quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Primeira delação premiada homologada na Lava Jato incomoda Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander




Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Os grandes bancos brasileiros são os mais afetados pelo primeiro acordo formalmente fechado de delação premiada na Operação Lava Jato com Luccas Pace Júnior. Além de explicar o funcionamento do esquema de lavagem de dinheiro da doleira Nelma Kodama (que fazia operações em comum com o doleiro Alberto Yousseff), o réu forneceu detalhes sobre como os bancos ajudavam nas operações bilionárias de lavagem de dinheiro. Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander serão incomodados pelos investigadores da Lava Jato. Mais incomodados que eles só quem fica, mas finge que não, é o blindado Luiz Inácio Lula da Silva, que jura nada saber sobre a Lava Jato.

A grande expectativa é com as informações comprometedoras que poderão ser passadas ao Ministério Público e à Justiça Federal, com provas documentais e testemunhais, pelo doleiro Alberto Youssef. A previsão dos procuradores que investigam o caso é que as revelações do doleiro terão impacto mais profundo que as denúncias de Paulo Roberto Costa – que Lula chamava, carinhosamente, de “Paulinho”. Poderosos políticos correm risco de incineração. No entanto, a cúpula de campanha petista avalia que as bombas da Lava Jato não afetarão o desempenho de Dilma no curto prazo, seja no primeiro ou na disputa do segundo turno eleitoral. Depois, só Deus sabe...

O juiz Sérgio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, e a força tarefa do Ministério Público Federal, junto com a Polícia Federal e a inteligência da Receita Federal, vão focar nos maiores bancos do País. O delator premiado citou quatro grandes bancos, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Santander, como coniventes com as operações de lavagem de dinheiro realizadas pelo grupo criminoso. Luccas denunciou que os bancos aceitavam operações de empresas de fachada com movimentações muito acima do que o porte delas permitiria. Os bancos Itaú, Santander e Bradesco não quiserem se pronunciar sobre as denúncias. 

Quem reagiu de forma mais transparente à denúncia de Luccas Pace Júnior foi o Banco do Brasil. O delator revelou que um gerente do BB atuava diretamente com a doleira Nelma. O BB esclareceu, em nota oficial, que cumpre integralmente a legislação em vigor e adota controles rigorosos de prevenção e combate à lavagem de dinheiro: “Repudiamos qualquer insinuação de conivência com os delitos investigados e informamos que o funcionário citado foi demitido do Banco do Brasil, por justa causa. Apurações internas sobre sua conduta foram repassadas às autoridades responsáveis pela investigação".

Presidenta da ONU?


Grande parte das onze páginas do discurso de Dilma Rousseff na abertura da Assembleia das Nações Unidas, ontem, foi inegavelmente uma inútil e abusiva tentativa de campanha eleitoral.

Dilma gastou longo tempo enaltecendo os feitos internos do governo petista no Brasil, em vez de tratar de assuntos de interesse global.

E ainda conseguiu se desgastar com os Estados Unidos e com Israel, na hora em que reclamou do emprego da força armada nos conflitos no Oriente Médio...

Dilma Transformer


Parto doloroso

Nenhum comentário: