segunda-feira, 30 de junho de 2014

Descoberto um verdadeiro oceano subterrâneo nas profundezas do planeta Terra!.







Publicado por on 2014-06-26

 

Um estudo realizado na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, descobriu um verdadeiro oceano subterrâneo nas profundezas do planeta Terra.

imagem oceano subterrâneo
O trabalho científico conseguiu confirmar a presença de uma enorme quantidade de água, cerca de três vezes o volume dos mares superficiais, sob a pressão entre rochas localizadas a 600 quilômetros de profundidade.

Essa descoberta acarreta na renovação de evidências de que a água na superfície do planeta pode provir de seu interior, catapultada pela atividade biológica.

Trata-se de um oceano subterrâneo! Porém a água achada se encontra incrustada nas rochas, não como um lago subterrâneo, mas dentro de um mineral chamado ringwoodite


Nessas condições, a água se transforma em uma hidroxila (OH) para se combinar ao mineral, por conta das condições extremas de pressão e temperatura dessa região do manto terrestre.
imagem de um BlueRingwoodite
A descoberta foi feita com dados da USArray, uma rede de sismógrafos dos EUA que mede as vibrações de terremotos
Agora esse será um desafio para os manuais da ciência, que sempre acreditaram na hipótese de que o elemento vital chegou à Terra a partir do espaço, pela ação de incontáveis chuvas de cometas.
O achado pode explicar a grande quantidade de água líquida que existe na superfície e torna nosso planeta habitável.
Fonte: History Channel e Abril

Está no ar a Rádio Mar Sem Fim! Já ouviu? Clique aqui e saiba como.

Nenhum comentário: