domingo, 22 de junho de 2014

ARTE Arte itinerante pela união das nações







"La gigante", como é chamada, consiste numa tela grande com as bandeiras de 247 países e chamou a atenção dos passantes no gramado do Congresso Nacional



postado em 22/06/2014 07:02


Oswaldo Reis/Esp. CB/D.A Press

Uma obra de arte itinerante chamou a atenção de brasileiros e estrangeiros neste sábado, no gramado em frente ao Congresso Nacional. “La gigante”, como foi apelidada, é uma tela em pano, de 18 por 30 metros, na qual estão estampadas lado a lado as bandeiras de 247 países.

Interativa, a obra cativou adultos e crianças, que tiraram os sapatos para caminhar sobre a peça. “Foi uma coisa impressionante. Quando chegamos aqui, estávamos sozinhos e, momentos depois, as pessoas começaram a se juntar”, contou o artista responsável pela obra, o porto-riquenho Jaime Irizarry, de 40 anos.

A obra esteve nas duas últimas Olimpíadas e também na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. É a primeira vez que é exposta na América do Sul, contou Irizarry. “A gigante, eu não a levo. Ela é que me leva”, brinca ele.

O conjunto das bandeiras é encimado por uma faixa onde se lê “Jesus king of the nations” (“Jesus é o rei das nações”). Embaixo, a obra traz os dizeres: “Toda língua confessará”.

A obra é completa por duas faixas vermelhas nas laterais, carregando uma série de simbolismos: seriam “o sangue de Jesus derramado na cruz, que une o céu com a terra”. “Por meio desse sangue, Deus abraçou as nações. Nosso objetivo é espalhar uma mensagem de amor, esperança, fé e unidade”, disse o artista.

Leia mais na edição impressa do Correio Braziliense

Nenhum comentário: