quarta-feira, 7 de maio de 2014

HILARIO 2. "Não são gastos públicos que estão pressionando a inflação", diz Mantega. "A culpa é do tomate", diz população.

  06/05/2014 23h58


Economia do governo, superávit, em 2013 foi a menor desde 2009.


Ministro da Fazenda disse que redução de gastos seria 'paz de cemitério'.



Do G1, em São Paulo



"Não são os gastos públicos que estão pressionando a inflação", disse o ministro da Fazenda Guido Mantega nesta terça-feira (6). Para o ministro, são as pressões nos preços dos alimentos e das commodities, influenciadas por fatores internacionais e climáticos, que estão gerando aumento de preços.

Mantega destacou que o governo tem poupado e feito economia para pagar os juros da dívida – o superávit primário –, em todos os anos, com destaque para 2008. Ele não mencionou que o resultado de 2013 foi o menor desde 2009 - quando foi registrado um superávit primário de R$ 39,43 bilhões (1,2% do PIB).

O ministro se mostrou contrário a fazer uma economia maior de gastos, que chamou de "paz de cemitério", por considerar que devasta o país. Por outro lado, disse que "é claro que se você gasta menos, pressiona menos a inflação".

O ministro não vê contradição entre o volume de gastos do governo – que estimula a inflação – e o aumento de juros por parte do Banco Cenral – para frear a alta dos preços. Desde abril do ano passado, a autoridade monetária elevou a Selic de 7,25% para 11% ao ano. "Temos apoiado o BC na sua política monetária porque o mal maior na economia é a inflação. Então, se é preciso tomar uma medida que pode prejudicar um pouco o crescimento, tomamos porque vai ajudar no crescimento depois", disse.

Ele defendeu que a política expansionista em gastos do governo, que estimulou o investimento e o emprego, ao contrário do que foi feito nos países europeus com as políticas de austeridade e redução de gastos. "O Brasil se saiu muito bem (na crise) porque optamos por fazer política anticíclica (de aumento de gastos em períodos difíceis) e com essas medidas nos recuperamos rapidamente", disse.

Mantega em entrevista à TV Brasil. (Foto: Reprodução) 
Mantega em entrevista à TV Brasil.
O ministro assumiu que o governo "forçou um pouco a barra" para fechar as contas de 2012 e atingir a meta de superávit, quando usou verbas do fundo soberano, no que foi chamado de contabilidade criativa. "Em 2012, tivemos de fazer um grande esforço para chegar à meta, tivemos que cortar gastos, fazer uma ginástica", afirmou. No entanto disse que, a partir de então, evita qualquer forma de cálculo "que possa parecer errada, mesmo que não seja".

Para alcançar a meta de economia naquele ano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comprou ações da Petrobras que estavam no Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização (FFIE), que concentra as aplicações do fundo soberano brasileiro - formado com a "sobra" do superávit primário de 2008 - e as repassou ao Tesouro Nacional.

Inflação

Mantega voltou a dizer que os preços estão caindo e que a alta dos alimentos é sazonal e haverá redução dos preços. Além da pressão de preços commodities e alimentares, o ministro citou a desvalorização do real como outro motivo de aumento de inflação.


Considerado a "inflação oficial" do país, por ser usado como base para as metas do governo federal, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 0,92% em março – a maior taxa para o mês desde 2003, quando o indicador estava em 1,23%.

O ministro disse ainda que gostaria de trabalhar com uma meta de inflação mais baixa que a atual – que é de 4,5% podendo ser até 2 pontos percentuais maior –, mas "ainda não reunimos as condições para isso". "Vamos ser realistas, vamos trabalhar com o que vem acontecendo nos últimos anos", disse ele apontando as pressões nos preços de alimentos e a desvalorização do real em relação ao dólar.

Questionado sobre as razões de o crescimento do país estar baixo, Mantega disse que o "PIB reflete a crise da economia internacional", que parecia ter sido superada, mas ainda não foi. Ele disse ainda que a indústria no país foi mais impactada pela crise que o setor de commodities, por conta da redução do mercado consumidor de produtos industrializados.

Emprego

O ministro destacou que a inflação tem ficado no centro da meta, o que mostra que a política econômica está no caminho certo. "Tem gente que acha que o pleno emprego, o baixo desemprego pode causar a inflação, o que significa que o trabalhador tem de ganhar mal. Então quando ganha bem, causa uma pressão na inflação, mas nós não comungamos essa tese", afirmou.

Mantega deu entrevista à TV Brasil na noite desta terça. O programa destacou que o ministro está há oito anos no cargo, sendo o que mais tempo ficou no cargo.

COMENTARIOS:
  • Athos Martello


    "Não são os ESPETACULARES DESVIOS BILIONÁRIOS E CONSTANTES DO DINHEIRO PÚBLICO QUE SUSTENTAM A OBESIDADE MÓRBIDA DA INOPERANTE MÁQUINA ADMINISTRATIVA......a culpa é o preço do tomate !"...Me convenceu !!

  • Fio Navalha

    Quem acompanha os números não ignora: O Brasil tem a inflação anual mais baixa da sua história. Esses alardes são para quem gosta de sensacionalismo. O Brasil tem problemas econômicos estruturais que passam primordialmente pela política. Isso sim deveríamos discutir como consertar.
  • José Souza

    Meu, não acredito que esse cara ficou todo esse tempo em um dos cargos mais importantes da nossa nação. Isso é uma piada!! No Brasil técnico ruim de futebol não fica mais que 5 jogos no comando, mas ministro péssimo fica anos. Onde está nossas prioridades??
  • Marcelo Freitas

    Petralha, Pilantra, Picareta, Petista é tudo a mesma coisa...
  • Thysleithousand

    E o bolsa Smartphone?
  • José Claudio

    Mas a incompetência administrativa do governo gera inflação. É o caso da falta de planejamento na geração de energia elétrica. Na crise desse ano, foi necessário o uso de termoelétricas movidas a óleo combustível (com custo altíssimo) para a geração de energia elétrica e ano que vem, pagaremos a conta.
  • Antonio Pedro

    ESSE SENHOR,COMO TANTOS OUTROS DO ''PT'', NÃO SABEM NADA, SÃO PAGOS PRA FICAR ENROLANDO,BLÁ,BLÁ,BLÁ,SEMPRE ESTÁ TUDO BEM,TUDO CERTO, O PAÍS ESTÁ A MAIOR MARAVILHA DO MUNDO,ETC..ETC.. PRA ISSO QUE ELES SERVEM...ENGANAR,MANIPULAR,MENTIR..E AI POR DIANTE..
  • Manoel Coutinho

    Ei manteiga,basta você ver os salários dos aposentados dos funcionários públicos e do da privada já é uma enormidade de diferença e isso é uma pequena coisa que junto com outras maracutaias do estado,se isto não ajuda a crescer a inflação por favor de um aumento salarial a todos os aposentados da privada!!!!!!
  • Samuel S.andrade

    Esse português, faz jus a origem, chacota dos jornais internacionais.Voto Aécio Neves, cada dia mais!
  • John Doe

    Ele deve ser o contador do ESQUEMA, nao e possivel um indicado pelo lula ser tao ruim e ficar no cargo sem ter algo muito SUJO POR TRAS.
  • Miguel Arcanjo

    É preciso que alguém investigue a fundo se esse senhor realmente frequentou o curso de Economia, inclusive a disciplina básica "Introdução à Economia". A inflação está fora de controle e é produto direto da gastança e da corrupção do governo Dilma.
  • Joao Paulo

    E desde quando ele entende de economia? De economista é só o canudo e olhe lá se não foi comprado.
  • John Doe

    Entao ele precisa voltar pra escola pra aprender os principios basicos de economia e o impacto do investimento e gastos do estado na inflacao.ESTE CARA E UMA B//E//S//T//A QUADRADA, SO SAI ESGOTO DA BOCA DELE
  • Comentarios Parte

    O Ministro Mantega já perdeu o seu crédito de diagnósticos e prognósticos: a inflação segue persistente; a culpa não é dos alimentos, mas sim dos serviços que continuam subindo seus preços; os gastos públicos "cortados" foram apenas os valores nominais extraordinários (ou seja, aqueles que não eram gastos reais empenhados); o investimento e um plano de infraestrutura, que impactaria na redução de preços, não aconteceu. Tudo isso somado faz-nos pagar uma inflação que não necessitaria ser paga.
  • Paulo

    para o bem do Brasil, o que precisamos entender é que na eleição devemos votar na legenda de oposição, para que o maior número de deputados e senadores sejam da oposição caso esse governo se reeleja (voto de cabresto), pois votando em um determinado candidato, podemos perder nosso voto e na legenda não; essa questão de voto nulo é o que o PT quer e nós não podemos cair nessa conversa, temos que extirpar essa corja do poder, fora PT e PMDB; quem concordar com meu raciocínio divulgue para termos o maior número de divulgação possível
  • Guga Dalmolin

    bandido
  • Washington Puga

    Ele é ITALIANO NATO.
  • Angelo Bontempo

    Gasto Público é o forte do PT quase 40 ministérios(cabide de emprego)ainda falam que estamos numa democracia.
  • Washington Puga

    Quero saber quem disse para esse Cidadão de DUPLA NACIONALIDADE que ele entende de Economia. Outra coisa, qualquer problema ele foge para o outro País dele. BRASILEIROS Acordem!!!
  • Carlos Luis

    Ma veve fumando esse aí..kkkkkkkkkkk.........se liga home, pensa que tá na Suíça?
  • Filipe

    Próxima empresa a falir é a CAIXA, escreve ai.
  • Arnaldo Brandt

    IGNORANTE pra que se enganar a si proprio
  • Jefferson Sodré

    Sr. Ministro mantega, mamãe vai bem?
  • Ronaldo

    Este homem já está gagá, sua cabeça não funciona mais, sem controle dos gastos públicos o Brasil vai a falência, falta pouco, fora PT muda Brasil.
  • Observadordepirata

    Só tem gente venal nesse DESGOVERNO.

Nenhum comentário: