sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mino Pedrosa

Erro no radar
O candidato do PSB ao Palácio do Planalto, Eduardo Campos (foto), vinha passando despercebido pelo radar palaciano que o avaliava sem musculatura para um embate. A presidente Dilma Rousseff centrou fogo no candidato tucano Aécio Neves e deixou Campos percorrendo o interior do país, mostrando uma nova cara para o eleitorado. A militância petista treinada para a guerra na web tratou de corrigir o equívoco palaciano e um escorregão de Eduardo foi o suficiente para o ex-governador virar alvo nas redes sociais. Após publicar uma foto sorridente no Twitter, os falcões de plantão trataram de lembrar a Campos que Recife estava se transformando numa cidade sem a presença do Estado. Acuado pela má repercussão, o pessebista se viu obrigado a retirar a foto do ar. A estratégia de Campos é justamente se posicionar como uma terceira via e o embate duro entre Dilma e Aécio iria se encarregar disso. Mas, é preciso que Campos fique atento para evitar escorregões, principalmente em tempos de Internet.

Evasão de divisas
A Polícia Federal vem, especialmente ao longo destes dois últimos anos, desarticulando organizações criminosas especializadas, entre outros crimes, na evasão de divisas. Vários doleiros de norte a sul do país se viram presos e enrolados em processos que futuramente farão todos voltarem para trás das grades. Nas campanhas eleitorais, a atuação dos doleiros é fundamental nas operações de caixa dois. Já tem vários candidatos procurando caminhos alternativos, mas a PF está rastreando a fronteira para identificar o dinheiro que sai e entra no país. Vale lembrar Marcos Valério com o marqueteiro Duda Mendonça e outros, que receberam através de contas em paraísos fiscais. Agora, com os doleiros em delação premiada, pode se desvendar o caminho do dinheiro bem guardado no exterior.

A força de Sansão
Mais de 80% das propostas do Plano de Reestruturação dos policiais e bombeiros militares que estão na reserva, aposentados ou pensionistas das corporações, foram acatadas pela comissão criada pelos comandos militares. Os policiais e bombeiros da ativa serão promovidos de 4 em 4 anos, independentemente do número de vagas existentes para ascensão profissional. Todo esse plano passou pelas mãos do sargento Sansão e foi concebido para colocar um fim à operação tartaruga, movimento dos militares que aumentou consideravelmente os índices de violência no DF no ano passado. Até o próximo dia 15 de junho, todo trabalho estará concluído e será entregue ao GDF para ser enviado ao Congresso Nacional. A demora de finalizar o projeto existe porque a proposta tem mil páginas e é preciso estar dentro da segurança jurídica que exige um Plano de Reestruturação deste porte.

Emitindo a fatura
O senador cearense Inácio Arruda (PCdoB/foto) vai pagar um preço alto por rezar na cartilha do Palácio do Planalto custe o que custar. As últimas pesquisas dão como certa a eleição do ex-governador cearense Tasso Jereissati ao Senado Federal. Há quem acredite que Inácio vai cobrar a fatura numa eventual vitória de Dilma Rousseff com uma cadeira na Esplanada dos Ministérios.

Briga de cachorro grande
Causou espanto e euforia os números para estruturar a Vila Olímpica para os jogos no Rio em 2016. Vão precisar nada mais, nada menos, do que 80 mil mesas, 40 mil cadeiras e 26 mil sofás ou poltronas distribuídos em 18 mil apartamentos. Já se inscreveram de 35 a 40 participantes. Depois do cadastro, as empresas serão orientadas nas etapas do processo de seleção, que inclui algumas certificações internacionais. Já tem empresários mudando de ramo na esperança de aboacanhar uma fatia desse bolo.

Aos inimigos, a Lei

O filho do mensaleiro José Dirceu, deputado federal Zeca Dirceu (foto), está deixando a bandeira vermelha para sinalizar com a bandeira branca ao eleitorado. Zeca disse deixar o sentimento de filho e agir como cidadão indignado com as jurisprudências que afirma ter pesquisado ao ver seu pai preso no regime fechado. Com a decisão da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal, derrubando o crime de formação de quadrilha, foi garantido aos mensaleiros o direito ao regime semiaberto. Agora, o filho do guerrilheiro dispara ataques contra o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, alegando que a toga e a caneta de Joaquim não está acima da lei. Segundo o pensamento de muitos indignados com a história do mensalão que marcou a trajetória do Partido dos Trabalhadores, Zeca está certo. O presidente da Suprema Corte, Joaquim Barbosa, não está acima da lei, pois o presidente é a Lei. Vale lembrar o episódio ocorrido durante o julgamento do mensalão em que Joaquim Barbosa sofria ameaças de morte constantes por Internet, que rastreadas pela Polícia Federal, apontaram o responsável, Sérvolo, que trabalhou para Zeca Dirceu na prefeitura de Cruzeiro do Oeste, e é considerado grande amigo de José Dirceu.

Ponta de lança
O senador Vital do Rego atua como uma espécie de bate-pau do presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros. A fim de emplacar Vital em algum Ministério, Renan tentou à exaustão junto a presidente Dilma Rousseff que refugava a todo momento o nome do senador paraibano. Agora, Renan o fez presidente da CPI da Petrobras no Senado. Com certeza, a fatura será apresentada numa eventual vitória de Dilma em outubro. Mais uma vez, o paraibano fica na fila.
 

Nenhum comentário: