sábado, 7 de junho de 2014

Brasil sofre com faltas, erros e vaias e vence apertado

6/06/2014 às 19:18


Por Giancarlo Lepiani, na VEJA.com:

Foi suado e difícil, mas o Brasil passou no último teste antes do início da Copa do Mundo. Num amistoso truncado e com poucos lances bonitos, a seleção do técnico Luiz Felipe Scolari derrotou a Sérvia por 1 a 0, gol de Fred, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. 

A equipe mostrou um futebol pouco empolgante, com muitos erros – e, desta vez, Neymar pouco conseguiu fazer. Mas o time soube lidar com as dificuldades, aguentou bem a pressão e não se abateu quando o público paulistano, famoso por ser sempre exigente, chiou com as falhas da seleção. 


O grupo de Felipão parece suficientemente maduro para lidar com a ansiedade e o nervosismo do primeiro jogo, na semana que vem. Felipão, entretanto, terá de aproveitar bem os últimos dias de preparativos para o começo da competição: seu time ainda mostra problemas no setor de marcação e tem tido pouca inspiração na armação das jogadas. 


A seleção viaja de volta ao Rio de Janeiro ainda na noite desta sexta, em voo fretado, mas a equipe só volta a trabalhar na Granja Comary no domingo: os jogadores ganham folga no sábado. Depois dos treinamentos do início da semana, a delegação retorna a São Paulo, aí para o jogo que realmente importa: a tão aguardada estreia na Copa, na quinta-feira, contra a Croácia, no Itaquerão.


A Sérvia deixou claro logo de cara que seria um jogo duro para o Brasil: poucos segundos depois do pontapé inicial, Tadic fez falta feia em Neymar. A seleção de Felipão evitou repetir os mesmos erros do início da partida contra o Panamá, quando custou a entrar em sintonia. 


Apesar de mostrar atitude e de entrar ligado na partida, o time tinha problemas para encontrar espaços e criar jogadas. Tanto que a melhor chance foi dos visitantes: aos 8 minutos, Kolarov chutou forte, acertando a rede pelo lado de fora. Neymar voltou a ser atingido duramente aos 14 minutos, por Petrovic, que levou o amarelo pela falta. 


Em seguida, aos 17, o camisa 10 aproveitou uma rara brecha na defesa sérvia e entrou na área para finalizar, mas acabou sendo bloqueado na hora do chute. O Brasil só voltou a levar perigo aos 24 minutos, quando Fred arriscou. 

Mas o problema que mais tem preocupado Felipão nos treinos na Granja Comary – a vulnerabilidade da equipe aos contra-ataques dos adversários – voltou a ser exposto aos 29: em uma jogada rápida pela esquerda, David Luiz cortou um cruzamento perigoso na pequena área. 

A seleção levou outro susto apenas dois minutos depois, desta vez numa jogada pela direita: Mitrovic recebeu o cruzamento mas cabeceou para fora.


O Brasil tentou reagir, com Hulk puxando o ataque pelo lado direito e Daniel Alves arriscando de fora da área, mas sem perigo para o goleiro Stojkovic. Aos 40, num dos poucos momentos em que Neymar teve espaço para se movimentar à vontade, a arrancada do craque parou na falta de Matic, na entrada da área. 


Se em Goiânia o próprio Neymar bateu a falta e abriu o placar, desta vez foi David Luiz que se apresentou para a cobrança, que saiu pelo alto. 


O Brasil errava muito tanto no ataque, com passes com defeito (principalmente de Oscar, muito mal no jogo, e Hulk), como na defesa – até David Luiz e Thiago Silva, cujas falhas são raras, trombaram e possibilitaram um ataque sérvio (a jogada foi interrompida por impedimento). 


Logo no lance seguinte, a defesa brasileira se atrapalhou na saída de bola, deixando o torcedor paulistano inquieto. E no minuto final da primeira etapa, surgiam as primeiras vaias à seleção – até aquele momento, os cerca de 67.000 presentes ao Morumbi apoiavam a equipe e gritavam os nomes de Neymar, Felipão e David Luiz.
 

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: