sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Depois a SEDHAB diz que quem faz a cidade são os moradores!Mas é autoritária e só faz o que quer!

Cidades.
Publicação: Sexta-feira, 31/01/2014 às 07:23:00     Atualização: 31/01/2014 às 07:26:51

204/205 Sul: Nem todo mundo quer uma creche ali...

Instituição já começou a ser construída, mas é provável que não tenha demanda para o local
Uma creche da rede pública de ensino que está sendo construída em uma área da Asa Sul não tem agradado. 

Os moradores do Plano Piloto dizem que o local não atenderá a comunidade. Nem mesmo as pessoas que trabalham próximo à região veem benefícios. 

Isso porque, para empregadas domésticas, autônomos e comerciantes, seria melhor que a creche fosse construída próximo à casa deles. 

A creche será instalada na 204/5 Sul, em uma área verde atrás da Delegacia da Mulher. A população da Asa Sul argumenta que a área do Plano Piloto concentra poucas crianças, o que não justifica a instalação da instituição. Prevista para ser concluída em 25 de setembro, a escola infantil é destinada a crianças de zero a três anos. 

Orçada em R$ 2,6 milhões, a obra foi iniciada em dezembro de 2013. A empresa Marinho Construções, responsável pela obra, já demarcou todo o espaço verde atrás da delegacia. 

O engenheiro responsável pela obra, Leonardo Vinícius Reis, disse que a próxima etapa será a instalação de tapumes. “Já foi feita a limpeza do terreno, a terraplanagem e agora estamos executando a fundação da área. As obras em si começam daqui a 20 dias”, explica.

Próxima etapa

Segundo Reis, a área foi demarcada pela Terracap e a obra já tem todos os documentos legais necessários para a execução do trabalho. (A população foi consultada?)

De acordo com a Secretaria de Educação, já existe uma instituição de ensino infantil vinculada à rede pública na Asa Norte e mais duas devem ser construídas, uma na 714 Norte e outra na EQN 202/203.

Falta de planejamento

O professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)  Gilberto Lacerda  diz que a existência de creches é importante, no entanto as instituições precisam ser construídas a partir de um estudo para verificar a necessidade. “Numa área onde se predomina o público idoso, construir creche não faz sentido”, aponta.

Ponto de Vista

O professor de administração pública da UnB José Matias-Pereira destaca que deveria ter sido feito um levantamento a respeito da realidade da área. Segundo ele, se em uma determinada localidade há mais casais jovens, a probabilidade de construção de creches se torna real. Caso contrário, é desperdício de recursos públicos.

 “É uma temeridade construir uma creche na Asa Sul, que não dá sinais de que vai haver demanda. Uma das características do GDF é a incompetência em fazer planejamento. Isso porque normalmente as coisas ficam estruturadas de forma deficiente ou não tem planejamento”, considera.

Não antede aos moradores
 
Antônia Lopes, 47 anos, moradora de Águas Lindas (GO), na Região Metropolitana, trabalha como empregada doméstica em uma casa na 204/205 Sul. Ela não aprova a construção da creche porque, segundo ela, seria inviável sair de casa para o trabalho com uma criança no colo, de ônibus. 
 
A funcionária pública Leila Tavernard, moradora da quadra, avalia a atitude como uma invasão da área verde. “Para quem se destina um tipo de construção dessas? Certamente para os moradores da Asa Sul não vai ser”, opina.
 
Área verde
 
O economista aposentado Murilo da Cunha Lion, 60 anos, porém, considera que quem vive na região busca pela vista da área verde, mas concorda que a construção de uma creche é melhor do que um centro comercial. 
 
Clube vizinhança
 
A prefeita da quadra, Cleusa Joanna, 78 anos, destaca que a população não foi consultada à respeito da construção da creche. Ela explica que o espaço tinha um plano de ser um clube da vizinhança com piscinas e áreas de lazer. 
 
Uma denúncia foi entregue ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) contra a obra na 204/205 Sul, e recebeu o apoio dos prefeitos das duas quadras.
 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: