quarta-feira, 7 de maio de 2014

"Cinco suspeitos de linchamento estão sendo identificados", diz polícia "Esses são os eleitores da Dilma e a ralé do PT gente ignorante, dependentes de bolsa família e desocupados. Mais uma vítima do sistema", diz população.

Homem detido nesta terça-feira teve a prisão temporária decretada.


Mulher foi espancada por multidão após boato em página de rede social.

Do G1 Santos

Homem agrediu dona de casa com um pedaço de madeira em Guarujá, SP (Foto: Reprodução / TV Globo)Homem agrediu dona de casa com pedaço de madeira, segundo a polícia 
O delegado Claudio Rossi, da Delegacia Sede de Guarujá, no litoral de São Paulo, informou que cinco pessoas suspeitas de participação no linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, no sábado (3), em Guarujá, no litoral de São Paulo, estão sendo identificadas. Segundo o delegado, um suspeito detido nesta terça-feira (6) já teve a prisão temporária decretada.

Fabiane foi atacada por uma multidão depois da publicação de um retrato falado em uma página no Facebook de uma mulher que realizava rituais de magia negra com crianças sequestradas. A dona de casa morreu na manhã de segunda-feira (5) após passar dois dias internada no Hospital Santo Amaro.



Valmir Dias Barbosa, de 48 anos, foi detido no bairro Morrinhos, a mesma região onde a vítima morava e foi atacada. Segundo a polícia, ele confessou a participação na agressão que acabou resultando na morte de Fabiane. O homem foi reconhecido após as imagens do linchamento terem sido entregues à polícia. Outras duas pessoas foram levadas à delegacia. Segundo a polícia, elas testemunharam os fatos, conheciam a vítima e o homem que foi preso.

Barbosa foi encaminhado para a Delegacia Sede de Guarujá no início da noite, depois que sua prisão temporária foi decretada. Ele alegou que tem filhos e que participou da ação por acreditar que as acusações à vítima, de que sequestrava crianças para rituais de magia negra, eram verdadeiras. 'Aconteceu e aconteceu. Não posso fazer mais nada', disse ele.

De acordo com o delegado, Barbosa é o principal suspeito do crime, já que teria sido ele quem acertou a cabeça de Fabiane com um pedaço de madeira. "Dá a impressão que aquilo piorou a situação dela, o que contribuiu e reforçou que seja ele o principal autor desse homicídio", afirma.



O delegado diz que, após a morte de Fabiane, começaram a ser veiculadas na internet e na mídia várias imagens, já que havia cerca de 200 pessoas no local. "Hoje veio a informação do indivíduo que teria dado uma paulada na vítima, que aparece mais em destaque. Tínhamos o endereço dele, os policiais do 1º Distrito Policial de Guarujá, coordenados pelo delegado Lara, foram ao local, prenderam o indivíduo e o conduziram à delegacia. Ele prontamente confessou a sua participação. Também foram localizadas duas testemunhas que estavam com o Valmir. Elas confirmaram essa versão. Uma delas tirou Valmir do local. Essa pessoa foi ouvida", explica.
  •  
GNews - Mulher espancada em SP (Foto: globonews) 
Mulher foi espancada e morta em Guarujá, SP


Segundo o delegado, outras cinco pessoas aparecem em algumas imagens e a polícia depende da identificação e do endereço desses suspeitos para encontrá-los. "A população está colaborando, estão informando, viram que cometeram um absurdo, uma barbaridade. Até mesmo as pessoas que estavam no local aplaudindo, concordando, gritando, depois viram a realidade, viram que tinham cometido uma injustiça e estão colaborando conosco", diz.

Como havia muitas pessoas no local, Rossi explica que algumas não serão identificadas. "Alguém vai sair sem ser punido, sem ser identificado nesse caso. Todos que, de alguma forma, participaram, deveriam respondem por crime de homicídio, mas sabemos que alguém vai deixar de ser responsabilizado", lamenta. Ele afirma ainda que a polícia tem a obrigação de identificar os suspeitos, mas também há o cuidado de não cometer injustiças.


Familiares e amigos carregaram caixão de mulher espancada (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1) 
Familiares e amigos carregaram caixão de mulher
espancada 
Enterro

Centenas de pessoas acompanharam, na manhã desta terça-feira, o enterro de Fabiane, que deixa marido e dois filhos, um de 12 anos e outro de 1 ano. A cerimônia reuniu familiares e amigos que não se conformam com a crueldade do crime.

O enterro foi realizado no cemitério Jardim da Paz, no bairro Morrinhos. O marido de Fabiane, Jaílson Alves das Neves, disse que não sente ódio dos suspeitos. “Para mim a ficha não caiu. Apesar da brutalidade, não guardo ódio, não guardo esse sentimento ruim no coração. Espero que não aconteça com mais famílias. Essas pessoas que agrediram ela e as que assistiram e não tiveram a coragem de salvar uma pessoa inocente não deram nem tempo de defesa para minha esposa. Quero que eles reflitam e que isso não aconteça nunca com a família deles”, explica.

Familiares estenderam faixas em protesto por morte de mulher espancada (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1) 
Familiares estenderam faixas em protesto por
morte de mulher 
Protesto

Após o enterro de Fabiane Maria de Jesus, dezenas de amigos e familiares realizaram uma passeata no bairro Morrinhos. A população não quer que a imagem do local fique manchada por causa do crime brutal.

Maria José Dias era amiga da vitima há 25 anos e foi a última a ver Fabiane ainda com vida. “Ela foi buscar uma bíblia que tinha esquecido na igreja. Tinha pedido para que eu não esquecesse de rezar por ela. Ela estava bonita no sábado, tinha acabado de cortar e pintar o cabelo. Ela se despediu e disse que ia ao médico. A Fabiane nunca fez mal a ninguém. Tiraram o direito de uma bebê crescer ao lado da mãe. Isso não se faz. Essas pessoas chutaram uma mãe indefesa”, afirma.
Os manifestantes levaram faixas e cartazes com pedidos de justiça. “Minha maior revolta é que eles fizeram com que a imagem do meu bairro fosse destruída. Eles acabaram com a imagem das pessoas que moram aqui e que são honestas e de bem”, explica.


Internautas criticaram administrador de página Guarujá Alerta (Foto: Reprodução / Facebook) 
Internautas criticaram administrador de página
Guarujá Alerta 
Revolta de internautas

Dezenas de usuários da rede social criticaram duramente o administrador da página e um deles chegou a dizer que a página seria tão culpada quanto os agressores.

Em uma postagem feita no fim da tarde de segunda-feira, o dono da página afirma que está colaborando com as investigações e que não irá se pronunciar a respeito do caso para não atrapalhar o trabalho da polícia. Em alguns comentários, os usuários condenaram a publicação do retrato falado, mesmo sabendo que se tratava apenas de um boato.

De acordo com o delegado Luiz Ricardo Lara, que está à frente do caso, ainda é cedo para apontar a responsabilidade do administrador da página Guarujá Alerta. “Caso, durante a instrução do inquérito policial, seja vislumbrado que, de alguma forma, ele colaborou com o crime, na medida em que propalou esses boatos, enfim, que praticou uma infração penal, ele será responsabilizado por aquele ato”, afirma.

Retrato falado foi divulgado em 2012 (Foto: Divulgação / Polícia Civil)Retrato falado foi divulgado em 2012


Confusão

De acordo com o inquérito, o retrato falado atribuído a Fabiane havia sido feito por policiais do Rio de Janeiro, da 21ª DP (Bonsucesso), em agosto de 2012. Na ocasião, uma mulher foi acusada de tentar roubar um bebê do colo da mãe em uma rua de Ramos, na Zona Norte da cidade.
Imagens de câmeras de segurança divulgadas na época mostraram uma mulher passando com a filha de 15 dias no colo e sendo seguida pela suspeita. A vítima estava levando o bebê para fazer o teste do pezinho em um posto de saúde. Ao sair da unidade, foi surpreendida pela mulher.

 COMENTARIOS

  • J Campos

    Olha a cara de coitado que ele faz. Já repararam que todos os marginais brasileiros são assim? Fazem as maiores atrocidades e quando preços fazem essa carinha de pobres coitados.
  • Aparecido Timpano

    agora vao la botar fogo na casa dos linchadores
  • Mário Sociólogo

    Porque que até agora não prenderam os populares que espancaram até a morte o negro suspeito de estrupo??? porque os policiais que arrastaram a mulher negra no seu veículo há quase 100 metros, não foram presos e nem julgados? só porque eram negros?? crimes contra homens e mulheres negros não comovem o povo? afim de obrigar as autoridades a agir? ESSA MULHER ESPANCADA ATÉ A MORTE COMOVEU O MUNDO INTEIRO SÓ PORQUE ERA QUASE BRANCA? OBS: Não sou negro e nem branco e nem nada, sou apenas da raça humana... Sou aquele que quer a qualquer custo um Brasil sem violência.
  • Claudio Cruz

    TEM QUE PEGAR O FILME OU FILMES E A DEDO CAPTURAR UM A UM PARA DAR EXEMPLO ,, SENDO UM EXEMPLO PARA QUE NUNCA MAIS SE REPITA ,, NAUM DEVEM PERDOAR NEM CCRIANÇAS ,, PORQUE NO ALGE TODOS FOMENTAVAM E GRITAVAM APOIANDO ,, TODOS ,,,MAS TODOS EM CANA ,, E É O MINIMO ,,,PARA MIM DEVERIAM SER FUZILADOS PELA COVARDIA,,
  • Pedro Lisbão

    Indira Gandhi é pouco. Este "povo" ESTÚPIDO e FAVELADO deveria sofrer esterilização em massa. Não possuem condição moral, intelectual e financeira para ter filhos mas procriam como RATOS. Entopem o Brasil de dementes desocupados que só lesam a pátria. Cambada de LIXO. LÓGICO que nem todos na favela são assim, apenas 90%.
  • Leandro Fernandes

    Se tiver Hackers aí, manda o site dos Assassinos Alertas (Guarujá Alerta) para o lugar que ele merece juntamente com seus idealizadores.
  • Pedro Ferreira

    Há muitos anos li que o Brasil seria a Pátria do Evangelho, aquele blá blá blá todo de Terceiro Milênio. Quem sabe no Quarto Milênio... Por enquanto o Brasil continua com o título de purgatório.
  • Daniel Tupinambá

    Sheherazade, faça um favor ao Brasil: SUMA DO MUNDO!!!!!!!!!!
  • Gardena

    Não precisava fazer isso seu madruga !!
  • Caminhe Verdade

    Como no Brasil a lei é a favor dos bandidos, eles vão presos e já já serão soltos... Uma vida tirada cruelmente precisa ter um castigo a altura. O minimo era prisão perpétua, mas como aqui andamos para lugar algum...
  • Alexandre Gaya

    Este é o legado do BOLSA FAMÍLIA,enquanto a classe média trabalha para sustentar esses assassinos com bolsas...eles tem todo tempo do mundo para fazer o mal!!
  • Marcos Silva 

    Tem que dar uma marretada na cabeça dele agora, cara sem coração.
  • Lucio Santos

    Lei Bryan (o menino boliviano) nele.
  • Vick São

    Justiça com as próprias mãos praticada por um bando de trogloditas ignorantes, dá nisso mesmo. Esse povinho tem cabeça de minhoca e nenhuma capacidade pra coisa alguma. Lamentável.....
  • Leandro Fernandes

    Olha a mentalidade do povo atrasado: VOU BATER, TODO MUNDO TA BATENDO, DESSE SER BRUXA MESMO... Aff onde vamos parar com tudo isso, só mudanças sérias e de verdade nas leis do nosso país pode mudar tudo isso. A CORDA BRASIL!
  • Samuel Oliveira

    A mesma culpa que os agressores tem ,o dono da página tem em dobro,a partir do momento que você cria uma página numa rede social acusado alguém,você tem de deixar primeiro que a policia faça a divulgação, que essa pessoa que criou essa página seja punida severamente também..
  • Marco Pereira

    Daqui a pouco o Felipão vai divulgar a lista dos convocados aí ninguém vai lembrar mais da Fabiane, nem do garoto Assassinado, nem do pai de família que estava trabalhando e mataram, nem de ninguém .... só vai se falar de Neymar e etc.
  • Sergio Andrade

    Pode fazer sim, entrega o resto da bandidagem !!
  • Leandro Fernandes

    Povo sem cultura, atrasado. Como pode julgar sem dá o direito de defesa, são Juízes? Que sofram as consequências. Mas já estou vendo a lei precária que temos simplesmente soltando esses Assassinos! O Brasil precisa urgentemente de novas leis. REFORMAS URGENTE!
  • Marcelo Pardin

    Esses são os eleitores da Dilma e a ralé do PT: gente ignorante, dependentes de bolsa família e desocupados. Mais uma vítima do sistema.
    Imagem do usuário
  • Gringo Matanza

    Seu Covarde Macaco filho de uma égua
  • Marcus Monteforte

    Era tudo muito simples bastava obsercar um ensinamento de Jesus quando salvou Maria Madalena de um ato semelhante..nunca mas nunca mesmo um cristão deve sujar suas mãos com o sangue um inocente...
  • Leandro

    Se este homem estivesse cuidando da propria vida e não 24 horas na internet...
  • Leandro Fernandes

    Assassino...
  • Alexandre Gaya

    Agora chama a hipócrita Regina Casé,pra santificar este traste no esquenta!!

Nenhum comentário: