domingo, 22 de junho de 2014

COSTA RICA Explode o assédio em cima da agora badalada seleção de Costa Rica, líder do grupo da morte


Sucesso de time no Mundial faz olhares da imprensa e dos torcedores em Santos se virarem para uma equipe que chegou como candidata à eliminação precoce





22/06/2014 07:16


Felipe Seffrin/CB/D.A Press

Santos (SP) — Parecia uma festa para a Seleção Brasileira. A classificação adiantada no Grupo D, com direito a vitórias sobre Uruguai e Itália, transformou a Costa Rica na sensação em Santos, onde os atletas estão concentrados. No dia seguinte ao feito histórico, uma multidão de torcedores e curiosos se espremeu para saudar a delegação costa-riquenha na porta do hotel santista.

Sobraram aplausos, acenos, buzinas e fotos. No treino da equipe na Vila Belmiro, o furor se repetiu. Dezenas de jornalistas lotaram o local a fim de acompanhar os heróis da Costa Rica.

Quando desembarcaram em Santos, pouco antes da Copa, os costa-riquenhos eram meros anônimos para os moradores da Baixada Santista. Eles poderiam ser facilmente confundidos com turistas que visitam o litoral paulista se não fossem os uniformes em azul e vermelho e o aparato de segurança.

A surpreendente classificação no grupo da morte, no entanto, fez dos atletas da Costa Rica estrelas do Mundial. Crianças nos ombros dos pais, jovens, adultos e idosos pararam para tietar a delegação em Santos — mesmo sem saber diferenciar titulares de reservas.

Em meio a centenas de curiosos brasileiros, um grupo de costa-riquenhos também fez festa para os jogadores. “É algo maravilhoso. A verdade é que não acreditávamos que íamos nos classificar, mas ganhamos do Uruguai e da Itália. Quem pode conosco? Queremos que continue assim!”, comemorou Guillermo Brenes.

“A Costa Rica é um país muito pequeno, tem 4 milhões de pessoas, mas nosso coração é gigantesco. Temos forças, energias, e os jogadores provaram que têm brio”, destacou Josue Valdez. “Estamos vivendo um sonho”, resumiu Alfonso Amador.

A festa da torcida, no entanto, não subiu à cabeça da delegação costa-riquenha. No dia seguinte à vitória sobre a tetracampeã Itália, nada de folga. A única regalia concedida pelo técnico Jorge Luis Pinto foi a permissão para que atletas dormissem com suas esposas pela primeira vez.

Neste sábado, às 15h30, os jogadores deixaram o hotel sob aplausos para mais uma sessão de treinos na Vila Belmiro. No estádio do Santos, outra multidão os aguardava. Antes, eram poucos os jornalistas acompanhando os Ticos, mas, dessa vez, profissionais do mundo inteiro foram conhecer os heróis costa-riquenhos. Para ajudar, a assessoria distribuiu até guias com fotos dos atletas.

Leia mais na edição impressa do Correio Braziliense

Nenhum comentário: