sexta-feira, 16 de maio de 2014

Zoológico é fechado após onça ser avistada solta



Animal silvestre foi visto por visitantes no início desta sexta-feira (16)

 
RAPHAEL RIBEIRO
O Zoológico de Brasília foi fechado na tarde desta sexta-feira (16), pois uma onça parda, conhecida por suçuarana, foi vista próximo ao Santuário da Vida Silvestre (Área de Proteção Ambiental), entre o Zoológico e a Candangolândia. Segundo o diretor do local, José Delarmino, o animal não pertence ao estabelecimento. 

Uma equipe de policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e técnicos do Zoológico estão monitorando o local.

Apesar de a captura acontecer fora da área de visitação, a bilheteria foi fechada e o Parque esvaziado por medida de segurança, voltando a funcionar em horário normal amanhã.

Segundo o tenente da BPMA, Cristiano da Rocha, três viaturas e doze policiais realizarão monitoramento nas áreas ambientais da Candangolândia e Núcleo Bandeirante. O animal não foi encontrado até o momento. As buscas foram encerradas, mas a patrulha irá monitorar o local até às 3h da manhã deste sábado (17). 

Onça-parda

 A onça-parda (Puma concolor) é um felino nativo das Américas. É encontrada em qualquer região e tipo de habitat do continente. A espécie ocorre em todos os estados do Brasil, principalmente, no Sul e Sudeste, mas com abundância reduzida, tendo em vista a progressiva destruição de ambientes naturais.

Suçuarana, como também é conhecida a onça-parda (outros nomes são: puma, onça-parda, onça-vermelha, jaguaruna , leão-baio, leão-da-montanha) é um felino grande e de hábitos solitários. Gatos fortes e ágeis, os adultos têm cerca de 60 a 76 centímetros de altura, medem de 1,5 a 2,75m de comprimento do nariz à cauda. Normalmente, os machos pesam entre 53 e 100 quilos, com peso médio de 62 kg. As fêmeas geralmente pesam entre 29 e 64 kg, com peso médio de 42 kg. É o segundo felino mais pesado do Novo Mundo, seguindo a onça-pintada.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília com informações da Agência Brasília

Nenhum comentário: