sexta-feira, 27 de junho de 2014

Furtos e roubos na Vila Madalena sobem 3.500% durante a Copa




Apuração do G1 mostra que bairro registrou 469 ocorrências desses crimes.


Dados são de 12 a 23 de junho; mesmo período de 2013 teve 13 registros.

 Do G1 São Paulo
Vila Madalena lotada em dia de jogo do Brasil. (Foto: Darlan Alvarenga/G1) 
 
Vila Madalena lotada em dia de jogo do Brasil.
 
A Vila Madalena, bairro da Zona Oeste de São Paulo conhecido pelos bares e agitada vida cultural, registrou aumento nos números de casos de furtos e roubos durante os 12 primeiros dias do mundial de futebol. A região foi eleita como destino preferido dos turistas que vêm a capital assistir a Copa do Mundo, de acordo com a Prefeitura.

Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) aos quais o G1 teve acesso mostram que 469 casos de roubos e furtos foram registrados oficialmente no bairro entre o jogo de abertura da Copa, em 12 de junho, e a partida final do Brasil na fase de grupos, em 23 de junho. 


No mesmo período do ano anterior, foram 13 boletins de ocorrência. Se comparados os dois números, o aumento foi de 3.500%.

O levantamento feito pelo G1 considerou apenas crimes cometidos dentro da Vila Madalena.

O aumento da criminalidade é reflexo da ação de criminosos em meio a multidão: o bairro passou a receber milhares de pessoas em dias de jogos, o que fez com que Prefeitura instalasse banheiros químicos por ali, e a companhia de Engenharia de Tráfego (CET) passasse a adotar bloqueios nas principais ruas da Vila.

Foram registrados 409 boletins de ocorrência de furto. Comparativamente, no mesmo período do ano passado foram apenas nove registros desse tipo de crime. Além de dinheiro, são levados celulares, carteiras, notebooks, relógios, óculos etc.

Eu ia assistir ao jogo do Brasil contra Camarões num barzinho da Vila Madalena, na última segunda-feira [23], quando levei um esbarrão de um grupo de pessoas, caminhei alguns metros e percebi que haviam furtado meu celular"
 
César Padilha,
professor de educação física
 
Ainda considerando as duas primeiras semanas da Copa, também houve crescimento no número de casos de roubos neste ano em comparação com mesmo recorte feito em 2013. São 60 boletins contra quatro no ano passado. Telefones e objetos pessoais diversos são os itens mais roubados.

PM
O G1 procurou a assessoria de imprensa da Polícia Militar (PM), responsável pela segurança ostensiva e patrulhamento das ruas na Vila Madalena durante a Copa, para comentar o aumento da criminalidade no bairro.


Por e-mail, a PM negou que tenha ocorrido aumento de crimes na Vila Madalena. "Cabe ressaltar que não houve aumento no registro de furtos e roubos na região", informa nota da corporação.

Segundo a Polícia Militar, o policiamento na Vila Madalena "foi intensificado para garantir a segurança das pessoas que frequentam o bairro." 

Além do aumento no número de policiais militares a pé e à paisana para identificar suspeitos de crimes, duas bases comunitárias móveis "permanecem estacionadas nas imediações dos locais onde os torcedores ficam concentrados."


Dados sobre criminalidade na Vila Madalena (Foto: Arte/G1)
De acordo com a PM, nesta semana foram presos em flagrante quatro traficantes de drogas. Com eles foram apreendidos 24 frascos de lança-perfume, 13 pinos de cocaína e duas porções de maconha. Também foi detido um ladrão com um celular furtado, que acabou recuperado e devolvido à vítima.

A corporação ainda informou que se reuniu com órgãos municipais para analisar medidas que possam "diminuir o impacto causado aos moradores da região por conta das comemorações da Copa."

A equipe de reportagem também enviou e-mail para a SPTuris para um posicionamento sobre os crimes na região e o público que circulou pelo local, mas não obteve retorno.

Lesões e furtos
Em menor grau, ocorrências de lesões corporais dolosas (aqueles nas quais há intenção de machucar alguém) e furto de veículos também tiveram acréscimo em 2014 relação a 2013.


Foram nove casos de lesão neste ano contra apenas um no ano passado. E foram registrados quatro boletins de furto de carros neste período contra três no ano anterior.

Para roubar ou furtar, criminosos costumam adotar as táticas do "esbarrão" e de "simulação de brigas".  

“Eu ia assistir ao jogo do Brasil contra Camarões num barzinho da Vila Madalena, na última segunda-feira [23], quando levei um esbarrão de um grupo de pessoas, caminhei alguns metros e percebi que haviam furtado meu celular”, lamentou o professor de educação física Cesar Padilha, de 32 anos.

“E eu havia colocado o telefone no bolso da frente já para evitar que alguém quisesse levá-lo”.


Cesar registrou o furto de seu celular no 14º Distrito Policial, em Pinheiros. Na quarta-feira (25), ele tinha ido à delegacia para tentar recuperar o aparelho. “Soube que alguns telefones foram apreendidos e vim aqui fazer o reconhecimento e tentar reavê-lo”.
Corintiano (Foto: Kleber Tomaz / G1) 
 
Professor Cesar Padilha teve o celular furtado
no dia 23 quando ia assistir ao jogo da seleção
num barzinho na Vila Madalena.

Brigas
Também há relatos de assaltantes que simulam brigas para atrair a atenção de pessoas que acabam apartando a confusão. Quando as vítimas se aproximam, são roubadas.

Em números absolutos, as ocorrências policiais registradas na Vila Madalena dispararam do dia da abertura da abertura da Copa até o último jogo da seleção brasileira na primeira fase.

Foram 647 boletins, sendo que os boletins de ocorrências de furtos e roubos somados correspondem a 72,4% desse total, ou 469 ocorrências.

No mesmo período de 2013 tinham sido 63 registros policiais, a maioria deles (36) eram não criminais de perda de documentos ou acidentes, por exemplo.

Para Tom Green, diretor do Conselho de Segurança (Conseg) de Pinheiros, a aumentou a sensação de insegurança no bairro por conta das festividades envolvendo a Copa. “Isso se deve ao grande aumento do público, principalmente à noite”, disse Green, que fará uma reunião com os moradores da Vila Madalena no dia 7 de julho para tratar dos problemas na região decorrentes do mundial. “Esses visitantes consomem bebidas e drogas e essa desordem em geral traz esse sentimento de insegurança”.

Eu ia assistir ao jogo do Brasil contra Camarões num barzinho da Vila Madalena, na última segunda-feira [23], quando levei um esbarrão de um grupo de pessoas, caminhei alguns metros e percebi que haviam furtado meu celular"Cesar Padilha, 32, professor
 
Vila Madalena
 
De acordo com a São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de turismo, a Vila Madalena é o principal destino dos turistas que vêm à capital paulista para assistir aos jogos da Copa do Mundo pela TV. A empresa realizou pesquisa sobre as preferências dos torcedores que moram em São Paulo e torcedores de fora da cidade.


O levantamento feito pela SPTuris mostra que a Avenida Paulista e a Fan Fest do Vale do Anhangabaú, ambas na região central da cidade, aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente, como os locais onde os turistas mais gostam de ir para acompanhar as partidas.

Clima de festa em ruas da Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (23), para o jogo do Brasil contra o Camarões (Foto: Ale Cabral/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)Clima de festa em ruas da Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (23), para o jogo do Brasil contra o Camarões

Nenhum comentário: