quinta-feira, 27 de março de 2014

Seria a Graciosa um ET?

Jorge Oliveira 
É uma graça, essa Graciosa! 
Publicado: 26 de março de 2014 às 15:35
Diario do Poder

Brasília – A presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, a quem a Dilma apelidou de “Graciosa” ao dar-lhe posse numa solenidade do Palácio do Planalto, parece enfezada com os quadrilheiros que se apossaram da estatal há 12 anos. Numa entrevista aos repórteres Ramona Ordoñez e Bruno Rosa, do Globo, ela joga para plateia ao dizer que “não fica pedra sobre pedra” a apuração que mandou fazer sobre a compra do ferro velho de Pasadena, no Texas, que ajudou o dono do negócio a ser um dos mais ricos da Bélgica.

Parece até que Graciosa é um ET, desceu de uma nave espacial na sede da empresa na Avenida Chile, no Rio. A julgar pelas suas declarações ao jornal carioca, quem sabe se não veio de uma galáxia distante.  Há 37 anos anos lá dentro, onde começou como estagiária aos 24, desconhece tudo que passa em sua volta. Recebeu a empresa de presente da Dilma para administrar em janeiro de 2012 .

E ali manteve durante esses dois anos o silêncio conivente sobre as trapaças dos petistas que transformaram a diretoria no covil de numa quadrilha organizada para roubar dinheiro e distribuir em campanhas políticas. Se não fosse a frase de efeito, a entrevista da Graciosa poderia ir muito bem para a cesta do lixo. Em nenhum momento, ela, que conhece muito bem os emaranhados da empresa, responsabilizou Sergio Gabrielli, ex-presidente, ou outro diretor pelos danos financeiros causados à Petrobrás.

Na entrevista, Graciosa preferiu burocratizar os esclarecimentos da podridão para escamotear a verdade de que a Petrobrás nessa última década foi ocupada por sindicalistas incompetentes e desqualificados; que os diretores eram, e ainda são, nomeados por interesses políticos; que, no auge da anarquia, até o Severino, ex-presidente da Câmara, exigiu a “diretoria que furava poços” para apoiar o governo petista; que caíram pela metade as ações da Petrobrás nesse período; que o Hugo Chávez nunca assinou oficialmente uma folha de papel se comprometendo a participar da construção da refinaria Abreu e Lima, outro quartel-general da corrupção; e que, finalmente, há doze anos, instalou-se na Petrobrás uma quadrilha especializada em fazer negócios escusos para manter o PT no poder.

Graciosa, na entrevista, fez cara feia para se dizer indignada com tanta patifaria na empresa que dirige. Tudo jogo de cena. É de se perguntar: o que ela fez nesses dois anos para moralizar a Petrobrás, um dos maiores patrimônios do povo brasileiro? Nada. Trocou apenas alguns manjados diretores que passaram depois a ter vida luxuosa à frente de empresas de consultoria a serviço da Petrobrás. Foi o caso de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento, preso por lavagem de dinheiro, que manteve um pé lá dentro como lobista e consultor de empresas interessadas em negociar propinas com a estatal.

Graciosa também agraciou outro diretor, premiando-o com uma  diretoria do sistema Petrobrás. Aceitou a nomeação de Nestor Cerveró como diretor financeiro da BR Distribuidora, mesmo sabendo que ele sonegou documentos da negociação entre a Petrobrás e os belgas, donos da refinaria texana.

O curioso é que só agora, anos depois, é que Graciosa e Dilma, sua amiga, descobrem o responsável pela bandalheira: Cerveró. Mentira. O ex-diretor estava a serviço do governo petista há muito tempo e a refinaria foi negociada quando a Dilma era presidente do Conselho da Petrobrás, portanto, Cerveró é apenas o bode na sala, o que menos tem culpa no cartório.

A comissão de senadores e deputados que levou a representação ao Procurador-Geral da República para investigar a Dilma acertou na mosca. Não basta apenas crucificar o Cerveró, é preciso encontrar o responsável ou responsáveis pela bandalheira. Pelo menos três deles, ao que se sabe, tem nomes e endereços conhecidos: Dilma Roussef, Luis Inácio Lula da Silva e Sérgio Gabrielli.

A Polícia Federal não precisa gastar tanto dinheiro com diligências. É só intimá-los a depor.

Comentarios:

 

  • Lauso Francisco Magnani· 
    Parabéns ao colunista ! Nenhum reparo. Que lucidez, que coragem ... com certeza estará marcado pela PeTralhada. E não sabemos sequer a metade...

  • Robespierre Danton · 
    Cristalino como deve ser a verdade. Parabéns! Digno de um editorial,quando haviam editoriais. Vamos desratizar o Brasil!

  • Ronaldo Cose Souza 
    ptralhas bando de bandidos,alguem pode me dizer por onde anda o barba,nessas horas ele some esse covarde

  • Paulo Roberto Martins Tristão ·
    Jorge Oliveira, o colunista da verdade por inteiro. Parabéns !

  • Rosa Casta ·
    Provavelmente vão escorrer pela barba do Lula e se perder por aí todas as acusações. Parabéns pela coragem de dar nome aos bois. Ainda vamos saber que o tal barão esteve sempre a serviço do PT. É uma vergonha !

  • Aldayr Heberle · 
    Seu artigo é tão claro e realista, que deveria ser publicado na primeira página de todos os jornais deste Pais e lido no horário nobre de todas as nossas emissoras de rádio e TV.

  • Washington Luiz Alves DE Alencar Alencar ·
    TEMOS QUE ACREDITAR QUE EXISTE NESTA NAÇÃO UM FILHO DA PÁTRIA.

    • Jose Divonir Peri Divonir ·
      filho da patria eu não sei se existe, mas filho da puta voce pode escolher, por idade, cor, formação "profissional" e outras cocitas mais.

  • Heron Kardec Martins Lopes · 
    Conhecem a do Caipira, Matuto paciente, mas com a péssima fama de "comedor" e que em um quarto de Hotel picava fumo, quando entrou um "Brabão", deu 3 tiros num Rato, Chutou uma das camas e perguntou; Como é ? Não vai falar nada não? O Caipira responde; "Só-tou" esperando "mode" se acalmar, pra-nóis Hóoo!! ( Uma mão no cotovelo da outra e Top top top). Creio esta assim agindo alguns Políticos ( existem) Sérios deste País com relação a esta Senhora e a petralha-Geral e "Em tempo": Ainda bem que o Esp. Santo marcou presença com o Senador Ricardo Ferraço.

  • Álvaro Araujo · 
    Vocês acham que mais esse crime dos PeTralhas vai ser punido?

  • Petronio C De Gois Crescencio · 
    Complementando comentário de Washington Luiz : "um filho da Pátria e tantos FDPs"

Nenhum comentário: