quarta-feira, 19 de março de 2014

Governo de SP quer captar água de rio federal

São Paulo VEJA


Sistema Cantareira registrou 14,7% da capacidade nesta quarta-feira

Governo de São Paulo quer captar água do 
rio Paraíba do Sul para suprir demanda do Sistema Cantareira


Governo de São Paulo quer captar água do rio Paraíba do Sul para suprir demanda do Sistema Cantareira (Carlos Emir / Ag. O Globo)
 
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), pediu autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) para captar água da bacia do rio federal Paraíba do Sul e despejá-la no Sistema Cantareira, principal fornecedor de água para a região metropolitana paulista. 

Em uma sequência de queda histórica, o sistema registrou nesta quarta-feira apenas 14,7% de sua capacidade.

O Paraíba do Sul é a principal fonte de captação de água para a região metropolitana do Rio de Janeiro – abastece 10 milhões de pessoas.

Desde o começo do ano, o governo paulista tem descartado a possibilidade de racionamento, apesar do baixo nível do Cantareira. 

Outro fator prejudicial seria o consumo maior de água, impulsionado pelas altas temperaturas do verão mais quente da história no Estado. O governo paulista culpou ainda a estiagem severa pelo desabastecimento.

Na semana passada, a Sabesp reduziu 10% da vazão máxima de fornecimento para a Grande São Paulo. O governo também cortou 15% da quantidade de água vendida para São Caetano do Sul e Guarulhos.

"O governador Geraldo Alckmin pediu que nós, do governo federal, avaliássemos tecnicamente essa proposta, quanto ao impacto e à energia gerada. E também para fazermos a interlocução técnica com Minas Gerais e o Rio de Janeiro", disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Ela se reuniu nesta terça-feira com a presidente Dilma Rousseff e o governador paulista.

Segundo a ministra, se a captação for autorizadam as obras para utilizar a água dos reservatórios do Paraíba do Sul vão demorar um ano.

(Com a Reuters)

Nenhum comentário: