segunda-feira, 30 de junho de 2014

PT fora do embate em SP




O discurso dos petistas é sempre o mesmo: “quando a campanha começar para valer, o Padilha vai deslanchar...” Ou então: “O PT nunca tem menos de 30% em São Paulo e nunca irá ficar fora do segundo turno”...  Este é o discurso para o público externo, mas de olho nas pesquisas, petistas estão vendo que, se há uma polarização em São Paulo, ela está entre Alckmin e Skaf.

Esse esvaziamento da candidatura de Padilha chegou a contaminar aliados. O PP de Paulo Maluf que declarara apoio ao PT, a ponto de haver o registro da foto de Padilha com Maluf, mudou de barco na última hora. Hoje, a executiva do partido deu uma guinada e saiu do palanque petista para o palanque peemedebista – passando por uma rápida negociação que não foi adiante com o PSDB.


 
Na convenção do PT em São Paulo, os oradores se revezaram no palco com palavras de estímulo a Padilha, muitos contando a própria história. “Eu estava com 3% no mês de maio”, disse Fernando Haddad. Depois Marta Suplicy contou a sua história e até Lula, na convocação da militância.

Mas, neste caso, os petistas estão mais preocupados do que das vezes anteriores. Eles observam as pesquisas e redobram a preocupação: a rejeição ao PT em São Paulo está crescente e atinge também a imagem da presidente Dilma Rousseff.


 
O que está em discussão internamente é a fórmula usada por Lula nas duas últimas eleições – a de lançar candidatos novos para tentar se afastar de vícios da política tradicional. Isso funcionou com Dilma Rousseff para a presidência e com Fernando Haddad para prefeito. Mas muitos avaliam que a rejeição ao PT em São Paulo pode decorrer da gestão Haddad que, segundo eles, “não faz o embate político necessário”.

A esta altura, já encerrado o prazo para as convenções, o PT vai precisar corrigir os erros ao longo da campanha. Mas, se não conseguir, muitos avaliam que o palanque de Paulo Skaf pode ser o caminho do PT e de Lula para tentar cumprir a promessa que fez de tirar o governo de São Paulo do PSDB.


Nenhum comentário: