terça-feira, 22 de julho de 2014

Quase 25 mil candidatos disputarão Eleições 2014

Brasília 247 - De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao todo, 24,9 mil candidatos devem disputar as Eleições de 2014. No Distrito Federal, os eleitores terão 131 opções para deputado federal, 8 para senador e suplentes e 6 para governador. Para deputado distrital, serão 998 candidatos para 24 cadeiras na Câmara Legislativa do DF. 

Os números são do DivulgaCand, sistema do TSE que pode ser acessado pela população via internet. Nesta segunda-feira (21), o tribunal lançou o aplicativo Candidaturas, que permite o acesso ao sistema via plataformas móveis.

Nos registros do TSE, o número maior de candidatos considerando todo o território nacional é para deputado estadual, 16.104, para 1.059 vagas, e para deputado federal, são 6.674 nomes, para 513 postos. Já para o senador, concorrem 181 candidatos para 27 (um terço) das 81 cadeiras da Casa (o Senado renova alternadamente a cada eleição um terço e dois terços dos parlamentares). 

Nos estados, são 171 chapas para governador e vice. Por fim, 11 candidatos vão disputar as vagas de presidente e vice-presidente da República.

O número poderá ser atualizado até o dia das eleições, pois os pedidos de registro ainda serão julgados pelos juízes eleitorais e novas informações devem ser recebidas nos tribunais regionais eleitorais. Após a decisão da Justiça Eleitoral, os candidatos estarão aptos a concorrer. Além disso, as coligações podem mudar os candidatos que escolheram.

Até o momento, o MPE já impugnou 1.850 registros de candidaturas às eleições em todo o país. Cerca de 20% (367) foram com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados em segunda instância pela Justiça. 

O número de impugnações deve aumentar até o levantamento final, previsto para o fim deste mês.

Acesse o DivulgaCand ou baixe o aplicativo Candidaturas, disponível para download gratuito nas versões Android e iOS nas lojas Google Play e Apple Store. 


Com Agência Brasil  BRASIL 24/7

Nenhum comentário: