segunda-feira, 30 de junho de 2014

As 'convicções' de Dilma-- O Estado de S.Paulo





29 Junho 2014 | 02h 05

Amanhã, último dia estabelecido pela legislação eleitoral para a realização de convenções partidárias destinadas a definir candidatos e deliberar sobre coligações para o pleito de 5 de outubro, estará se encerrando a mais despudorada temporada de compra e venda de minutos e segundos da propaganda eleitoral gratuita, que estará no ar a partir de 19 de agosto, jamais registrada neste país. 

E à afronta à Nação representada por esse vergonhoso espetáculo soma-se o cinismo de quem tem a responsabilidade maior de zelar pela seriedade na vida pública: "A política que aprendi a praticar ao longo da minha vida desde a minha juventude, que me levou inclusive à prisão, implica em construir relações que sejam baseadas não em conveniências, mas em convicções".

Dilma Rousseff permitiu-se esse cínico rompante ao discursar na convenção nacional do PSD que na quarta-feira selou o apoio à sua reeleição. Não explicou a quais "convicções" se referia, mas recomendou a todos que não aceitassem "provocações que buscam baixar o nível do debate, que buscam acirrar o antagonismo". 

E não deixou de se gabar das "transformações rápidas e profundas" realizadas por seu governo, garantia, no futuro, de "um ciclo ainda mais rápido e duradouro de mudanças".

Esqueceu-se, apenas, de que a divisão da Nação entre "eles" e "nós" e as campanhas de difamação dos adversários fazem parte da obra política do lulopetismo. Esqueceu-se, ainda, de que seu governo é um continuado desastre econômico-financeiro, ditado por atrasada ideologia.

Poucas horas antes, Dilma havia promovido uma transformação rápida e profunda em seu governo ao trocar o titular do Ministério dos Transportes, feudo do PR, por imposição de um aliado importante, o chefão de fato daquele partido, o mensaleiro Valdemar Costa Neto, que enviara seu ultimato diretamente do presídio da Papuda. O ministro defenestrado, César Borges, também é do PR, mas o sentenciado Costa Neto decidiu trocá-lo por entender que ele "não ajudava" o PR. 

É assim que Dilma governa.
Tanta "convicção" que marcou esses recentes movimentos da campanha eleitoral é o resultado de reunião de que Dilma participou na noite de terça-feira sob o comando de seu criador, com a indispensável presença do marqueteiro oficial do PT. Ouviu e cumpriu a ordem de Lula de que não é hora de contrariar aliados.

Convém repetir o que tem sido reiteradamente afirmado neste espaço: Lula e os petistas não inventaram o fisiologismo político, o toma lá dá cá na composição da base de apoio parlamentar ao governo, o aparelhamento partidário que compromete a eficiência da máquina governamental e tantas outras mazelas que corrompem a vida pública no Brasil. 


Na verdade, por mais de 20 anos Lula e o PT rangeram os dentes contra esses vícios, prometeram mudar "tudo isso que está aí". Em 2003 chegaram finalmente ao poder e concluíram - aliás, muito rapidamente, como prova o mensalão - que "é impossível" governar sem o apoio dos "picaretas" que, como Lula denunciara dez anos antes, infestam o Congresso. Deu no que deu.


Esse raciocínio da "impossibilidade" só faz sentido quando o pragmatismo se torna um valor fundamental. Os petistas que hoje argumentam que os fins justificam os meios - e por isso podem cultivar a incoerência e o desmando - não consideram que o fim da política é o bem comum. Seu objetivo é a manutenção do poder - e a qualquer custo, material ou moral. Mas isso tem consequências.

Em decorrência do aprimoramento das ancestrais práticas de fisiologismo político a que o PT se vem diligentemente dedicando, a falta de pudor e de coerência, a mistificação, o populismo mais rasteiro, o apego às "boquinhas", tudo, enfim, que há de mais condenável na vida pública ameaça hoje gangrenar irremediavelmente o tecido político do País, tornando o ato fundamental da cidadania, o de votar, cada vez mais um penoso exercício de escolha do menos pior.

Não se pode esperar que Lula & Cia., inebriados com as delícias do poder, reneguem seu ethos. Mas a presidente de todos os brasileiros - que diz ter "convicções" - poderia pelo menos nos poupar do cínico espetáculo que acabamos de presenciar.


Comentários

  • sandra
    -
    30/06/2014 às 18:10
    Esses senhores odeiam a classe média, mas se esquecem que ela também vota.
  • Cap. CAVERNA
    -
    30/06/2014 às 18:05
    Duvido que essa coisa tenha 17% de bom , isso é pesquisa comprada, não creio que chegue a 5% de bom, essa pesquisa é um grande absurdo.hehehehehehehehehehehehehehe
    Poste maquiador de cidade, só sabe viver com a “brocha” na mão.

  • Marlene
    -
    30/06/2014 às 17:44
    Gustavo Monteiro, achei simplesmente genial e verdadeiro o que li!!! Dá vontade de imprimir milhões de cópias e sair distribuindo para o povo!!!!
  • Marcia
    -
    30/06/2014 às 17:42
    Bem-feito pro Lula. Ele acabou acreditando que tivesse superpoderes de tanto ouvir os papagaios de pirata insuflando seu ego sem limites e nem fundos.
  • Marlene
    -
    30/06/2014 às 17:19
    Quando é que a oposição vai exigir um “test drive” das “famosas” urnas eletrônicas??!!!!!!
  • JOAKIMLIMA
    -
    30/06/2014 às 16:46
    ISTO QUE DEU ELEGER CANDIDATOS DE LULA ,primeiro foi DILMA , depois HADAD , agora ele enganar o povo com PADILHA , e ainda embrulhado no pacote o MALLUF .
    SÃO PAULO MOSTRE SUA GRANDEZA , diga não estes saqueadores do nosso suor.

  • Paulo Cesar
    -
    30/06/2014 às 16:31
    amigos pt é simbolo de corrupção e má gestão Dilma é uma farsa inventada por lula o chefe da quadrilha todo o pt é podre ex guerrilheiros de araque ex sindicalistas ex ladrão de banco analfabetos e ainda ateus e evangélicos que faz parte dessa quadrilha são bandidos, pastores e padres oriente os seus fieis a não votar nessa quadrilha deus vai ti cobrar caro tudo que é bom para pt é ruim para o brasil, admirado por lula Fidel um bandido covarde ideologia podre fim do pt
  • Lago gonçalves
    -
    30/06/2014 às 16:23
    Haddad é o mentor de inúmeras idéias e ações insanas, digna de um incomPeTente, autoritário e desequilibrado.
    Sua pretenção e empenho em aumentar o IPTU em 45% ao comércio e 35% às residencias já expõe alguém inconsequente, despreparado, irresponsável.
    Daí veio uma sequência de fatos, algns impedidos pela justiça, senão estaríamos ainda pior.
    A cidade após 1 ano e meio de Haddad, está muito mais suja, mendigo e viciados pelas praças, calçadas, o trânsito piorou, manifestações da esquerda radical encontrou ambiete favorável e um festival de reinvindicações absurdas, ao invés de dar educação, saúde e trabalho, gerou vagabundos que só tem direitos.
    PAULISTAS, NÃO CAEM NA ARMADILHA DOPADILHA, É OUTRO ABSOLUTAMENTE DESPREPARADO QUE O NEFASTO E INCONSEQUENTE LULA QUER COLOCAR COMO GOVERNADOR.
    Já imaginaram o estado mais desenvoldio nas mãos sujas e incompetentes do PT?
    FORA PT!

  • Jacqueline
    -
    30/06/2014 às 16:21
    Para os paulistanos só um recado: mais cuidado dessa vez.
  • Jacqueline
    -
    30/06/2014 às 16:16
    Tá na cara que a eleição do poste é suspeita. Vamos ficar vigilantes.
  • Jacqueline
    -
    30/06/2014 às 16:13
    Pra que servem essas creches, então? Segundo a comentarista Cristina só funcionam até 16h e fecham nas férias. Que droga de serviço é esse?
  • Ednaldo da Silva Barbosa
    -
    30/06/2014 às 16:03
    E os que elegeram Haddad foram abduzidos e se encontram em Marte? Sabe de nada inocente!
  • justice
    -
    30/06/2014 às 16:02
    Grande escolha. Não sei se é desígnio divino, mas a fronte AN&AN, de Aécio Neves & Aloysio Nunes cai muito bem, Associação Naconal contra o mal que assola a Nação.
  • laércius
    -
    30/06/2014 às 15:57
    A bagaceirada se lavou nesses anos de haddad em São Paulo.Fizeram da maior e mais importante cidade do Brasil um laboratório do que seria um país governado por ‘óinques’(onguis),militantes abancados no governo e supostas minorias que só o que tem a oferecer é a boca aberta com infinita fome de demandas, em troca de certo sossego aos políticos que outrora ajudaram a eleger.
  • Marilena Chun Li
    -
    30/06/2014 às 15:54
    Bom, vai ver não existe mesmo amor em SP (pelo menos “de grátis”).
  • Trè Belle
    -
    30/06/2014 às 15:39
    Está ficando bem lúcida essas urnas ‘batizadas pelo petê’!!!A cidade de São Paulo deixou um ponto de interrogação muito grande, na eleição passada !!! Por que já contavam com a vitória antes do encerramento??? Será que elles estavam confiando nas pesquisas falsas ou nas urnas fraudáveis????
    Elles NÃO PODEM FAZER TUDO O QUEREM!!!!!!

  • angelo
    -
    30/06/2014 às 15:38
    Senhores,O coxinha faz parte da famiglia trago,do Stalinácio
    que faz postes por encomenda de desmiolados que caem fácil
    fácil, em suas mentiras nas lavagens cerebral,sem contar com
    os acólitos MST,ONgs,fantasiadas de alguma coisa e Zúmbis
    aos montes,o que se nota realmente é o caos em que se
    encontra São Paulo,destruída aos poucos pela mediocridade,
    pelo vandalismo apoiado em grupo de apátridas e bandidos
    declarados,que vão se distanciando das leis,ordem e trabalho
    pois preferem o colo do prefetcho para suas reivindicações
    vagabundas.Sua gestão é boa para quem??-Há dúvidas a
    respeito.

  • Carvalho da Fonte'Seca
    -
    30/06/2014 às 15:31
    Coitado do poste do lula! Depois de ter sido o pior ministro da educação em toda a história daquele ministério, agora mostra a sua (in) competência na prefeitura de São Paulo! Atenção, paulistas! Vejam em quem votar nas próximas eleições: ou no sério,honrado e competente Dr.Geraldo Alckmin, ou no outro poste do lula,ou, mesmo, naquele bom candidato mas que foi escolhido pelo apedeuta para salvar a sua reputação de político! Ou ainda, votar no excelente administrador Aécio Neves, ou reeleger a cozinheira, digo, presidente do pt, quase a campeã de baixo crescimento em toda a história do Brasil, além de mentirosa,mexeriqueira e defensora do comunismo bolivariano! Pensem e votem!
  • Cristina Francisco de Jesus
    -
    30/06/2014 às 15:18
    E que creches são essas? Algumas ficam com as crianças até as 16hs. Isso ajuda? Claro q não! Se você q é mãe, trabalha até as 18hs, por exemplo, como faz? Não faz, pede ao vizinho q cuide de seu filho até q chegue em casa. Sem falar nas férias, fechadas por 1 mês.
  • Angèlìka
    -
    30/06/2014 às 14:49
    Marcos – 30/06/2014 às 13:02 Gostei do seu comentário. Há mais de 1 ano venho falando sobre as Urnas Eletrônicas. Quase ninguém comentava. PENA!. O Toffoli, ministro do TSE NÃO VAI FAZER O TESTE dessas geringonças.
    Isso é mais um problema que teremos que enfrentar. Sobrou mais uma vez para um povo descomprometido com o futuro do nosso país. É isso que o PT quer. E consegue.
    Cadê os candidatos de oposição para EXIGIREM a m* do teste público das Urnas malditas?.
    Estão mais preocupados com as “alianças”. Esquecem que se as urnas forem mesmo fraudáveis, de nada adiantará.
    E nós é que somos os tolos.

  • a araujo
    -
    30/06/2014 às 14:26
    Todo castigo pra petista é pouco!
  • Mário Menex
    -
    30/06/2014 às 14:25
    MAS SE U HOMI(SIC) SÓ TEM 17%, COMO CONSEGUIU ELEGER-SE?? SERIA AS TAIS $$$ URNAS ELE=PT=RÔNICAS $$$
  • Rodrigues
    -
    30/06/2014 às 14:10
    Os eleitores estão alertas!
  • Gustavo Monteiro
    -
    30/06/2014 às 14:08
    -
    1. LULA DISSE, ANTES DA POSSE.

    Nosso partido cumpre o que promete.
    Só os tolos podem crer que
    não lutaremos contra a corrupção.
    Porque, se há algo certo para nós, é que
    a honestidade e a transparência são fundamentais
    para alcançar nossos ideais
    Mostraremos que é grande estupidez crer que
    as máfias continuarão no governo, como sempre.
    Asseguramos sem dúvida que
    a justiça social será o alvo de nossa ação.
    Apesar disso, há idiotas que imaginam que
    se possa governar com as manchas da velha política.
    Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
    se termine com os marajás e as negociatas.
    Não permitiremos de nenhum modo que
    nossas crianças morram de fome.
    Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
    os recursos econômicos do país se esgotem.
    Exerceremos o poder até que
    Compreendam que
    Somos a nova política.

    2. DEPOIS DA POSSE:
    Basta ler o texto, DE BAIXO PARA CIMA, FRASE A FRASE.

  • Manuelzao
    -
    30/06/2014 às 14:04
    A pesquisa não quer dizer nada, enquanto candidato tinha um programa demagógico . Agora, errado estão os paulistanos por elege -lo e vai pagando o pato por não saberem votar.
  • Nem
    -
    30/06/2014 às 14:02
    Que tal levantar e publicar um comparativo entre os gastos com propaganda nos primeiros 18 meses de Haddad e de Kassab?
  • Nenhum comentário: