quarta-feira, 7 de maio de 2014

Brasil do PT= Colapso das reservas hidricas. Vazão do Rio Piracicaba cai para um quarto da média histórica, diz Daee


06/05/2014 13h19

Volume médio de água para dias de maio é de 91,57 mil litros por segundo.


Menor quantidade em 30 anos foi na sexta-feira (2), de acordo com o órgão.



Do G1 Piracicaba e Região



Pedras podem ser vista no Rio Piracicaba, que está com baixa vazão (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Pedras podiam ser vistas no Rio Piracicaba na terça-feira (29) 

A vazão do Rio Piracicaba no trecho que passa pela Rua do Porto, no Centro de Piracicaba (SP), caiu para um quarto da média para maio. O volume médio registrado nos primeiros dias do mês está na casa dos 21 mil litros de água por segundo, enquanto o normal é de 91,57 mil litros por segundo. Na sexta-feira (2), a medição apontou a menor vazão para dias de maio em 30 anos: 17 mil litros por segundo. As informações são do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).

De acordo com a série histórica de 30 anos do Daee, que tem dados de 1983 a 2013, a menor vazão registrada em um único dia de maio foi de 38,76 mil litros por segundo, em 1986. Às 12h desta terça (6), a vazão era de 22,47 mil litros por segundo, conforme o Sistema de Telemetria do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).


Rio Piracicaba com pedras e espuma nesta terça-feira (6) (Foto: Edijan Del Santo/EPTV) 
Rio Piracicaba com pedras e espuma nesta
terça-feira (6) 


Nesta segunda-feira (5), grande quantidade de espuma foi registrada no Piracicaba. Muitas pedras do fundo do manancial também estavam expostas. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) informou que a espuma é resultado da presença de detergentes no esgoto lançado no rio e que, com a forte estiagem, a concentração do esgoto aumenta e a espuma fica visível.

Recorde em abril

O mês de abril também registrou vazões baixas recordes em relação à série histórica do Daee. Em apenas 6 dias, o volume caiu 43,27% e passou de 44,25 mil litros por segundo na última quarta-feira (23) para 25,10 mil litros por segundo na terça-feira (29), também o mais baixo para abril dos últimos 30 anos.


De acordo com a série histórica de 30 anos do Daee sobre o Rio Piracicaba, a vazão média para abril é de 118,46 mil litros de água por segundo. A mínima da análise registrada ocorreu em 1986, com 38,76 mil litros por segundo, ainda segundo o órgão.

Crise hídrica

Em um verão atípico com poucas chuvas, o Rio Piracicaba registrou uma das vazões mais baixas da história quando 13 mil litros de água por segundo passaram pelo manancial na mesma área, na Rua do Porto, em fevereiro deste ano.


COMENTARIOS:

Bazuzo Ss

Ontem a noite por volta das 19:00hs tinha um monte de espuma branca boiando... estava igual aquele dia de manhã...


  • Thiago Souza

    HYUNDAI?
  • Biker

    Não, detergente mesmo e a baixa oxigenação d'água. Tadinho do nosso Rio :-(

Nenhum comentário: