segunda-feira, 19 de maio de 2014

Em greve há 64 dias, técnicos fecham acesso e ocupam reitoria da UnB


  19/05/2014 12h43


Categoria pede redução da jornada de trabalho e é contra ponto eletrônico.
Ministério diz que acordo vale até 2015 e não há previsão de nova proposta.

Do G1 DF

Técnicos-administrativos da UnB ocupando a entrada da reitoria da UnB  (Foto: Vanessa Galassi/SintFUB)Técnicos-administrativos da UnB ocupando a entrada da reitoria da UnB 
 
 
Um grupo de técnicos-administrativos ocupou a entrada da reitoria da Universidade de Brasília na manhã desta segunda-feira (17) para reivindicar pela redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, repudiar a instalação do ponto eletrônico e pedir o reconhecimento dos mestrados e doutorados feitos no exterior. 


De acordo com o Ministério do Planejamento, o acordo feito com a categoria vale até 2015 e não há previsão de uma nova proposta até lá.


De acordo com o sindicato da categoria, cerca de 200 trabalhadores participam do ato e pretendem passar o dia inteiro no local, impedindo o acesso ao prédio. A UnB tem 2,5 mil técnicos-administrativos, trabalhando em áreas como a biblioteca, no decanato, no almoxarifado, na secretaria e na jardinagem. O G1 procurou a assessoria da instituição para saber sobre os impactos na rotina, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

A categoria entrou em greve no dia 17 de março, seguindo a mobilização nacional. Em todo o país são 180 mil trabalhadores e pensionistas, em 53 instituições federais. A paralisação foi aderida por 39 universidades.

Nenhum comentário: