Por sugestão da minha amiga e vizinha Marilzete, vamos hoje tratar sobre o Estacionamento subterrâneo na Esplanada, que está no PPCUB (conheça mais, clicando aqui).
Sobre o assunto, eu estava lendo o blog do Chico Sant'Anna e encontrei a interessante matéria "A gente não quer estacionamento subterrâneo na Esplanada" (clique aqui e veja!), publicado originalmente no blog Quadrado. Muito bom, recomendo!
Temos que saber o que a gente quer para a nossa cidade! Queremos
uma cidade sustentável ou insustentável? Construir um estacionamento
subterrâneo implica imaginar que mais carros vão vir até o centro da
Capital Federal. É um reforço ao estímulo ao uso do automóvel. É mais
congestionamento! É mais deseconomia! É mais estresse! É mais poluição!
Sabe qual é o recado implícito que enxergo nesse estacionamento subterrâneo? São nossos governantes dizendo aos cidadãos: "Aqui
está a infraestrutura, agora se vire para realizar seus deslocamentos.
Compre seu carro, pague os impostos, o combustível e a manutenção, e
venha para a Esplanada". Penso que o correto seria: "Caro
cidadão, para se deslocar na cidade, além do seu carro, você tem a opção
do metrô, do ônibus de qualidade, da bicicleta e das calçadas. São
opções sustentáveis, confortáveis e mais baratas".
Enquanto alguns tomadores de decisão de Brasília continuam vislumbrando
este tipo de "solução" para a mobilidade urbana do Distrito Federal, em
Paris estão sendo aplicadas ações públicas sustentáveis: incentivos à
bicicleta e ao transporte público e desestímulo ao uso do carro.
Veja a matéria abaixo do Portal Mobilize Brasil.
Veja a matéria abaixo do Portal Mobilize Brasil.
Paris oferece bicicletas e transporte público
gratuito para driblar poluição
Para solucionar estado de alerta, capital francesa libera uso de metrôs, trens, ônibus e bicicletas
Fonte: Opera Mundi | Autor: Da redação | Postado em: 14 de março de 2014
Acesse o original clicando aqui.
Em estado de alerta máximo devido a um pico de poluição, a Prefeitura
de Paris liberou o pagamento de aluguel para bicicletas e carros
elétricos desde a manhã desta quinta-feira (13/03). A partir das 5h30
locais de amanhã (14/03), os transportes públicos também serão gratuitos
até a noite de domingo (16/03) na região administrativa de
Île-de-France, que engloba a capital francesa.
Há três dias em alerta em virtude do clima seco e de temperaturas
anormalmente elevadas para os parâmetros de inverno europeu, o sindicato
de transportes da île-de-France tomou a decisão de abranger os metros,
trens e ônibus. A iniciativa propõe diminuir a frota de carros durante o
período para evitar que a poluição aumente nas grandes cidades.
“Considerando os importantes riscos para a saúde dos franceses,
decidimos, em conjunto ao governo, garantir que os transportes públicos
sejam gratuitos durante este pico de poluição”, declarou o presidente do
sindicato da região, Jean-Paul Huchon, ao Le Monde. “Peço que todos os
cidadãos privilegiem o uso da rede pública”, acrescentou.
Na quarta (12/03), a Prefeitura de Paris já havia anunciado para hoje
o aluguel gratuito das bicicletas de baixo custo “Velib’” (semelhante
aos sistemas de bikes dos bancos Itaú e Bradesco em São Paulo) e dos
carros elétricos não poluentes, “Autolib’”. Na tentativa de driblar a
onda de poluição, as autoridades municipais da capital também se
comprometeram a parar com a utilização de todos os veículos municipais
que não sejam “estritamente indispensáveis”.
Já nas estradas, o limite de velocidade também foi reduzido de 130
km/h para 110 km/h e de 90 km/h para 70 km/h. De acordo com a polícia
local, o controle de velocidade será reforçado e a circulação de
caminhões cuja carga supere 3,5 toneladas será suspensa. No sábado
(15/03), a prefeitura vai analisar a evolução dos níveis de poluição e,
caso não haja melhora, novas medidas devem ser tomadas.
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