sexta-feira, 14 de março de 2014

Nível do Cantareira não para de cair. E falta água em SP

Cidades  VEJA

Sabesp anunciou a redução da água distribuída aos municípios ligados ao Cantareira na Grande São Paulo; Guarulhos terá racionamento

Foto 1 / 51
Ampliar Fotos
Vista do reservatório Jaguari, que faz parte do Sistema Cantareira, na região de Vargem
Vista do reservatório Jaguari, que faz parte do Sistema Cantareira, na região de Vargem - Mariana Pekin

O volume de água armazenado no Sistema Cantareira registrou a pior marca histórica pelo terceiro dia consecutivo: nesta sexta-feira, chegou a 15,5% da capacidade total dos reservatórios. De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), há um ano o índice era de 58,6%.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, moradores de bairros da Zona Norte da capital paulista e da Região Metropolitana continuam relatando falta de abastecimento durante as madrugadas.

Ao contrário do aconteceu em dezembro, janeiro e fevereiro, as chuvas de março estão dentro da média prevista. 

Mas o volume, no entanto, ainda não é suficiente para recuperar os níveis das reservas. Nas duas primeiras semanas do mês, choveu sobre a região do Cantareira (na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais) 122,4 milímetros, mais de 65% da média histórica prevista para março.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostra que o governo de São Paulo precisará construir represas equivalentes a dois novos sistemas Cantareira até 2035 para que grande parte do Estado não fique sem água.

Nesta sexta, o índice do Alto Tietê se manteve estável, em 38,5%, enquanto o do Guarapiranga subiu para 74,4%. Para garantir o abastecimento de água na Grande São Paulo, a Sabesp anunciou que irá transferir para os dois sistemas o abastecimento de até 3 milhões dos 8,8 milhões de consumidores atendidos pelo Cantareira.

Apesar da situação crítica do principal sistema de abastecimento da região, a concessionária segue descartando a possibilidade de um racionamento. Nesta quinta-feira, a Sabesp anunciou a redução da água distribuída aos municípios permissionários do Cantareira, aqueles que compram água da companhia no atacado. Guarulhos será a cidade mais afetada.

Leia também: Contra racionamento, SP vai remanejar água
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: