quarta-feira, 23 de julho de 2014

ONU aprova investigação sobre a ofensiva de Israel em Gaza; EUA votam contra




Em Genebra


O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou nesta quarta-feira (23) uma resolução que condena Israel por sua atual ofensiva militar sobre Gaza e cria uma comissão para investigar crimes e violações do direito internacional durante essa operação.



 

O único voto contrário foi dos Estados Unidos, que considerou que o conteúdo da resolução é "destrutivo" e que em nada contribui à cessação das hostilidades, enquanto, entre os 47 países-membros do Conselho, a resolução foi aprovada por 29 votos, com 17 abstenções.


 

Todos os países latino-americanos apoiaram o documento, que pede a Israel que detenha imediatamente sua operação militar e, em geral, todos os ataques contra os civis.


Morte de jovens reacende conflito entre Israel e Palestina

23.jul.2014 - Palestino carrega o pai enquanto correm para se esconder durante um ataque aéreo israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza Hatem Ali/AP


Arte UOL
Mapa mostra localização de Israel, Cisjordânia e Gaza
 
Além disso, reivindica a suspensão do bloqueio sobre Gaza para a entrada segura de ajuda humanitária e o comércio de bens.

 

Sobre a comissão investigadora, o documento destaca que terá personalidade independente e internacional, e que deve viajar de forma urgente aos territórios palestinos para realizar sua investigação.
 

Suas indagações deverão cobrir o período desde o dia 13 de junho, além de incluir a identificação dos responsáveis dos crimes e recomendar medidas para que sejam julgados por seus atos.


Crianças sofrem com ataques israelenses à faixa de Gaza


23.jul.2014 - Crianças palestinas de Beit Hanun, no norte da faixa de Gaza, observam por trás de janela de uma sala de aula em uma escola da ONU, no campo de refugiados de Jabalia, onde as famílias deslocadas se abrigaram depois de fugir de combates entre Hamas e Israel Mohammed Abed/AFP

"Tudo isto com o propósito de evitar e pôr fim à impunidade, e garantir que os responsáveis prestem contas", indica a resolução.



Todos os países europeus membros de Conselho - Alemanha, Itália, França e Reino Unido, entre eles - preferiram abster-se na votação, depois que mais cedo insistiram que tanto Israel como o movimento islamita palestino Hamas deviam fazer esforços para deter as hostilidades e aliviar o sofrimento da população.


O documento, que tem um extenso preâmbulo e 16 parágrafos resolutivos, não faz nenhuma menção aos lançamentos de foguetes de Gaza contra Israel.
Na única referência a isso, o Conselho condenou "a violência contra os civis, onde ocorra, incluindo o assassinato de dois civis israelenses como resultado do tiro de foguetes".

Notícias relacionadas

Nenhum comentário: