quinta-feira, 27 de março de 2014

Maconheiros e baderneiros da UFSC mantêm ocupação na reitoria da UFSC após dois dias


27/03/2014 08h03


Reitora prometeu mudar documento que autoriza entrada da polícia.


Apesar da ocupação, aulas seguem normais dentro da universidade.

Do G1 SC
16 comentários



A ocupação da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entra no segundo dia, nesta quinta-feira (27).

O grupo de alunos que ocupou o local logo após confronto com a polícia nesta terça-feira (25), decidiu permanecer no espaço mesmo depois de a reitora Roselane Neckel ter prometido pedir ao Ministério Público de Santa Catarina a alteração do Termo de Ajuste de Conduta, assinado em 2013, que permitia a entrada da polícia no campus Trindade, em Florianópolis.


Os estudantes entraram no espaço no final da tarde de terça-feira durante confronto que começou após estudantes, professores e servidores da instituição protestarem contra a detenção de um aluno preso por policiais federais a paisana que faziam uma operação dentro da instituição. Ele informou ao G1 que estava sentado com colegas quando o grupo foi revistado e os agentes encontraram maconha na bolsa do homem de 29 anos.


Jovem foi detido pela polícia durante confusão na UFSC (Foto: Agência RBS/Divulgação) 

Cinco estudantes foram detidos pela polícia durante confusão 

Membros da comunidade acadêmica pediram que um termo circunstanciado fosse assinado dentro da universidade e não fosse feita a condução dele para a delegacia. Com a negativa da polícia, iniciou um protesto que reuniu cerca de 300 pessoas.

A Polícia Federal acionou a tropa de choque da Polícia Militar que disparou bombas de efeito moral, balas de borracha e gás de pimenta para controlar a manifestação. Em reação, estudantes viraram dois carros públicos, um da Polícia Federal e outro da segurança do campus.

Durante a ação policial, cinco alunos foram detidos por porte de drogas e liberados após assinarem termo circunstanciado. Outros ficaram feridos.

Documento permite entrada da polícia

Um documento assinado em dezembro de 2013 permitia a entrada da polícia no campus, quando fosse acionada. O Termo de Ajustamento de Conduta realizado com o MPSC prevê regulamentar as festas dentro da instituição.
Em dezembro, UFSC assinou TAC que permitia entrada da polícia quando acionada (Foto: Osvando Sagaz/CBN) 

Em dezembro, UFSC assinou TAC que permite entrada da polícia quando acionada

Segundo o documento, entre os pontos acordados está a responsabilidade da instituição "oficiar a Secretaria de Segurança Pública para que preste apoio ao Departamento de Segurança da UFSC, por meio das Polícias Civil e Militar, sempre que solicitadas, inclusive pelo telefone 190, registrada nesse ato a plena anuência da UFSC para a atuação dessas corporações quando necessário para restabelecer a ordem e reprimir a criminalidade no interior e arredores do Campus".

No ponto seguinte, foi estabelecido o prazo de 120 dias para a universidade apresentar nova resolução disciplinadora das atividades de confraternização.

O compromisso oficial e por escrito da reitoria em não permitir a entrada da polícia armada, além da liberação de festas na UFSC estão no topo da lista de reivindicações dos alunos que ocupam o prédio da reitoria. Eles ações que garantam mais segurança no local.

A decisão dos discentes foi tomada em assembleia realizada entre o final da manhã e o início da tarde desta quarta-feira (26). Algumas horas depois, em audiência pública com a comunidade acadêmica por volta das 16h, a reitora Roselane Neckel prometeu solicitar a revisão do documento que permite a entra da polícia. Ela afirmou que os responsáveis pela administração irão “encaminhar a solicitação e pedir que as responsabilidades sejam apuradas”. Segundo a reitora, “todos os processos serão encaminhados ao Ministério da Justiça".

Consumo e tráfico de drogas no campus

O delegado da Polícia Federal Paulo Cesar Cassiano Júnior disse que a polícia tem informações sobre o consumo e o tráfico de entorpecentes no campus.

"A Polícia Federal esteve no campus da Universidade porque nós temos informações que nos levam àquele local como um lugar onde o uso e o tráfico de entorpecentes é bastante comum. Foram essas informações que nos levaram até lá e nós logramos efetuar as prisões em flagrante", declarou.

Em nota divulgada na noite de terça (25), a reitoria da UFSC informou que a comunidade universitária "foi vítima de uma ação violenta e desnecessária, comandada por Delegados da Polícia Federal, ferindo profundamente a autonomia universitária e os direitos humanos e qualquer protocolo que regule as relações entre as instituições neste país".


 Comentarios
  • Thysleithousand

    Apliquem o Enade por lá, para verem as notas.
  • Carlos Alberto
     
    Resistam! Lugar de polícia não é dentro das universidades. Esses espaços são de vanguarda e só mostram tendências sociais: foi assim com os negros, homossexuais e agora com os apreciadores de Cannabis. Qual o mal, quando não há trafico, em se fumar um cigarro de maconha? Se você se ofende, pergunte-se o que mais do que rir de você uma pessoa chapada poderia fazer. Fiscais da lombra alheia.
  • André

    Essa garotada mimada de hoje em dia eu vou te falar, tinha que entrar lá e meter neles a porrada, identificar os mais abusadinhos e expulsar da universidade. No Brasil todo mundo da uma de coitadinho e os valores são invertidos rapidamente.
  • Ana Sweetheart

    Mesmo problema aqui na UnB. Alguns alunos militantes não permitem a entrada da PM e por isso está cada vez mais violento no campus. Só ontem houve um assalto e um sequestro relâmpago, isso pra não falar nos inúmeros casos de estupro. Cansada de passar medo para que alguns drogados possam ter uma área para fumarem maconha!
  • Eliomar Gonçalves

    Eles querem proibir a policia de entrar no campus, dessa forma ficam à vontade para traficar, fazer badernas e transformar a Universidade em uma bacanal, estudar que é bom ninguém está preocupado com isso, são esses os profissionais que vamos receber no mercado, são irresponsáveis descomprometiddos e passam o dia usando drogas queimando recursos da união e dinheiro dos pais.
  • Revolution Curitiba

    na UTFPR curitiba a piazada rica já fuma maconha desde o ensino médio na quadra de esportes e lotado de câmeras de vigilância..isso durante a aula de educação física e intervalos
  • Shingo Yabuki

    Sou estudante de federal aqui em MG, fico sem entender essa parcela de estudantes de federal e estadual que literalmente são "metidos a liberais" achando ruim policiamento. Sinceramente...Desde 2011, nunca vi policial amolar gente que está estudando... Agora, a turminha da maconha e droguinhas.... Esses meninos mimados, deveriam levar um "couro na bunda"...
  • Adilson Soares

    maconha dentro das universidades pode? Porrada neles!!!
  • Revolution Curitiba

    teoricamente a universidade beneficia a sociedade com novas tecnologicas e projetos de cidadania e sociais. no pé que tá o "benefício" eh lotar a cidade de traficantes e criminosos
  • Filipe

    Vejam o cenário, não trabalham, são sustentados pelos pais que trabalham, os pais se esforçam dão moradia, mesada e tudo mais, achando que seu filho lindo está estudando, e veja no que ele se mete? Sem dúvida uma das maiores frustrações para um pai, mas lanço um desafio, mostre-me os boletins, quero ver as notas de todos ai, dúvido que exista um aluno bom nessa corja ai, pois para ter tempo para isso, sem dúvida não estuda ou então faz aqueles cursos bem legais que só desocupado se interessa.
  • Revolution Curitiba

    O que não faz um pouco de maconha pra ficar doidão e sexo com calouras.
  • Gildo Filho

    Definitivamente se constituem num bando de desocupados que a julgar pelo tempo livre não devem trabalhar: Aonde estão seus papais? Cortem o video game e a mesada! Refrigerante só no final de semana!
  • Luis Fernando

    Que vergonha para SC! Estão lá para estudar ou fazer baderna? Querem impedir a polícia, mas se um dia a coisa aperta... aí vão querer chamar 190? Seus sem vergonha.

Nenhum comentário: