sexta-feira, 14 de março de 2014

Sem Barbosa, STF absolve mensaleiro João Paulo Cunha




Mensaleiro se livra da lavagem de dinheiro e garante regime semiaberto

Publicado: 13 de março de 2014 às 15:54 - 
Em nova composição, o Supremo Tribunal Federal (STF) acatou o recurso do mensaleiro João Paulo Cunha (PT) e o liberou da acusação do crime de lavagem de dinheiro. 

O voto dos novatos Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, indicados pela presidenta Dilma Rousseff, foi determinante para garantir a absolvição. 

O Supremo finaliza o julgamento dos embargos infringentes do mensalão sem a presença do ministro Joaquim Barbosa.

A votação favorável à condenação pelo crime de lavagem de dinheiro foi apertada. 

Cinco dos 11 ministros que compunham a Corte entenderam que apenas uma suposta dissimulação no recebimento de dinheiro não se configuraria como crime de lavagem de capitais. Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello e Cezar Peluso votaram desse modo.

Com base nas decisões de Teori Zavascki quando era ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ),que entendia que, em casos semelhantes ao de João Paulo Cunha, não devem ocorrer condenações por lavagem de dinheiro.

Com o resultado, a pena do ex-deputado petista será reduzida em 3 anos,  passará de 9 anos e 4 meses para exatos 6 anos e 4 meses. 

Além do processo de Cunha, serão analisados os recursos do ex-assessor do PP João Claudio Genu e de Breno Fischberg, ex-sócio da corretora Bônus Banval, empresa supostamente utilizada como laranja no escândalo do mensalão.


 Comentários

 

  •  
    O Ministro Joaquim Barbosa foi como um oasis num deserto de corrupcao, bandidagem e crime de colarinho branco! Sem ele este pais ira para o ralo mais rapidamente.

    Todos os dias lemos casos de roubos e rombos; o que banaliza o crime, passamos a fazer gracinhas sobre estes escandalos quando deveriamos nos rebelar e protestar contra o mau uso do dinheiro do povo que paga taxa neste brasil.

    O pobre ja esta devidamente "COMPRADO" com estas inumeras "BOLSAS" que mais é um "CALA BOCA", o rico tem mecanismos para mandar dinheiro para paraisos fiscais e quem sobra para pagar esta putaria toda??? 
     
    A famigerada clase "MEDIA" que esta em folhas de pagamento e sem meios de escapar de contribuir mesmo achando que o seu dinheiro ira para algum ladrao do governo.

    O Brasil só esta a espera de um lider! para acabar com esta safadeza!
  •  
    Washington Luiz Alves DE Alencar Alencar ·
    Esse Ministro Marco Aurélio Mello, navega de acordo com as águas.
     

  •  
    Antonio Carlos Oliveira Filho · 
    E ainda temos que pagar os salários desses bravos alquimistas, digo, ministros.
     
    Adelar Taffarel · 
     
    Esses senhores e senhoras do STF não"conseguiram", por sua mediocridade intelectual ver o crime cristalino de formação de quadrilha. Agora não conseguem ver o crime de lavagem de dinheiro. E pensar que esses mesmos sujeitos vão julgar questões importantíssimas como correção do FGTS, correção dos planos econômicos etc.
  • Gregório Rabêlo ·
    A bancada do caos tomou conta do STF. Lá agora até o Marcola recebe habeas corpus e fFernandinho Beira-Mar pode ser homenageado. O povo brasileiro indefeso é desonrado com decisões viciadas.
     
    Jose Luiz Foggetti ·  
    MENSALEIROS ,NA VISÃO DO JUDICIÁRIO, SÃO TODOS INOCENTES.V E R G O N H A.
     
    Esta é a famosa "tirania da maioria" de TOCQUEVILLE.

Nenhum comentário: