segunda-feira, 19 de maio de 2014

De Olho no Senado traça perfil do distrital Olair Francisco, possível candidato ao cargo


  • Segunda, 19 Maio 2014 14:45
De Olho no Senado traça perfil do distrital Olair Francisco, possível candidato ao cargo Foto: Reprodução
 
Faltando apenas cinco meses para as eleições de 2014, o cenário político ainda é de muita expectativa e incertezas. Expectativa, porque os partidos ainda esperam costurar diversas alianças que talvez não vingarão. Incerteza, porque ainda falta, aproximadamente, um mês para o fim das convenções que definirão as coligações e quem vai concorrer ao que. Até lá, uma série de surpresas poderão acontecer.

Na corrida ao Senado Federal, o campo já começa a ser definido. Com intuito de ganhar tempo, os partidos já estão definindo quais são os nomes que concorrerão ao pleito.  A vaga ao Senado é a que mais esquenta os bastidores. Na série de “Olho no Senado”, vamos traçar  o prognostico de mais um deputado distrital que sonha em sentar na cadeira do salão azul.

O nome da vez é do distrital Olair Francisco (PTdoB).  O parlamentar já revelou várias vezes que pretende sim concorrer ao cargo. Mais para isso acontecer, não depende só dele. O que está pesando é o fato de o PTdoB, de Olair, fazer parte do G5. Apesar do seu desejo em concorrer à vaga, a decisão partirá após integrantes do blocão definirem quem será o melhor nome para concorrer ao Senado.

Nesse sentido, o G5 conta ainda com o nome do distrital Alírio Neto, forte candidato em concorrer à vaga.

Parlamentar de primeiro mandato, Olair Francisco é audacioso.  Muitos pensaram que era apenas mais um blefe quando o político afirmou, em junho do ano passado, que iria concorrer ao Senado. Olair observa tudo de maneira discreta e tem se articulado nos bastidores. Alguns políticos já começam a se animar com essa ideia. 

Histórico - Muitos ainda duvidam das pretensões de Olair Francisco. Mas uma olhada na experiência de vida do deputado dá para ser ter noção de sua capacidade. Sua origem humilde já diz tudo. Ele foi feirante, camelô e um ilustre vendedor de sapatos. Passou todas as adversidades e apertos possíveis. Hoje é um dos maiores empresários do ramo de calçados de Brasília e do Brasil. Além de ser um político muito respeitado.

Um dos trunfos de Olair para conseguir a tão sonhada vaga no Senado é a sua habilidade política. Pessoas próximas ao deputado dizem que ele é muito habilidoso nas negociações políticas.

Outro fator que não se pode ignorar é a sua capacidade eleitoral. O pretenso candidato a senador tem como redutos Taguatinga e Ceilândia, locais onde os seus “adversários” não tem tanta visibilidade eleitoral, já que alguns são considerados pré-candidatos “elitizados.”

Outros passos - Os passos de Olair Francisco têm sido vigiados bem de perto pela oposição. No governo Agnelo Queiroz, as suas chances são remotas e todos sabem disso. No “Novo Caminho”, a vaga está sendo disputada com unhas e dentes por: Reguffe, Chico Leite e Geraldo Magela.

Com a escassez de nomes fortes para a vaga na oposição, ele pode surgir como uma solução bem viável. Carisma e jeito para lidar com o povo não faltam a Olair, características que cairiam como luva em qualquer chapa majoritária.

Por Jean Marcio Soares
Da Redação
redacao@guardiannoticias.com.br

Nenhum comentário: