sexta-feira, 11 de julho de 2014

Eleições: Nos comitês e nas ruas


Três dos concorrentes ao GDF tiveram encontros diretos com a população. Dois cumpriram agenda interna, como reuniões para gravação de programa de tevê.

 

A expectativa é de que a corrida para valer só tenha início após a Copa do Mundo.

A disputa pelo Governo do Distrito Federal (GDF) ainda ocorre em passos tímidos. Os candidatos preferem adiar a agenda mais forte para depois da decisão da Copa do Mundo e discutem internamente estratégias e propostas de governo. Ontem, o atual governador, Agnelo Queiroz, se reuniu com lideranças dos movimentos sociais ligados à luta pela reforma agrária. O candidato do PSB, Rodrigo Rollemberg, conversou com moradores e comerciantes do Gama. Ele apresentou propostas para a área da segurança, da saúde e da mobilidade urbana. 
 
Diferentemente dos dois, Luiz Pitiman, da Coligação Seriedade para Mudar, não teve agenda externa. Durante todo o dia, o deputado federal se reuniu com a executiva dos partidos que compõem a chapa. Para o fim de semana, estão previstas visitas a várias regiões do Distrito Federal, mas a coligação ainda não definiu os locais e os horários. José Roberto Arruda (PR) teve dois compromissos principais: pela manhã, concedeu entrevista coletiva para tratar sobre sua candidatura; e à tarde, fez caminhada no Guará. Já Toninho do Psol apresentou uma impugnação à candidatura do ex-governador e gravou participação em um programa de tevê. ...
 
O dia dos candidatos
Reforma agrária
 
Candidato à reeleição ao Palácio do Buriti, Agnelo Queiroz se reuniu ontem com diversas lideranças de movimentos sociais ligados à luta pela reforma agrária no Distrito Federal, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. O objetivo foi discutir a pauta de reivindicações do grupo. Depois dos discursos dos representantes, Agnelo destacou algumas ações do governo voltadas para os trabalhadores rurais. “Nós construímos uma política de regularização fundiária e de acesso à terra. Em 2013, foram R$ 20 milhões investidos na agricultura familiar”, afirmou o atual governador.
Com empresários
 
Luiz Pitiman (PSDB) não teve agenda externa ontem. Durante grande parte do dia, ele reuniu-se com a executiva dos partidos que compõe a coligação. Pitiman também recebeu empresários preocupados com o desenvolvimento da industria da capital. “Nós estamos preparando uma campanha prepositiva com a coleta de dados do setor produtivo para geração de empregos pela iniciativa privada. Brasília cresceu muito e não pode depender apenas do governo federal, ela tem que caminhar com suas próprias pernas”, explicou. O candidato ao governo tem mantido dialógo com o presidenciálvel Aécio Neves, que terá a base de sua campanha no DF.
 
Críticas à saúde
 
O candidato do PSB ao Governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, dedicou boa parte da manhã para fazer uma caminhada no Gama. A comitiva visitou os comércios do Setor Central, a Rodoviária e a feira local. O senador conversou com comerciantes e moradores, que apontaram os principais problemas da região. “As pessoas reclamam muito da saúde. É um absurdo que apenas 1/4 da população do DF seja atendida pelo programa Saúde da Família. Há uma decepção enorme dos moradores com o atual governo, que disse que resolveria a situação da saúde em seis meses, no entanto, está entregando pior que encontrou”, alfinetou Rollemberg.
 
 
Reuniões e caminhada no Guará
 
O ex-governador José Roberto Arruda segue engajado de forma contínua na campanha de retorno ao Palácio do Buriti, mesmo condenado por improbidade administrativa pela 2º Turma Civil do Tribunal Eleitoral de Justiça do DF. Na manhã de ontem, ele concedeu uma entrevista coletiva defendendo a posição de que tem direito a concorrer ao cargo novamente e que vai recorrer da sentença. Para provar que não vai ficar só na defesa da candidatura judicialmente, Arruda também se reuniu com os pré-candidatos a deputados distritais e federais da coligação União e Força. No período da tarde, o ex-governador fez caminhada pelas ruas do Guará. Ele conversou com moradores e comerciantes da região. À noite, Arruda esteve reunido com síndicos dos condomínios do Jardim Botânico e com o deputado Alberto Fraga.
 
 
Depois de protesto, sessão de fotos
 
Pela manhã, o candidato a governador Toninho do Psol protocolou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) uma ação de impugnação à candidatura de José Roberto Arruda ao governo e outra à reeleição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), também condenada por improbidade administrativa na quarta-feira. “A lei deixa claro que políticos com processos na Justiça não podem concorrer às eleições. Não importa o momento: os dois estão caraterizados como ficha suja e não podemos admitir que a candidatura deles seja homologada”, argumentou. Ainda pela manhã, Toninho participou de uma sessão de fotos com os candidatos do partido para o material de divulgação de campanha. No fim da tarde, ele concedeu entrevista para um programa de televisão. À noite, participou da comemoração dos 53 anos de atividades do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF.

Fonte: Correio Braziliense - 11/07/2014 - - 07:46:46  BLOG do SOMBRA

Nenhum comentário: