quarta-feira, 19 de março de 2014

Carros elétricos: prejuizos ambientais consideráveis


 José Eduardo Mendonça - 19/03/2014 às 10:45

carros-eletricos-bons-alguns-ruins-para-china
Veículos não são ambientalmente seguros como se pensa


Veículos elétricos são supostamente bons para o ambiente, por não terem escapamentos emitindo CO2. A verdade, porém, é que como todos os produtos manufaturados, eles têm efeitos colaterais ambientais.


O carro híbrido médio contém cerca de 11 quilos de grafite, e um elétrico perto de 50 quilos. A maioria desta substância é minerada na China, e a mineração e o processamento resultam em danos ambientais consideráveis.  Um deles é a chamada “chuva de grafite”, uma poeira prateada que cai do céu perto das minas. O processamento deixa a água utilizada mais ácida. Os fenômenos levaram o governo chinês a fechar muitas minas.

“Não há dúvida de que a China se encontra em uma situação ambiental delicada”, disse Josh Landess, analista da Bloomberg New Energy Finance. “Há uma ironia óbvia, de que prejuízos estejam sendo causados pela indústria de transporte limpo”.


A queda na produção de grafite poderia ter um efeito negativo sobre o setor de veículos alternativos, mas não existe um consenso sobre isto.

Simon Moores, analista da Industrial Minerals Data, de Londres, acredita que o preço da matéria-prima subirá 30% ainda este ano. O impacto sobre os preços finais dos veículos, no entanto, é visto como mínimo.

O problema não são apenas os carros elétricos. Uma e-bike usa um quilo de grafite e um laptop cerca de 100 gramas. Um smartphone, algo como 15 gramas.  O crescimento e a diversificação de dispositivos eletrônicos irá elevar substancialmente o uso de grafite em baterias recarregáveis, comenta a Bloomberg.


Foto: ealecrim/Creative Commons

Nenhum comentário: