terça-feira, 22 de julho de 2014

Construtora responsabiliza projeto de viaduto e prefeitura por desabamento


22/07/2014 17h18 - Atualizado em 22/07/2014 21h48


Empresa recomendou demolição de outra alça por risco de queda em BH
Construtora diz não ser função dela reavaliar projeto entregue pela Prefeitura.

Thais Pimentel Do G1 MG
 
A construtora Cowan, responsável pela obra do Viaduto Guararapes que caiu e matou duas pessoas em Belo Horizonte, afirmou nesta terça-feira (22) que falhas no projeto executivo provocaram o acidente com a estrutura. A empresa ainda recomendou a demolição imediata da outra alça do viaduto.
Um viaduto desabou na tarde desta quinta-feira (3), na Avenida Pedro I, próximo à Lagoa do Nado, região da Pampulha, em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/Globonews) 
 
Um viaduto desabou na tarde desta quinta-feira (3), na Avenida Pedro I, próximo à Lagoa do Nado, região da Pampulha, em Belo Horizonte 
 
Segundo o perito Catão Francisco Ribeiro, o bloco de sustentação deveria ter recebido mais ferragem na armação, e apenas 1/10 do necessário foi usado. Com relação a esta falha identificada, a empresa afirmou que não é função dela reavaliar um projeto entregue pela Prefeitura. (Veja abaixo o vídeo divulgado pela construtora).

A Cowan afirma que os resultados dos pareceres técnicos sobre o projeto executivo apontaram os problemas. As conclusões da perícia contratada pela construtora foram apresentadas nesta tarde em entrevista coletiva na capital mineira.

O viaduto caiu no dia 3 de julho sobre a Avenida Pedro I. Um micro-ônibus, um carro e dois caminhões foram atingidos, duas pessoas morreram e 23 ficaram feridas.


De acordo com Ribeiro, é um “milagre” que a outra alça ainda não tenha desabado. 

Ele ainda afirmou que o trabalho no local pode representar riscos aos funcionários.
A recomendação de demolição da outra alça e a interdição total do local da queda já foram repassadas à Prefeitura, conforme a Cowan.

A construtora afirmou que fez 11 viadutos em Belo Horizonte e que os outros 10 elevados não correm nenhum risco de desabamento.

O projeto executivo foi elaborado pela Consol Engenheiros Consultores. Por meio de nota, a empresa contestou a falha no projeto e se posicionou contra a demolição sugerida pela Cowan.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura disse que está analisando o relatório apresentado pela construtora, para tomar as providências que julgar necessárias em relação ao viaduto Guararapes.

Nenhum comentário: