quarta-feira, 19 de março de 2014

A cobiça desenfreada da SEDHAB. Um dia crucial para o futuro de Brasilia.


Se aprovada hoje pelo Conplan, proposta do PPCub vai para a Câmara.

26 conselheiros deverão aprovar as planilhas e os mapas que detalham tecnicamente os preceitos do Plano de Conservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) nesta quarta-feira (19/3)



Publicação: 19/03/2014 06:00 Correio Braziliense
 
Em meio a contestações judiciais e discórdias públicas, o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) se reúne hoje para tomar decisões que implicarão mudanças na área tombada de Brasília. Os 26 conselheiros deverão aprovar as planilhas e os mapas que detalham tecnicamente os preceitos do Plano de Conservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). A aprovação dessas modificações pelo colegiado, na semana passada, provocou um racha entre representantes do governo e da sociedade civil.

Os integrantes do Conplan vão deliberar sobre as normas de uso e ocupação da poligonal tombada e seu entorno, esmiuçadas em quase 700 páginas de conteúdo técnico. Para que isso aconteça, o grupo técnico formado dentro do conselho precisa concluir a análise prévia do material para, então, submetê-lo à votação dos integrantes do órgão.

Essas normas tratarão de algumas propostas polêmicas que, há anos, suscitam debates acalorados, como a edificação da Quadra 901 Norte, a liberação de área para surgimento de uma quadra residencial no Sudoeste e a existência de garagem subterrânea no gramado da Esplanada dos Ministérios (leia mais na Pág. 20). Elas estabelecem ainda novidades, como a ocupação de lotes no Eixo Monumental com equipamentos culturais.

Opinião: o PPCub compromete vazios que exigem preservação


Carlos Alexandre -
Publicação: 18/03/2014 09:58 Correio Braziliense
 ( Iano Andrade/CB/D.A Press)

O debate sobre o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCuB) reúne dois campos claramente opostos. 

De um lado estão aqueles que, sob a suposta preocupação de modernizar a capital patrimônio, estão empenhados em levar adiante proposições de enorme impacto no traçado original da cidade. 

Os vestais do futuro defendem modificações no âmago do conceito definido por Lucio Costa. Alegam que as medidas aprovadas durante os debates no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) têm respaldo da unanimidade. 

Mas as reuniões que sacramentaram a ocupação da 901 Norte e a criação de um estacionamento subterrâneo na Esplanada, na semana passada, foram marcadas pela ausência deliberada de integrantes do corpo técnico - leia-se arquitetos e urbanistas - que participam da discussão. 

É difícil sustentar unanimidade nessas condições.

Crônica da Cidade: 'Mané Garrincha' que se pretende construir debaixo da terra é um projeto do atraso

Participe da enquete: você é a favor do novo estacionamento?

Do outro lado da trincheira estão representantes do Instituto dos Arquitetos do Brasil, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e da Universidade de Brasília, além de cidadãos que se manifestam em favor da preservação da cidade. 


Esse grupo repudia o açodamento das propostas em elaboração do Conplan e considera nocivos os interesses que movem os próceres do PPCub. 

Acreditam que uma proposta com desdobramentos inequívocos sobre o tombamento de Brasília precisa necessariamente passar por respaldo técnico e não pode ficar exposta à influência política, ao poder econômico e a interesses imediatistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Brasília é uma merda. Implode logo essa porra e pronto.