domingo, 1 de junho de 2014

Alagoas, uma jaula para cada morador sitiado

Jorge Oliveira Diario do Poder



Rio – não vamos falar de números, de estatísticas e de estudos sociológicos. Os alagoanos já estão fartos de tanto oba-oba. Eles querem, na verdade, uma ação imediata para sepultar o título nada honroso do estado mais violento do mundo. A capital, Maceió, é a primeira em homicídios no Brasil e a quinta do planeta. Mata-se mais por lá do que em qualquer guerra viva no mundo. 

Na raiz de tanta brutalidade, a precariedade da educação está em primeiro lugar. Alagoas também está entre os piores estados brasileiros onde a educação não chegou. E o pouco que chegou foi desmontado nos últimos vinte anos por governadores incompetentes e alheios aos problemas sociais do estado.


Quem anda por Maceió – como andei na última semana – não percebe a violência tão flagrante. Ela está localizada na periferia, nas grotas abandonadas pelo poder público. Mas aos poucos, a violência chega também ao Centro da cidade. Assaltam restaurantes, clientes e bancos, agências dos Correios, empresas e empresários, ônibus e sequestram pessoas a luz do dia. Não tem jeito. 


Diariamente aparecem estirados nas ruas de três a quatro cadáveres para desespero da população, hoje refém do medo. Acuados pela bandidagem, moradores e pequenos empresários tentam proteger suas propriedades com grades de ferro e cadeados poderosos. O alagoano está enjaulado dentro das sua própria casa.


A grande tragédia é a droga, onde milhares de crianças se entregaram ao vício e a venda do crack. É o mesmo crack que a Dilma, em seus primeiros comerciais em 2010, disse que iria combater no seu governo. Fez proselitismo com o flagelo da droga e não moveu uma palha sequer para combater o tráfico. 


A droga é tão letal ao ser humano que dificilmente quem entra não sai. Crianças drogadas perambulam pelas ruas de Maceió, pelos sinais de trânsito e vivem como zumbis pelas noites atrás de pedra de crack. Na maioria das vezes estão a serviço dos traficantes nas portas dos bares e restaurantes. O estado é de calamidade pública, mas nada disso sensibiliza os alagoanos e as autoridades que desprezam essa geração de miseráveis,  os mortos-vivos da droga.


O passeio pelas ruas de Maceió não é nada agradável. As praias bonitas da cidade – tão poluídas pelo esgoto a céu aberto – já não atraem turistas como antigamente. As calçadas da orla invariavelmente amanhecem com manchas de sangue, sinais de conflito na madrugada violenta. Mas, a população passiva, ainda não enxergou que vive enjaulada. Durante muito tempo assistiu sem reagir a essa calamidade e elegeu políticos que pouco fizeram para livrar Alagoas dessa tragédia humana.


Todo o estado está contaminado pela droga. O interior ocupado pelos traficantes que ditam a regra do jogo. Em Arapiraca, por exemplo, a segunda maior cidade de Alagoas, o crack é vendido nas portas das escolas, nos cinemas, nos pontos de táxi e até em portas de shopping tudo à vista das autoridades que se sentem cada vez mais impotentes para combater o crime. Quando se pede socorro em Brasília, o Ministério da Justiça imediatamente saca da Força Nacional e manda para o estado. 

Coisa desnecessária e fútil. Um bando de marmanjo, vestidos como os marines americanos, que pouco ou quase nada fazem para combater o crime. É um grupo inútil para qualquer tarefa.


Nos últimos 20 anos, a Secretaria de Educação de Alagoas serviu para tudo, menos para melhorar a educação. Virou moeda de troca para composições políticas e terminou sucateada. Secretários desqualificados e alheios a educação estiveram à frente da Pasta apenas para compor um figurino partidário.


Será que o Velho Graça estava certo quando propôs resolver os problemas de Alagoas? Perguntava ele: “Por que não se inundavam Alagoas e Sergipe para criar um golfo entre Pernambuco e Bahia?”.



domingo, 1 de junho de 2014

Tomem jeito, alagoanos!

Desculpem meus caros conterrâneos, brasileiros de Alagoas, mas vocês são umas bestas!

Não dá para acreditar que vocês sejam capazes de reeleger Collor para o Senado (está na frente com 37% nas pesquisas) e de eleger Renan Filho (filho vocês sabem de quem...) para governador (35% nas pesquisas, também na frente).


Não é à toa que Alagoas é o estado mais atrasado do Brasil (eu diria até retardado), aliás, pari passu com o Maranhão, para onde vale a mesma crítica.

Nenhum comentário: