagamento proporcional à evolução dos trabalhos.

Depois que o documento for inserido no sistema de dados da Caixa, o banco terá 15 dias para fazer o pagamento às construtoras de pequeno porte, e 21 dias no caso das construtoras de médio e grande porte. Antes desse acordo, o crédito era feito em até dois dias após a simples apresentação da PLS.

“O setor não está satisfeito. As construtoras estão sendo penalizadas com essa demora no pagamento”, contestou Robusti. “Por causa disso, tem construtora que está bancando as obras sozinha durante quase dois meses. Isso afeta as margens”, disse.

O representante do Sinduscon-SP também reclamou da falta de clareza sobre esses prazos estipulados. A liberação do pagamento ocorre 15 ou 21 dias após a inserção dos dados no sistema da Caixa, mas esse processo de inserção poder demorar, o que tem deixado empresários confusos. “Esse é um momento de transição, e ainda temos problemas”, disse Robusti.

Procurada, a assessoria de imprensa da Caixa não forneceu detalhes sobre as operações, e informou apenas que os pagamentos continuam dentro do programado e com normalidade.

O Minha Casa, Minha Vida está em sua segunda etapa, que vai até o fim de 2014. Nessa fase, a meta é contratar 2,75 milhões de moradias até o fim deste ano. 

O futuro do programa habitacional em 2015, porém, ainda é incerto. O governo federal já manifestou intenção de fazer uma terceira fase, mas ainda não publicou suas metas, o que impede o planejamento de construtoras, que precisam comprar terrenos e captar recursos. Além disso, uma possível mudança no governo após as eleições aumenta as dúvidas sobre como o programa será tocado no ano que vem. AE

 Comentários
  • Ewerton Almeida · 
    Os governos sempre foram muito bons cobradores, mas ninguém consegue superá-los na arte do CALOTE. Os governos têm, mil armas de fogo, para cobrar o que eles mesmos arbitram como débitos, usando ainda de artíficos e de podério bélico inimaginável, para protegê-los e isentá-los de pagar os seus débitos. Quando os credores buscam amparo na justiça, os governos cinicamente, usam dos seus advogados e procuradores pagos com o dinhiiro público para lhes defender e protelar o quanto puderem com recursos protelatório imorais e descabidos. Tipo ação condenável que tornam os governos, nos maiores, LITIGANTES DE MÁ FÉ. Como os membros dos nossos TRIBUNAIS, são escolhidos politicamente pelos governos para serem nomeados ao bel prazer de quem esteja no comando do PODER, e, como a OAB e entidades outras de igual importãncia, a tudo assistem sem fazer nada, absolutamente nada para reverter tal imoral situação, "TUDO CONTINUARÁ COMO D' ANTES NO QUARTEL DE ABRANTES". Afinal de contas estamos em TERRA BRASILIS!
  • Lucas Sharom ·
    rsrsrsr que eles fiquem esperando sentados, a divida interna do brasil ultrapassa o trilhão
  • Luis Gomes ·
    Nada que uma doaçãozinha para a campanha não provoque liberação imediata.
  • Lucas Sharom ·
    ninguem mandou ajudar o governo comuna
  • Irineu De Liberali · 
    Confiaram no PT foram a breca! Vão quebrar!
  • Joaquim Mendes ·
    POIS É...
  • Luiz Solano · 
    Vão levar o cano e ainda ameaçados pelo Governo. Podem esperar.

Nenhum comentário: