No Distrito Federal, os eleitores terão 131 opções para deputado federal, 8 para senador e suplentes e 6 para governador. Serão 998 candidatos a deputado distrital para 24 cadeiras na Câmara Legislativa. Nesta segunda-feira (21), o TSE lançou o aplicativo Candidaturas, que permite o acesso ao sistema de consulta via plataformas móveis
Os números são do DivulgaCand, sistema do TSE que pode ser acessado pela população via internet. Nesta segunda-feira (21), o tribunal lançou o aplicativo Candidaturas, que permite o acesso ao sistema via plataformas móveis.
Nos registros do TSE, o número maior de candidatos considerando todo o território nacional é para deputado estadual, 16.104, para 1.059 vagas, e para deputado federal, são 6.674 nomes, para 513 postos. Já para o senador, concorrem 181 candidatos para 27 (um terço) das 81 cadeiras da Casa (o Senado renova alternadamente a cada eleição um terço e dois terços dos parlamentares).
Nos estados, são 171 chapas para governador e vice. Por fim, 11 candidatos vão disputar as vagas de presidente e vice-presidente da República.
O número poderá ser atualizado até o dia das eleições, pois os pedidos de registro ainda serão julgados pelos juízes eleitorais e novas informações devem ser recebidas nos tribunais regionais eleitorais. Após a decisão da Justiça Eleitoral, os candidatos estarão aptos a concorrer. Além disso, as coligações podem mudar os candidatos que escolheram.
Até o momento, o MPE já impugnou 1.850 registros de candidaturas às eleições em todo o país. Cerca de 20% (367) foram com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados em segunda instância pela Justiça.
O número de impugnações deve aumentar até o levantamento final, previsto para o fim deste mês.
Acesse o DivulgaCand ou baixe o aplicativo Candidaturas, disponível para download gratuito nas versões Android e iOS nas lojas Google Play e Apple Store.
Com Agência Brasil BRASIL 24/7
Nenhum comentário:
Postar um comentário