segunda-feira, 30 de junho de 2014

O misterioso desastre que atinge o Pacífico da América do Norte continua fazendo milhões de estrelas do mar se transformarem em uma gosma e morrerem em questões de dias.

Publicado por on 2014-06-27


imagem estrela do mar

Desde o final do ano passado uma epidemia desconhecida está afetando as estrelas marinhas e intrigando cientistas. Milhões de estrelas do mar estão se dissolvendo e sendo encontradas mortas em toda a costa oeste da América do Norte, do México até o Alasca. O desastre já foi divulgado aqui pelo Mar Sem Fim porém ainda sem solução, continua a assustar pesquisadores.

A síndrome misteriosa faz com que as criaturas percam seus membros e se reduzam a um estado gelatinoso em questão de dias.

De acordo com a Oregon State University, nos EUA, pode se tratar de uma epidemia de magnitude histórica que causará a morte de toda a população de estrelas-do-mar da costa oeste da América do Norte.

Os estudiosos ainda não encontraram a resposta correta para o que estaria causando esse fenômeno devastador, porém existem algumas hipóteses: a radiação emitida pela usina nuclear de Fukushima, poluição química, infecções bacterianas e/ou virais.


imagem estrela-do-mar doente
Biólogos marinhos e ecologistas estão realizando uma grande operação nas costas dos estados da Califórnia, Washington e Oregon para tentar determinar a fonte e o alcance da síndrome.

Os sinais da doença geralmente começam com lesões brancas nos membros das estrelas, que se espalham para dentro de seus organismos, fazendo com que todo o animal se desintegre em menos de uma semana.

No vídeo abaixo você confere um pouco dessa ação dos pesquisadores e fica sabendo como colaborar com as pesquisas.

Caso encontre alguma estrela do mar com as características dessa misteriosa doença, poste nas redes socias com a hashtag #sickstarfish para que os pesquisadores possam mapear melhor a dimensão da epidemia e descobrir novas pistas.


Nenhum comentário: