quinta-feira, 25 de setembro de 2014

DRF prende quadrilha especializada em roubar casas de luxo

Rota de Segurança

download
A Polícia Civil do Distrito Federal (CPDF) desarticulou na manhã desta quarta-feira (24/9) uma quadrilha especializada em roubar casas no Lago Sul, Riacho Fundo, Taguatinga e Ponte Alta. Quatro pessoas, entre elas duas mulheres, haviam sido presas até às 8h. O quinto envolvido com a organização criminosa está preso na Papuda e o sexto conseguiu fugir, mas deverá ser preso a qualquer momento.

As vítimas da quadrilha eram em geral pequenos comerciantes que guardavam dinheiro em casa. O bando agia com muita violência. As pessoas eram mantidas reféns, ameaçadas de morte e torturadas para entregar joias, eletroeletrônicos e objetos de valor. Uma delas foi queimada com um ferro quente de passar roupa.

Os assaltantes esperavam as pessoas na entradas das casas para rendê-las e contava também, com informações privilegiadas de um suposto pintor de parede, que teria passado dados de uma casa no Lago Sul, por isso a operação foi batizada como Painter (pintor em inglês). Os ladrões ficavam muito tempo dentro do imóvel recolhendo os bens e depois fugiam deixando-as trancadas.

Segundo o delegado-chefe da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF), Fernando César Costa, a última ação da quadrilha ocorreu em uma casa em Ponte Alta, no Gama.  Agiram com extrema violência e a família ficou muito assustada. “Estávamos investigando esse grupo, pedimos ao Judiciário os mandados de prisão e de busca e apreensão e a operação havia sido planejada a uma semana”, disse.

Os mandados de prisões foram cumpridos na casa dos suspeitos no Recanto das Emas e em Samambaia, enquanto alguns de busca e apreensão em endereços em Ceilândia. Entre os presos está um homem apontado como líder da organização criminosa.

O material apreendido e os presos estão sendo levados por 40 policiais que participam da operação para a sede da DRF, no Departamento de Polícia Especializada (DPE), no Parque da Cidade.
De acordo com Fernando Cesar, os presos Jair Gomes da Silva Filho, 33 anos; Edson Brito dos Reis, 30; Daniele Amâncio de Lima, 24; e Selma Maria Amâncio Rodrigues, 47; e Deusdete Jorge da Silva Júnior, 27 anos, foram indiciados por associação criminosa armada e roubo circunstanciado.


Se condenados podem pegar uma pena de mais de 15 anos de reclusão. Os homens estão presos no DPE e as mulheres serão levadas para o Presídio Feminino do DF, conhecido como Colmeia, à disposição da Justiça.

Nenhum comentário: