quinta-feira, 10 de abril de 2014

Brasil tem 11% dos assassinatos do mundo, diz ONU; Norte e Nordeste lideram







Do UOL, em Maceió

Um estudo sobre assassinatos no mundo, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Escritório da Nações Unidas sobre Drogas e Crime, em Londres, aponta que o Brasil registra 11,4% do total de mortes do planeta.

Segundo o estudo da ONU , 437 mil pessoas foram mortas em 2012 no mundo; desses, 50.108 foram no Brasil. As maiores taxas de homicídios no planeta estão na América Latina e África.

O levantamento relata preocupação com o crescimento dos casos no Norte e Nordeste do país.

Segundo o texto, a taxa média de homicídios brasileira -- 25,2 por cada 100 mil habitantes-- é quatro vezes maior que a mundial, que ficou em 6,2 para 100 mil. 

Honduras registrou a maior taxa, de 90,4. Na América do Sul, o ranking é liderado pela Venezuela (53,7 por 100 mil), seguido por Colômbia (30,8) e Brasil.

Os dados mundiais apontam que 80% das vítimas de homicídio são homens, que também são os assassinos em 95% dos caso.



Relembre crimes e julgamentos brasileiros famosos

O jornalista Tim Lopes, da TV Globo, ganhador do Prêmio Esso em 2001 pela série "Feira das drogas", veiculada no Jornal Nacional, foi sequestrado, torturado e morto por traficantes em 2 de junho de 2002 

Leia mais 07.06.2002 - Reprodução/TV Globo

"Mais da metade das vítimas de homicídios têm menos de 30 anos de idade, com crianças menores de 15 anos de idade representando pouco mais de 8% de todos os homicídios", aponta o estudo.

 

 

Falsa estabilidade

 

 

O relatório cita o Brasil como "um bom exemplo de estabilidade na taxa de homicídios", mas afirma que os números vem "disfarçando disparidades regionais."


Os dados brasileiros usados como referência para o estudo são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que aponta Alagoas como o Estado mais violento do pais, com taxa de homicídio de 76,3 por cada 100 mil habitantes --se fosse um país, seria o segundo mais violento do mundo.

Nenhum comentário: