segunda-feira, 12 de maio de 2014

( Esse aí está marcado para morrer). Lava Jato Ex-diretor da Petrobras relata ameaças de policiais na prisão



Homem-bomba da Operação Lava Jato diz que recebe ameaças na prisão


Publicado: 8 de maio de 2014 às 9:45 -Diario do Poder






Valter Campanato ABr - Ex-diretor-Petrobras-Paulo-Roberto-Costa



Ex-diretor de Abastaceimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.


O engenheiro Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, escreveu da carceragem da Polícia Federal em Curitiba uma carta de punho próprio em que afirma ter sido “de novo ameaçado” por um agente policial. O bilhete foi anexado por sua defesa a um pedido de habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Costa está preso desde 20 de março sob suspeita de liderar com o doleiro Alberto Youssef um “grande esquema de lavagem de dinheiro” desarticulado pela Operação Lava Jato, da PF.


Ele é alvo de duas ações judiciais, abertas pela Justiça Federal com base na investigação da PF e denúncias da Procuradoria da República. Em uma ação, o ex-executivo da estatal petrolífera é acusado de tentar destruir provas contra a organização criminosa que, segundo a denúncia, realizava evasão de divisas e lavagem de dinheiro.


Quando a PF fazia buscas na residência de Costa, no dia 17 de março, familiares dele teriam retirado papéis e arquivos do escritório de sua empresa, a Costa Global.


No outro processo, a Procuradoria acusa o engenheiro por 413 operações de lavagem de dinheiro que teria sido arrecadado por meio de crimes contra a administração pública – peculato e corrupção. A Lava Jato indica que Costa e Youssef, que também está preso, se associaram para tentar obter a primazia de contratos milionários de órgãos públicos, como a Petrobras e o Ministério da Saúde.


A investigação revela que o doleiro presenteou o ex-diretor da estatal com uma Land Rover Evoque, de R$ 250 mil. A PF investiga envolvimento de outros funcionários da Petrobras.


A PF já pediu remoção do engenheiro para o presídio de segurança máxima de Catanduvas, a 470 quilômetros de Curitiba. O estabelecimento é reservado aos presos de alta periculosidade. A Justiça Federal pediu à Procuradoria da República que se manifeste sobre a transferência de Costa.Ainda não há decisão sobre o deslocamento do acusado.


Costa ficou preso inicialmente na Custódia da PF. No dia 28 de abril, foi removido para uma prisão estadual do Paraná. No dia 3 de maio, voltou para a PF porque a administração penitenciária do Estado alegou que não tinha como garantir sua segurança e integridade.


É a segunda vez que Costa usa da estratégia do bilhete em que narra ameaças. Na nova carta, 24 linhas manuscritas em folha de papel almaço, o ex-diretor da Petrobras assina Paulo R. Costa e afirma que sofreu ameaças do “mesmo agente da PF” que já o teria pressionado no início de abril. No entanto, o ex-diretor não cita o nome do policial nem identifica as testemunhas que afirma existirem da suposta ameaça.


Segundo ele, o agente federal o abordou “neste domingo dia 28 último” – o domingo a que se refere foi 27. O policial lhe teria dito: “Você falou que tinha sido ameaçado por mim e o delegado falou comigo. Eu não terei mais nenhuma boa vontade com você”. Costa diz que passou o fim de semana fechado, “sem banho e caminhada por 48 horas, no sábado e no domingo”. Segundo ele, o policial o advertiu. “Você tem que tomar no meio do olho. 
É por isso que você não vai mais sair daí’.” 


A PF não comentou. (Fausto Macedo/Agência Estado)

Comentarios
  • Walner Spencer ·
    Imagine só! 'Habeas corpus" por estar sendo ameaçado. Que seja protegido. Transfiram-no para uma prisão federal de segurança máxima como Catanduva. Ele é muito burro. Está jurado de morte pela máfia petralha-empreiteira da PETROGRANA. Vai ser morto como foi Celso Daniel. Que aproveite e limpe o nome de suas descendência, coisa que dinheiro não compra.

    • Redley Vigio
      Quem quer fazer não ameaça, isso é coisa de advogado.
      Caso contrário não estava escrevendo bilhete, ainda mais o segundo.

  • William Souza · 
    Abra a boca logo, antes que a PF pegue o seu depoimento por psicografia.

  • Ecleia Vincoleto Gonçalves Ribeiro ·
    PT cala ..como fez com Celso Daniel.......
  • engenheirorei (entrou usando yahoo)
    SE FOR VERDADE ESSA HISTÓRIA , ESTE AGENTE É DO GRUPO DOS CORRUPTOS E CUMPANHEIROS, PORQUE SE O EXDIRETOR COMEÇAR A FALAR A VERDADE TODO MUNDO DO INSTITUTO VAI PRESO E NÃO SOBRA NINGUÉM. AI NÓS TEREMOS A MESMA HISTÓRIA DO CELSO DANIEL QUE FOI MORTO POR QUERER FALAR A VERDADE E NÃO COMPACTUAR COM ESTE GRUPO DE LADRÕES E ALUNOS DO PODEROSO CHEFÃO E SUA COMPARSA.

  • Gregório Rabêlo · 
    A exemplo de Celso Daniel, esse aí está marcado para morrer. É a lógica dos bandidos.
  • Jorge Quintairos (entrou usando Hotmail)
    tem que prender a família toda para ele aceitar a delação premiada e entregar todos os Diretores, Gerentes, Políticos e Empresários. Não pode afrouxar nem um milímetro

  • Irineu De Liberali · 
    Por que não escreve contando todos os podres seus e de quem mais estiver envolvido? Se tem ameças e teme morrer então faça atirando!

  • Graziella Born · 
    Estou impressionada: ou é um falso agente federal ou é mentira.Porque ninguém a este ponto tem mais interesse em mantê-lo vivo do que TODOS os agentes da Policia Federal...... ou, se foi um colega meu que achou isto ser uma estratégia de defesa....... eu preferiria aconselhar a delação premiada e depois entrar no programa de ajuda a testemunhas......

  • Nelson Prado Rocchi · 
    Ele quer fugir para outro país. Deve ter muito dinheiro lá fora e desaparecendo não ficará preso e diminuirá as chances de ser morto para 'queima de arquivo' se não abrir o bico ou de ser morto por vingança caso abre a boca. Não pode ser solto. 
    Rosa Casta · 
    Está mais parecendo justificativa para ter a prisão relaxada. Ora, se está sendo ameaçado preso, mais facilmente o será aqui fora. será que este pássaro não estará na verdade pretendendo voar para longe? Afinal o doleiro sempre teve esquemas de fuga à disposição. Por que não o teria o sócio do doleiro? Ele que comece a falar logo para salvar a vida. Se não falar, sempre teremos os pen drives não é verdade?





Nenhum comentário: