França
Segundo juiz, o texto tinha grande relevância nas buscas do Google e prejudicava o estabelecimento
Leia também:
Google inicia remoção de links em buscas na Europa
O título em questão, "O lugar para evitar em Cap-Ferret: Il Giardino", não agradou o dono do restaurante, que procurou a justiça francesa. Segundo o processo, o texto aparecia em quarto lugar no Google quando um usuário fazia uma pesquisa pelo nome do estabelecimento. Para o proprietário, o review prejudicava o seu negócio injustamente. Carolina discorda. De acordo com a blogueira, o serviço do local, bem como o atendimento do proprietário, foram ruins e não mereciam elogios.
A popularidade de Caroline nas redes sociais influenciou a decisão do juiz. A blogueira, que escreve sobre moda, literatura e gastronomia, tem mais de 2.000 seguidores no Twitter e uma comunidade de leitores bastante ativa. A justiça determinou que ela não use a construção "lugar para evitar" no título do post e pague o valor de 1.500 euros (4.578 reais) para o restaurante. A blogueira acabou tirando o texto do ar.
Crime — Para Caroline, a decisão transformou em disparate aparecer bem nas buscas do Google. A blogueira reclamou: "Esta decisão cria um novo crime: o de ter uma influência muito grande na internet", disse a crítica para a rede britânica BBC. Para um site local, o proprietário do restaurante se manifestou: "As pessoas podem criticar, mas com respeito". A blogueira disse que não vai recorrer da decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário