sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Bolsa “inteligente” bloqueia zíper e impede compras por impulso



Por Charles Nisz

Você é daquelas pessoas incapazes de deter o impulso consumista? Uma criação do site australiano creditcardfinder.com.au pode ser a solução dos seus problemas. A equipe do site trabalha para alertar sobre as dívidas feitas com cartão de crédito sem planejamento. Os australianos inventaram uma bolsa "inteligente", capaz de impedir os gastos e compras feitos por impulso.


Batizada com o nome de "iBag", o dispositivo alerta quando você se aproxima de "áreas de perigo", como as lojas das suas marcas preferidas ou aquele restaurante cuja conta já apareceu na fatura do cartão de crédito. A bolsa é equipada com um GPS e acende uma luz de LED vermelha quando você se aproxima de locais onde já efetuou compras com o seu cartão de crédito, conforme noticia o Estadão.

Caso você ignore o sinal luminoso, o sistema dispara um SMS para seu marido/esposa, pais ou familiares ou outra pessoa cadastrada por você. Assim, essa pessoa tem tempo de ligar para você e perguntar se você está certo sobre a compra. Tem mais: se você ignora os dois primeiros avisos, a bolsa consegue trancar o zíper e impedir que você efetue a transação até que você se afaste da "zona de perigo".

Por enquanto, a bolsa é só um protótipo criado pelos organizadores do site para conscientizar as pessoas sobre os riscos do mau uso do cartão de crédito, mas o projeto pode virar realidade. Os criadores estão pedindo aos potenciais clientes para se cadastrarem no site e, se houver demanda, vão iniciar a produção. O custo estimado da bolsa é de US$ 173 (R$ 400). O que você acha da ideia?

Nenhum comentário: