domingo, 1 de junho de 2014

Vai ser assim durante a Copa?Tiroteio assusta moradores da Rocinha, Rio, pelo 2º dia consecutivo




Moradores reclamaram pelo Twitter dos barulhos de tiros.
No sábado (31), um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas.

Do G1 Rio
 
Um tiroteio assustou moradores da Rocinha, na Zona Sul do Rio, na tarde deste domingo (1º). Internautas reclamaram pelo Twitter dos barulhos de tiros. Este é o segundo dia consecutivo que há tiroteio na comunidade. Na tarde de sábado (31), um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas. 

A assessoria de imprensa das UPPs disse, no entanto, que não houve confronto entre policiais e criminosos na Rocinha neste domingo e que o policiamento segue reforçado na favela.

Josiel Rafael Silva, de 43 anos, morreu e outros dois ficaram feridos. As três vítimas foram levadas para o Hospital municipal Miguel Couto, na Gávea, também na Zona Sul. Jefferson de Oliveira, de 20 anos, foi atingido de raspão nas costas, e Iolanda Soares Ferreira da Silva, de 42 anos, foi baleada no pé esquerdo.
De acordo informações da TV Globo, policiais militares faziam patrulhamento na comunidade quando se depararam com um grupo armado, na localidade conhecida como Beco 99, dando início a uma troca de tiros.

Segundo a assessoria das UPPs, Josiel Rafael Silva, de 43 anos, era criminoso e com ele foi encontrado uma submetralhadora calibre 9mm. Uma mulher foi detida ao tentar retirar a arma apreendida das mãos dos militares. O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon).

A delegada titular da unidade, Monique Vidal, confirmou que Josiel tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas. Já Jefferson tinha registro na polícia por porte de drogas. As armas dos policiais militares e uma metralhadora foram apreendidas para confronto balístico.

Após o primeiro confronto, tiros foram ouvidos em outros pontos da comunidade. Uma ação de varredura estava sendo realizada por volta das 17h e a região recebia o apoio de agentes de outras UPPs, do Grupamento de Intervenções Táticas (GIT) das UPPs, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e de policiais do 23ª BPM.

Confrontos recentes
Uma pessoa morreu e outra ficou ferida gravemente após intensa troca de tiros na noite do dia 1º de maio na comunidade da Rocinha.



Em abril, um PM foi baleado na perna enquanto percorria a comunidade. O confronto aconteceu no mesmo dia em que o traficante Luís Carlos Jesus da Silva, conhecido como Djalma da Rocinha, foi preso em operação da Polícia Civil. De acordo com a corporação, ele comandava o tráfico de drogas na Rocinha desde a prisão de Nem. Djalma teria inclusive ordenado o ataque à Unidade de Polícia Pacificadora em fevereiro.


Em março, um carro da PM foi atacado por criminosos. Câmeras de segurança flagraram criminosos armados circulando nas ruas da comunidade. Também no início do ano, um confronto entre policiais e traficantes  deixou quatro policiais feridos, entre eles o comandante das UPPs, coronel Frederico Caldas, e a comandante da UPP da Rocinha, Major Priscilla Azevedo. Na ocasião, o tráfego no túnel Zuzu Angel chegou a ser completamente interditado. Um suspeito morreu e outro ficou ferido.

Nenhum comentário: