segunda-feira, 30 de junho de 2014

Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica (Não deixem a SEDHAB ver isso pois vai salivar!)

Imaginaram o estrago que a SEDHAB+TERRACAP+MST podem fazer a esses cenários?


Daniele Bragança - 28/06/14

A seleção costa-riquenha de futebol é a grande surpresa da fase de classificação da Copa 2014. Pela segunda vez em sua história, a Costa Rica disputará as oitavas de final da competição de seleções da FIFA (a primeira vez foi em sua estreia, na Copa de 1990 - em 2002 e 2006 foi eliminada na fase de grupos) e, desta vez, chega com moral elevada, saindo da fase de grupos como 1ª colocada do chamado "grupo da morte": venceu as campeãs mundiais Uruguai e Itália e empatou com a Inglaterra.

No campo das áreas protegidas já faz bonito há muito tempo, com suas 64 áreas protegidas que protegem cerca de 20% do seu território.

O turismo é a principal atividade econômica de Costa Rica e a proteção de suas florestas o seu maior atrativo. O país tem 51.110 km² de território, sendo um pouco maior do que o estado do Espírito Santo (46.095,583 km²). 


Possui 29 parques nacionais e o restante é dividido entre reservas biológicas (4), naturais (1) e florestais (3), além de monumento natural (1), refúgio da vida silvestre (19) e Zona protetora (3). Há outras categorias de áreas protegidas, como zonas úmidas e a estação experimental horizonte, criada em 1989 para ser o local onde são desenvolvidos projetos de pesquisa no setor de silvicultura e restauração florestal.

A mais antiga área protegida do país é o Parque Nacional Vulcão Turrialba, criado em 1955, com 1256 hectares. O parque protege ecossistema de floresta tropical, de floresta úmida montanhosa e um pedaço de terreno baldio, no topo do Vulcão Turrialba.

A geomorfologia do Vulcão Turrialba forma um único sistema, juntamente com o Vulcão Irazú. Do vulcão Turrialba, é possível observar magníficas paisagens de vários pontos do topo e em um dia claro, privilegia seus visitantes com uma vista panorâmica das planícies do Caribe.

Além disso, a Costa Rica também tem o seu Corcovado. Não se trata do Cristo Redentor, mas de um Parque Nacional que abrange 45.757 hectares de terra e 5.375 hectares de mar. O parque preserva um dos poucos remanescentes de floresta tropical primária do mundo.

Foi criado em 24 de outubro de 1975 e é tão importante para a biodiversidade que a National Geographic o chamou de "o lugar mais intenso da Terra, biologicamente falando". 

O Parque Nacional de Corcovado é grande o suficiente para sustentar populações significativas de anta (Tapirus bairdii), onça-pintada (Panthera onca) e queixadas (Tayassu queixada), espécies que são consideradas ameaçadas de extinção, além de conter 140 espécies de mamíferos (que representa 10% das espécies de mamíferos nas Américas).


A lista completa das 64 áreas protegidas da Costa Rica se encontra no site do Sistema Nacional de Áreas de Conservação (SINAC), autarquia do Ministério de Ambiente, Energia e Telecomunicações da Costa Rica que cuida das áreas protegidas do país.


Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação de Costa Rica.

copa-protegida-costa-rica-01Parque Nacional de Corcovadocopa-protegida-costa-rica-02Parque Nacional Vulcão Turrialbacopa-protegida-costa-rica-03Parque Nacional Marino Las Baulascopa-protegida-costa-rica-04Parque Nacional Guanacastecopa-protegida-costa-rica-05Parque Nacional Barra Hondacopa-protegida-costa-rica-06Parque Nacional Cahuitacopa-protegida-costa-rica-08Parque Nacional Isla del Cococopa-protegida-costa-rica-071Parque Nacional Manuel Antonio

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. 


O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. 

Colabore para proteger.


Leia também
 
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°




Distrito Federal está a um passo de ter a maior favela da América Latina O crescimento desordenado faz do Condomínio Sol Nascente, em Ceilândia, o lar de 61 mil pessoas, segundo dados oficiais. 

Mas hoje podem ultrapassar 100 mil, o que deixaria a região como a mais populosa comunidade carente da América


Publicação: 08/05/2013 06:19 Atualização: 08/05/2013 Correio Brazilinse




A diarista Paula Alves Ferreira, 42 anos, aponta para o fim da rua esburacada, no Trecho 1 do Condomínio Sol Nascente, em Ceilândia. Mostra que a região ocupada por barracos e biroscas há 12 anos não passava de um enorme cerrado. No período, ela viu casas se multiplicarem. 

Com a chegada de tantos moradores, os problemas não demoraram a aparecer. As terras da chácara de Paula, antes férteis, pararam de dar frutas e verduras devido à contaminação do solo. 

O lugar, tranquilo, tornou-se palco de crimes de toda ordem. Em pouco mais de uma década, a zona rural escolhida pela trabalhadora para viver com a família se transformou na segunda maior favela da América Latina, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só fica atrás da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Vista geral do Sol Nascente : após três décadas de ocupação irregular e da ação de grileiros, a antiga área rural sofre com a falta de infraestrutura (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press - 22/3/13)
Vista geral do Sol Nascente : após três décadas de ocupação irregular e da ação de grileiros, a antiga área rural sofre com a falta de infraestrutura


Leia mais notícias em Cidades



Três décadas atrás, os primeiros chacareiros chegaram à região. 
Em 1999, grileiros começaram a atuar no local, ainda no governo Joaquim Roriz, mas a migração em massa teve início no terceiro mandato de Joaquim Roriz, em 2004. 
Com 61 mil moradores e crescimento populacional desordenado, o Sol Nascente caminha para ocupar o topo do ranking de maior comunidade pobre do país — incrustada em um morro, a comunidade carioca da Rocinha praticamente não tem mais espaço físico para se expandir. 
Lideranças comunitárias garantem que, hoje, são pelo menos 100 mil pessoas na região do DF — o GDF não reconhece o número.







Esta matéria tem: (38) comentários
 
Autor: LINCOLN LINCOLN SANTOS
DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. o povo pobre precisa de moradia , pois os ricos invadiram brasília e até hoje ninguém meche com eles . 

 
Autor: Edson Silva
O mais importante para o gdf é que teremos o elefante branco mais caro do planeta com 1,5 bilhao de reais chamado estadio nacional de brasilia.  



Autor: marcelo pimenta
Brasil il il il. Esmola de 70 reais compra muitos votos... E ano que vem votarão de novo em quem? Adivinhem... 

 
Autor: GILMAR PEREIRA
já e 

 
Autor: GILMAR PEREIRA
acho que pelo menos eles estão melhor que no entorno tem direito a tratamento medico escola sem ser marginalizados por morar no entorno os que foram para o entorno não tiveram a coragem de invadir terras no DF ,mas são responsabilizados de congestionar os serviços do hospitalares e pela violência 

 

Autor: marcos souza
Como se diz; "cavalo dado não se olha os dentes". Agora aguenta povão as consequências. Tá ruim???? Vai ficar pior.

 
Autor: Mara Mara
Será que é por isso que tem político querendo voltar???

 
Autor: Mara Mara
triste noticia! E Brasilia tem pouco mais de 50 anos! Será que vão trazer o Cristo Redentor para cá? Por conta de politica, especulação imobiliária, ganancia, fizeram isso com nossa Capital. Esse título nós não merecíamos.

 
Autor: Ayrton Pisco
Seria interessante divulgar a taxa de fertilidade das mulheres para se ter noção exata do crescimento vegetativo da população deste lugar. Só com dados exatos se pode prever algo e tomar medidas. Ou a situação só vai piorar. 

 

Autor: Marco Moraes
TEM QUE PROCESSAR TODO MUNDO QUE CONTRIBUIU PARA ESSE CRIME AMBIENTAL 

 

Autor: carlos figueiredo
É triste, não é? É lendo a reportagem do Correio que se nota, naquele tempo, a mão do Adorador de Bezerra - Roriz. Tá na hora de governos, após este senhor, tomar alguma providência, devolvendo aos moradores, melhores condições de vida, não é? "Morar bem" a todos! 

 
Autor: Claudio Mourão de Carvalho
Acham que é muito?Preparem-se, pois o político que mais contribuiu para que essa triste realidade fosse instalada em Brasília quer voltar. Tem vários apoiadores, dentre eles o Dep. Fraga(quem se lembra dele???) e suas filhas, também Deputadas. É, acho que dias negros virão...!!!(mas não c/meu voto!)

 
Autor: Júlio Albuquerque
Título de cidade com a melhor saúde, segurança e educação não ganhamos nem ganharemos tão cedo; mas título de lugar onde abriga a maior favela do mundo, ahh, isso deve orgulhar muito político por aí. 


 

Autor: André Henrique
Aliás, o governo passado ao dele em 2004 não estava sob seu domínio... Porém e os anteriores? Cabe à população pesquisar e refletir... 


 

Autor: alvailton santos
Sem não basta-se o abandono do entorno nem dentro dos limites do DF o governo toma providencia. 


 

Autor: alvailton santos
O problema é nacional estamos virando um barril de pólvora é as autoridade não fazem nada para garantia a segurança da população estamos criando uma geração de pais e mãe que não esta presente na vida de seu filhos pois foram mortos pela violência.


 

Autor: Alvaro Brito
É uma verdadeira Ironia, de um lado nasce um Gigante (estádio de futebol) do outro uma grande favela. Resumo da ópera: Partido é conversa para boi dormir... 


 

Autor: sandro silva
Não vamos culpar apenas os grileiros, os detentores de termos de ocupação junto à Zoobotânica são os grandes responsáveis, afinal ganharam o direito de uso lotearam o que não era deles... 


 

Autor: Alvaro Brito
É o Governo?? Antigamente se entregava a cidade com infraestrutura, depois vendia os terrenos! Eram cidades satélites e não favelas!!!!. 


 

Autor: andré lucas
Volta Arr


 

Autor: Claudio Araujo
Isso só mostra o quão e omisso o estado e depois ainda vão na mídia dizer com maior orgulho temos a maior favela do mundo, isso eu não duvido meus caros colegas !!!!!!!!!! 


 

Autor: carlos kOURE koure
Governos passados que incentivavam a invasão, grileiros, etc! 

 

Autor: Paulo Ramon
é um verdadeiro barril de pólvora para explodir a criminalidade no DF. O Estado é ausente em vários aspectos, perda total da dignidade humana. Triste realidade do DF. 

 

Autor: Jucones Giraldi
É isso que significa o slogan do GDF "Juntos por um novo DF". kkkkkkk

 

Autor: Daniel Santos
Moro no local e diferentemente das favelas lá tem muitas pessoas com condições acima de baixa renda, o local é sem infra, por culpa do governo, está la para qualquer um ver, as invasões não param, próximo ao alberbe um grande loteamento se forma e cade a fiscalização, cadê a defesa do solo? 


Autor: Carlos Pinho
É Sol Nascente de um lado, Pôr do Sol do outro. É condomínio nos quatro cantos do "quadrado".  



Autor: João Santos
Tem outro detalhe, e o atual Governador, parece que não esta nem aí, porquê até agora não foi feito nada em prol destes favelados, e pelo andar da carruagem, o buraco negro só tende à aumentar. 

 

Autor: Magda
A maior favela da América Latina é a herança dos governos do DF mais incompetentes do país. 

 

Autor: João Santos
Tudo isso é reflexo de um governo formado por bandidos, com um único intuito de favelar , brasília e o DF. E tudo isso foi feito debaixo das barbas de todas às autoridades do querido DF, 


Autor: André Teles
Viva ao Roriz: o homem que destruiu Brasília. 

 

Autor: Lost Cluster
Parabéns GDF! Conseguiu ser o Primeiro Lugar e


Autor: Mara Mara
Avisa para o Roriz! Ou será que tem que agradecer...? 

 

Autor: joao Neto
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Olha o drama... 

 

Autor: Bianca Moura
A verdadeira substituta da favela da rocinha , a criminalidade nesse local cresceu da noite pro dia ! Realmente palco de grandes tragédias.

 

Autor: Fabiano Oliveira
Típico do DF. Assim como bairros de classe média invadidos, temos bairros pobres invadidos ou grilados. Como exemplo: Vicente Pires e Arniqueiras que eram áreas rurais semelhantes ao


Autor: Jose Maria Camargo
O ex-governador de lotes e a sua turma ainda querem voltar! Será que querem por fim ao que não conseguiram destruir e agora querem concluir o serviço ??? Será que essa país tem jeito ? Será que as nossas leis só servem para prender ladrão de galinha e bandidos sem sangue real ? Até quando .....

 

Autor: Hélio bezerra
É uma pena q a capital federal esteja se tornando isso q estamos vendo, é por essa e outras coisas, q troquei a capital federal pela Ilha de Florianópolis, aqui tem problemas, tem, mas nem se comparam aos problemas sociais e incorrigíveis de Brasília, é lamentável, é uma pena. 

 

Autor: eridan costa
Brasilia tem 53 anos e uma favela ser a maior da America Latina é o fim da picada. A culpa não é dos governantes mas do povo que votou. Vote em mim que ganharão um lote.

Nenhum comentário: